sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Santos: Un bel futuro a due tram di Torino!

O título desta postagem reproduz um dos comentários feitos em sites especializados sobre bondes e transportes na Itália, que comentaram com muito entusiasmo a chegada dos bondes italianos de Turim a Santos. "Um belo futuro a dois bondes de Turim".

Após eu ter publicado as postagens sobre os bondes de Turim, enviei uma mensagem ao site Tram di Torino, mencionando as fotos e os videos. Luca Giannitti, editor do site, me respondeu a mensagem com um simpático e-mail dizendo que estavam muito contentes com os bondes de Turim em Santos. Ele publicou na página http://www.tramditorino.it/voci.htm imagens do blog e até mesmo links para o video no Youtube, uma grande satisfação para todos nós, amigos dos trólebus e bondes.

ARRIVATE LA 3265 E LA 2840 A SANTOS, IN BRASILE, é uma das notícias sobre a chegada dos bondes de Turim, que incluiu os links das postagens anteriores do blog Muito Bem! :

Si tratta delle prime vetture tranviarie torinesi che andranno a svolgere servizio in una città estera. Qui di seguito notizie e immagini su un sito web brasiliano:
http://pechini.blogspot.com/2009/02/bonde-italiano-em-exposicao-na-praca.html e http://pechini.blogspot.com/2009/02/santos-chegaram-os-bondes-de-turim.html


No site Mobilità Torino, também destacam a chegada dos bondes de Turim à Santos, com imagens dos bondes saindo da Itália e o bonde em exposição na Praça Mauá.

Reprodução Mobilita Torino
Torino e Santos, estamos todos de parabéns!

PARTICIPE DA COMUNIDADE DO ORKUT*
AMIGOS DOS TRÓLEBUS E BONDES Clique aqui (ou na figura abaixo)
e vamos trocar informações sobre os trólebus e bondes de Santos, do Brasil e do Mundo.
(*é necessário ter conta no Orkut)

O Bonde na Caixinha


O legal de se ter um hobby ou gostar de algum assunto é que os amigos, quando encontram algo relacionado com o tema, nos presenteam com lembranças bem especiais. Já ganhei camiseta, imã de geladeira, entre outras pequenas lembranças do Bonde de Santos.
Foto de Emilio PechiniHoje ganhei mais um presente: uma caixinha multi-uso cuja tampa vem com uma imagem do bonde de Santos pintada a mão. Aproveitei e já depositei uma outra pequena lembrança: um bottom do bondinho de Campos do Jordão.
O bonde desde o início do século XX já estampava os cartões postais de Santos. É comum ver imagens antigas que foram preservadas graças a cartões que foram enviados pelo mundo afora, e hoje nos contam, através de imagens, a história da cidade.

Com a criação do bonde turístico do centro histórico, surgiu uma nova fonte de criatividade, como miniaturas, camisetas, postais, broches, e diversas lembrancinhas que o turista e mesmo o santista gosta de ter e colecionar.


A tampa da caixinha, pintada à mão com imagem do bonde de Santos.

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Bonde Italiano em Exposição na Praça Mauá

Um dos bondes doados pela cidade de Turim, na Itália, à cidade de Santos está em exposição na Praça Mauá, no centro de Santos. O bonde, de prefixo 3265 da frota da GTT (Gruppo Torinese Trasporti) chamou a atenção dos turistas e visitantes da linha existente de bondes do centro de Santos.


A faixa em italiano "Un Regalo della cittá italiana di Torino al popolo di Santos".


O bonde, visto do alto da Prefeitura de Santos na Praça Mauá, com a faixa em português.


O interior do bonde visto do lado de fora, e o número da linha, 92.


A sinalização do bonde "Abbonar".


A frente do bonde.

Bonde italiano de Turim, de prefixo 3265, fabricado pela Fiat - Foto de Emilio Pechini
O bonde foi fabricado pela Fiat, e tem o prefixo 3265.

O outro bonde que veio da Itália, um duplo-articulado, está no Pátio da empresa Rodrimar e deverá ser transportado para restauro na CET.

Já o bonde das fotos acima, que está exposto na Praça Mauá poderá ser visto neste local até quarta-feira (25/02/2009). Na madrugada de quinta-feira será transportado para as dependências da oficina de bonde, na antiga CSTC (atual CET).

Veja um video com imagens do bonde italiano na Praça Mauá:


Aproveitando a manhã de Domingo, algumas fotos do bonde que estava em operação: o bonde aberto, com reboque.

