sábado, 30 de janeiro de 2010

Filmagens aéreas com aeromodelos nas praias da Baixada Santista

Muitíssimo interessantes estes vídeos de Emilio Cid no Youtube.

O autor instalou uma câmera em um aeromodelo (pequeno avião que voa por controle remoto), e as imagens são espetaculares. As trilhas dos vídeos também são excelentes.

Assista:


Este outro vídeo foi filmado na Ilha Porchat, Mirante Niemeyer e Baía de São Vicente. Repare na belíssima introdução, e boa viagem:


Veja mais vídeos na página de Emilio Cid no Youtube, clique aqui.

Veja no mapa outros vôos com aeromodelos (os vídeos estão marcados com um aviãzinho azul):

Visualizar Vôo com aeromodelo em um mapa maior

ou veja em
http://aeromodelo.co.nr/

Encontrei estes vídeos por indicação do site Hoje no Blog - Ó minha Santos! acesse aqui.

Trocando as Lâmpadas Incandescentes por Fluorescentes

O quanto equivale uma lâmpada econômica em comparação com lâmpada incandescente? A conta é fácil: uma lâmpada econômica fluorescente gasta apenas 1/4 da energia que uma lâmpada incandescente (ou de filamento) gastaria para se obter a mesma iluminação.

Grosso modo: basta multiplicar por 4 a potência (os watts) de uma lâmpada econômica para saber o quanto equivale às antigas lâmpadas comuns.

Por exemplo: uma lâmpada econômica de 15 watts equivale à uma lâmpada incandescente de 60 watts em termos de iluminação. Se você está acostumado a adquirir lâmpadas comuns incandescentes de 100 watts, basta trocar pelas lâmpadas econômicas flourescentes de 25 watts para obter a luminosidade semelhante.
Como a concessionária de energia elétrica mede justamente a potência consumida mensalmente (ou seja, quantos 'watts' você consome por mês), significa que se você trocar as suas lâmpadas comuns pelas econômicas vai economizar 75% da energia consumida para iluminação. Ou seja, sua conta de luz vai baixar, e bastante.

O problema esbarra na troca da lâmpada, ou seja, no investimento inicial: uma lâmpada comum custa, em média, cerca de 3 reais. Já uma lâmpada econômica, de 15 watts, custa cerca de 10 reais.
A vantagem é que as lâmpadas econômicas tem de 6 meses a 2 anos de garantia, de acordo com o modelo e do fabricante. Importante é marcar na própria lâmpada a data de aquisição para que possa ser observada a garantia.
As lâmpadas econômicas fluorescentes podem vir nas cores brancas ou levemente amarelas - para quem não se adapta a ter luz branca no quarto ou na sala, por exemplo. Há também as versões decorativas, ou seja, coloridas, e ainda as lâmpadas econômicas repelentes de insetos, e também, a "luz negra" na versão econômica. Além disso, há os formatos retos e espirais, e também as lâmpadas circulares.

Dica: não veja apenas o preço da lâmpada, e sim, preste atenção na potência (os watts) ao adquirir a lâmpada econômica (multiplicando por 4 para saber o quanto equivaleria se fosse uma lâmpada comum). E também observe o "corpo" da lâmpada, ou seja, geralmente a base da lâmpada econômica é maior e mais larga que as lâmpadas comuns, que talvez não se encaixe em seu lustre ou globo. Há vários fabricantes que já desenvolveram lâmpadas suficientemente pequenas (filamento e "corpo") que cabem em vários compartimentos, globos, arandelas, etc.

Vale lembrar que, como as tradicionais lâmpadas fluorescentes já conhecidas há décadas (aquelas compridas, de 20 e 40 watts), as lâmpadas econômicas flourescentes devem ter um cuidado especial na hora do descarte. seu conteúdo é altamente tóxico e prejudicial ao meio ambiente. Ou seja, não se deve simplesmente jogar no lixo comum. Informe-se sobre a coleta de lixo especial em sua cidade.

Veja mais detalhes em:
http://vivamaisverde.com.br/

Trólebus e bondes no filme 'Ladrões de Bicicleta'

Aqui um vídeo com cenas do filme "Ladrões de Bicicleta" (Ladri di Biciclette, Itália, 1948) de Vitorio de Sica  onde aparecem bondes e trólebus na Roma do final da década de 1940 (provavelmente em 1947 e 1948). A edição de cenas foi feita por Luiz de Lucca, de A Ferrovia na Rua. Assista:



(Edited scenes of trolleybus and tramways in the movie Bicycle Thieves)


Ladrões de Bicicleta foi lançado em 24 de Novembro de 1948 na Itália. Em outros países recebeu os seguintes títulos:

  • Le voleur de bicyclette - Bélgica (título em francês) / Canadá (título em francês) / França
  • Bicycle Thieves - Inglaterra e Estados Unidos
  • Biciklitolvajok - Hungria
  • Bisiklet hirsizlari - Turquia
  • Cykeltjuven - Suécia
  • Cykeltyven - Dinamarca
  • Fahrraddiebe - Alemanha
  • Fietsendief - Bélgica (título em Flamenco)
  • Kleftis podilaton - Grécia
  • Ladrón de bicicletas - Espanha
  • Ladrões de Bicicleta - Brasil
  • Ladrões de Bicicletas - Portugal
  • Ladrones de bicicletas - Argentina
  • Polkupyörävaras - Finlândia
  • The Bicycle Thief  - Estados Unidos
  • The Bicycle Thieves - Inglaterra
  • Zlodzieje rowerów - Polônia
As principais locações foram em Roma, na Itália: 
Citta Valmelaina, Montesacro, Via Salaria, Piazza Vittoria, Porta Pia Piazza, Porta Pinciana, Porta Portese, S.A.F.A. Studio, Trastevere.

Curiosidades:


- Todos os atores do filme são amadores. Vittorio de Sica decidiu não usar profissionais.

- O cartaz que Ricci está colando, como vemos na imagem ao lado é do filme Gilda (1946) com Rita Hayworth.


Veja mais no imbd

Confusão ou Bagunça Organizada?

 
Achei bem "curiosa" esta grande concentração de fios em um poste no Embaré, em Santos.

Gisele Sater lança CD amanhã em Campo Grande, Mato Grosso do Sul


A cantora Gisele Sater lança neste domingo (31) no Som da Concha, seu álbum de músicas patrocinado pelo Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul. O show será na Concha Acústica Helena Meirelles, no Parque das Nações Indígenas.

O regionalismo faz parte da carreira da cantora, que interpreta polcas, chamamés, e vários outros estilos. Entre as músicas que marcam seu trabalho, está a guarânia “Sonhos Guaranis” de Almir Sater e Paulo Simões e o chamamé “Apura te José” da compositora argentina Teresa Parodi.

O show começa às 18 horas e é gratuito.
Serviço:
Show Gisele Sater - Lançamento do CD Gisele Sater
Data:31/01/2010-Domingo
Cidade Campo Grande, MS
Local: Concha Acústica Helena Meirelles, no Parque das Nações Indígenas.