Bonde aberto com reboque na Praça Mauá. Foto de Emilio Pechini em 22/02/2009
Bonde do Sistema Histórico e Turístico da Cidade de Santos, na Praça Mauá.

Foto de Emilio Pechini - 22/02/2009

Bonde reboque na praça Mauá. Foto de Emilio Pechini em 22/02/2009
O bonde reboque, atrelado ao bonde aberto em dias de maior movimento. Este reboque é remanescente do sistema de bondes ainda na época da tração animal.

Perto dali, na Praça Barão do Rio Branco, obras da ampliação do sistema de bondes com instalação de trilhos próximo à Igreja do Carmo. Nas escavações foram descobertas ossadas humanas, que podem ser do início do século XX.

Trilhos no centro de Santos. Foto de Emilio Pechini em 22/02/2009
Detalhe do trilho com nova curvatura para os bondes de maior porte e articulados poderem circular.

Trilhos em frente à Igreja do Carmos foram refeitos. Foto de Emilio Pechini, em 22/02/2009 - Santos - SP
Trilhos em frente à Igreja do Carmo que foram refeitos.

TAGS: TRAM TRANVIA TORINESE TORINO ITALIANI ITALY TRAMWAY TRAMS TORINESI TURIN STRASSENBAHN

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Santos: Chegaram os Bondes de Turim

Bondes de Turim no Páteo da Rodrimar - Santos - SP - Foto: Francisco Arrais Diário Oficial de Santos Uma cena inusitada ontem (19/02/2009) no Terminal portuário da empresa Rodrimar: foram desembarcados bondes de cor laranja, doados pela cidade de Turim à cidade de Santos.

Eles farão parte do trajeto histórico e turístico de bondes que atualmente já está em funcionamento em Santos com um trecho de 1,7km e que está sendo ampliado e passará por mais pontos históricos do centro, tendo seu percurso aumentado para 5km.

Um dos bondes italianos - um duplo-articulado - será utilizado como bonde-restaurante, função que este bonde exerceu em Turim até meados de 2008 quando foi oficializada a doação. Os bondes foram fabricados nas décadas de 1930 e 1940.

O transporte dos bondes para Santos foi possibilitado pela Rodrimar, que providenciou o transporte terrestre e a liberação alfandegária, e a empresa MSC, que trouxe os bondes em um de seus navios. A doação foi através da empresa italiana GTT (Gruppo Torinese Trasporti).

A solenidade contou com a presença de alunos da Escola Municipal José Carlos de Azevedo Júnior além de autoridades e também integrantes da comunidade italiana de Santos, a qual poderá ter uma excelente lembrança da Itália em Santos.

Os bondes estampavam faixas sobre a doação e em uma delas, em italiano, estava escrito:

UN REGALO DELLA CITTÁ ITALIANA DE TORINO AL POPOLO DE SANTOS"
(Um presente da cidade italiana de Turim ao povo de Santos)

Grazie! Muito Obrigado!

(COM INFORMAÇÕES E FOTO DO DIÁRIO OFICIAL DE SANTOS, EDIÇÃO DE 20/02/2009)

TAGS: TRAM TRANVIA TORINESE TORINO ITALIANI ITALY TRAMWAY TRAMS TORINESI TURIN STRASSENBAHN

Audiência da TV de Antigamente

Folheando arquivos do Cidade de Santos - jornal que circulou na cidade entre 1967 e 1987, e que pertencia a Empresa Folha da Manhã - achei interessante constatar que durante várias semanas de 1970 foram publicados diariamente boletins de audiência do Ibope. Claro que a metodologia da medição de audiência da TV hoje em dia é diferente das pesquisas em 1970, além do universo pesquisado ser bem maior, mas vale a curiosidade, especialmente quando observamos que não havia uma emissora líder absoluta, em audiência e sim, programas líderes em audiência, os quais eram quase todos da Tupi, Globo, Excelsior e Record.

Os jornais pesquisados são do acervo da Hemeroteca Municipal de Santos.

Antes é importante destacar que no início do mês de Janeiro de 1970 estavam no ar as seguintes emissoras de televisão em São Paulo-SP:

- TV Cultura, canal 2 que havia sido reinaugurada poucos meses antes, em 15 de Junho de 1969, com programas educativos.
- TV Tupi, canal 4, que tinha os programas de maior audiência com novelas como Nino, O Italianinho;
- TV Globo, canal 5, que também tinha programas e telenovelas que disputavam a audiência com a TV Tupi
- TV Record, canal 7, com séries como A Feiticeira, Os Três Patetas e o humorístico Praça da Alegria e o programa Moacir Franco Show, líderes em audiência]
- TV Excelsior, canal 9, com telenovelas e séries, que também disputava a liderança com a Tupi e a Globo.
- TV Bandeirantes, canal 13, com programas jornalísticos como Titulares da Notícia.

Na figura abaixo uma reprodução do jornal (edição de 04/01/1970) com as maiores audiências das emissoras na Grande São Paulo no dia 02 de Janeiro de 1970:
Jornal Cidade de Santos - acervo Hemeroteca Municipal de Santos

Note que o programa líder em audiência em 02/01/1970 foi a novela Nino, o Italianinho (da TV Tupi). Nos outros dias a novela disputava a liderança com novelas como Véu de Noiva (da Globo) e Sangue do Meu Sangue (da TV Excelsior).
O infantil Topo Gigio era um dos mais assistidos, e o Jornal Nacional, ambos da Globo já aparecia entre os programas campeões em audiência.

Já na imagem a seguir, os programas mais vistos no dia 05 de Janeiro de 1970:
Reprodução do jornal Cidade de Santos - janeiro de 1970 - acervo Hemeroteca Municipal de Santos

Note o líder daquele dia, Dia D, da Record, com Cidinha Campos. Veja também o programa de Dercy Gonçalves, Dercy de Verdade, um dos mais assistidos da noite e era exibido pela TV Globo.

A Feiticeira
, Os Três Patetas ficaram também entre os mais cotados.

Ainda na imagem acima, no quadro inferior, os líderes de audiência do Domingo, 4 de Janeiro de 1970, entre 22 e 24 horas foram:

1. HEBE CAMARGO (TV RECORD)
2. ESTÚDIO 9 (TV EXCELSIOR)
3. CAMPEÕES DE BILHETERIA (TV GLOBO)
4. AMARAL NETO REPÓRTER (TV GLOBO)
5. TELE TEATRO EXCELSIOR (TV EXCELSIOR).

Veja a programação das emissoras de São Paulo de Segunda-feira, dia 06 de Janeiro de 1970:

CANAL 2 - TV CULTURA
20:00 CURSO DE MADUREZA GINASIAL
20:40 FILME
21:00 CLUBE DE CINEMA
21:30 PERSPECTIVA
22:30 SÉCULO XX

CANAL 4 - TV TUPI
16:00 LONGA METRAGEM
18:00 OS BRASINHAS
18:30 ENQUANTO HOUVER ESTRELAS
19:00 NINO O ITALIANINHO
19:45 ULTRA NOTÍCIAS
20:00 SUPER PLÁ
20:50 CONFISSÕES DE PENÉLOPE
21:00 NENHUM HOMEM É DEUS
21:30 ALÉM DA IMAGINAÇÃO
22:35 FILME
23:20 DIÁRIO DE S.PAULO NA TV
23:30 LONGA METRAGEM

CANAL 5 - TV GLOBO
18:55 O GLOBO EM DOIS MINUTOS
19:00 A PONTE DOS SUSPIROS
19:25 O GLOBO EM DOIS MINUTOS
19:30 A CABANA DO PAI TOMÁS
19:55 O GLOBO EM DOIS MINUTOS
20:00 VÉU DE NOIVA
20:25 O GLOBO EM DOIS MINUTOS
20:30 CAMPEÕES DE BILHETERIA
23:30 JORNAL DA GLOBO
24:00 SESSÃO DA MEIA-NOITE

CANAL 7 - TV RECORD
16:55 MAPPIN MOVIETONE
17:00 SESSÃO ZIP-ZAG
18:50 MAPPIN MOVIETONE
19:00 ALGEMAS DE OURO
19:50 MAPPIN MOVIETONE
20:00 PRAÇA DA ALEGRIA
22:00 MAPPIN MOVIETONE
22:15 ALIANÇA PARA O SUCESSO
24:00 LONGA METRAGEM

CANAL 9 - TV EXCELSIOR
13:00 TEVELINO SABE TUDO
13:30 ESTA É QUENTA
14:00 A PEQUENA ÓRFÃ (reprise)
15:00 SESSÃO MULHER
16:00 PETISTIL ESPACIAL
18:30 NOVELA
19:00 A MENINA DO VELEIRO AZUL
20:00 SANGUE DO MEU SANGUE
20:30 DEZ VIDAS
21:00 ALMAS DE AÇO
22:00 O AGENTE DA UNCLE
23:00 MAVERICK

CANAL 13 - TV BANDEIRANTES
12:00 A BOLA ESTÁ NA MESA
12:30 CAMARA ABERTA
13:00 UM DISQUE JÓQUEI POR DIA (RUBENS GREIFFO)
14:00 SHOWS INTERNACIONAIS
16:30 SESSÃO TIC-TAC (Filmes e Desenhos)
18:00 FRUCO NO ESPAÇO
19:00 FILME DE AVENTURAS
19:30 TITULARES DA NOTÍCIA
20:00 TELEFONE PEDINDO BIS
21:00 ERA PRECISO VOLTAR
22:00 A CALDEIRA DO DIABO
22:50 TITULARES DA NOTÍCIA
22:55 CAMARA NO ASFALTO
24:00 OS INTOCÁVEIS

Note que a maioria das emissoras iniciava a sua programação no fim de tarde e começo da noite em 1970.
Semanas depois aconteceu a inaguração da TV Gazeta, canal 11, no dia 25 de Janeiro de 1970.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Downhill Urbano no Monte Serrat em Santos

Neste Sábado (14) e Domingo (15/02/2009), à partir das 8:30 da Manhã acontece mais uma edição do Downhil Urbano no Monte Serrat em Santos. Atletas vão descer as escadarias do morro de Santos sobre duas rodas!
Veja um video (de 2004):



Veja mais fotos e vídeos de esportes >>

Aqui um clipe com diversas descidas em 2008:

Veja mais fotos e vídeos de esportes >>



Leia o informativo da Prefeitura Municipal de Santos:

Os principais atletas do país e do exterior, no masculino e feminino, participarão do evento, válido pelo ranking da Confederação Brasileira de Ciclismo.

Eles terão pela frente o desafio de descer os 417 degraus da escadaria, totalizando 650 metros de percurso. Walace Miranda, segundo colocado no ranking nacional, e Luana Oliveira, líder do país, são os atuais campeões da disputa e sérios candidatos ao bi. Uma das novidades deste ano é a transmissão do evento ao vivo no projeto Verão Espetacular da Rede Globo, dentro do programa Esporte Espetacular. 

A programação oficial começará no dia 13, com o congresso técnico (obrigatório), a partir das 20h. No dia 14, as descidas livres começarão às 10h, ficando para o período das 11h às 20h as descidas cronometradas (em caso de chuva o término será às 18h) de todas as categorias. Para o dia 15, estarão reunidos os 20 melhores tempos do dia anterior no masculino, dois convidados e as cinco mais bem colocadas do feminino no dia 14. 

As semifinais do masculino começarão às 9h; às 10h, etapa final, com cinco mulheres e dez homens, ficando a grande final (com os cinco primeiros homens) para as 11h. 

As categorias em disputa são Elite, Pró, masculina e feminina, Juvenil, Júnior e Master. Mais informações no site oficial, www.downhillurbano.com.br, ou pelo telefone (13) 3028-7578. A Descida das Escadas de Santos 2009 é uma realização da Time Eventos e Liga de Ciclismo do Litoral de São Paulo, com supervisão da Confederação Brasileira de Ciclismo e Federação Paulista de Ciclismo. 

O patrocínio é de Caixa, Sabesp, Wizard e Oi, com apoio da Prefeitura Municipal de Santos, Santos e Região – Convention & Visitors Bureau, Costa da Mata Atlântica, William Woo, Mendes Hotel, Funf Sports, JP Travel, Osteria Siciliana, Graminha, Polícia Militar, CET Santos, SMMS, Treino Online Webventure, KHS, Championship e Bikers Point.

A Rede Globo vai transmitir a prova ao vivo, no Domingo, dentro do programa Esporte Espetacular.


quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

100 Anos de Bondes Elétricos em Santos

Foto arquivo pessoal de Emilio Pechini. Autoria: Franco Leone Caichiolo - Avenida Pedro Lessa em 1970No dia 28 de Abril de 1909 entrou em operação a primeira linha de bondes elétricos na Baixada Santista. A pioneira linha 2 ligava Santos a São Vicente com o trajeto incluindo a avenida Ana Costa e a Praia.

A linha 1, inaugurada um mês depois, ligava as duas cidades utilizando também bondes elétricos, porém pela região Noroeste de Santos, em cujo trajeto se destacava o Matadouro.

Antes dos elétricos, a cidade já contava com os bondes puxados "a burro", desde o início da década de 1870. Infelizmente, cem anos depois, não houve comemoração, já que justamente naquela época estava sendo definitivamente desativado o sistema de bondes de Santos. Em São Vicente, a desativação já havia ocorrido em 1966.
Foto: Jornal A TRIBUNA de Santos. PRAÇA MAUÁ. Abril de 1967Em 1971 o aumento do número de automóveis e ao mesmo tempo o sucateamento do sistema de bondes, incluindo fiação e veículos, fazia com que aos poucos os bondes saíssem de circulação, por falta de vontade política. Também o não interesse municipal de se aperfeiçoar o sistema e nem alteração de itinerários causava transtornos ao trânsito: o bonde naquela época ainda seguia na contramão em avenidas como a Pinheiro Machado (Canal 1) e Bernardino de Campos (Canal 2), e em boa parte da Avenida Pedro Lessa: nestas avenidas, os trilhos somente seguiam por uma das pistas, fazendo boa parte do trajeto contra o trânsito que cada vez mais aumentava na cidade.
FOTO: A TRIBUNA DE SANTOS. Bonde na avenida Moura RibeiroO governo municipal de então, seguindo o mau exemplo de outras regiões, passou a investir maciçamente nos ônibus à diesel. Nem mesmo o sistema de trólebus escapava às críticas da população e a falta de investimentos, porém os trólebus tiveram um pouco de mais sorte do que os bondes. Então, durante o ano de 1970 foram sendo aos poucos desativadas linhas de bondes e também os bondes deixavam de circular aos Domingos.
Em um Sábado, dia 27 de Fevereiro de 1971 circularam pela última vez as duas linhas restantes na cidade: 17 e 42. O bonde 42, adentrando já a madrugada do Domingo, dia 28/02/1971, voltava à garagem do SMTC encerrando 100 anos do serviço de bondes na cidade.

FOTO EMILIO PECHINI, SANTOS EM 2003No ano 2000 após anos de campanhas para a volta dos bondes em Santos, é inaugurado um sistema turístico e histórico, utilizando-se um bonde remanescente do antigo sistema da própria cidade de Santos.
Aos poucos, foram sendo recaracterizados outros bondes santistas e adquiridos outros bondes através de doação, como 3 veículos Portugueses, um bonde ex-Nova York e São Paulo e atualmente estão a caminho do porto de Santos dois bondes italianos, vindos da cidade de Turim, completando um total de 10 bondes que fazem parte do Museu Vivo do Bonde. Atualmente o trajeto está sendo ampliado, e os bondes que serão reformados poderão circular por um maior número de pontos históricos do centro de Santos.


COMEMORAÇÃO DOS 100 ANOS DOS BONDES ELÉTRICOS

FOTO: JORNAL A TRIBUNA DE SANTOSPara o próximo mês de Abril está sendo preparada uma Semana do Centenário dos Bondes Elétricos de Santos.
Para isso, a Fundação Arquivo e Memória de Santos (FAMS) está fazendo uma campanha de doação de material histórico como bilhetes, fotos, apitos, documentos e qualquer tipo de material relacionado com a história do bonde na Cidade.

As doações de imagens devem ser feitas, de segunda a sexta das 9 às 17 horas, no Arquivo Intermediário, Rua do Comércio n° 87. Já os documentos e objetos poderão ser entregue na sede da Fams, instalada no Outeiro de Santa Catarina, na Rua Visconde do Rio Branco, 48, Centro Histórico.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Ruth e Raquel abriram uma Poupança em 1973

As primeiras Ruth e Raquel da televisão brasileira andavam pelas areias das praias da cidade de Itanhaém, no litoral paulista. Na época, a TV Tupi era líder em audiência e com a novela Mulheres de Areia não era diferente. Tamanha popularidade rendeu a Eva Wilma o carinho e a admiração da população da Baixada Santista e de todo o Brasil, em 1973. Pessoas de todas as cidades do litoral iam assistir às gravações da novela, que também contava com Carlos Zara, Gianfrancesco Guarnieri, Cláudio Corrêa e Castro, Cleyde Yáconis, Maria Isabel de Lizandra, Antônio Fagundes e o ator santista Serafim Gonzalez, que era quem fazia as esculturas do Tonho da Lua (Guarnieiri) - o qual repetiu o feito na versão de 1993 da Rede Globo.

Reprodução jornal Cidade de Santos, 1973

Nas páginas do jornal Cidade de Santos da época da novela (1973) encontrei a propaganda acima muito bem bolada de uma Caderneta de Poupança que tinha sede em Santos, onde utilizaram as personagens da novela, com a atriz abrindo a Conta Poupança de número 25.000.

Abaixo você assiste a abertura da novela Mulheres de Areia, exibida de março de 1973 a fevereiro de 1974.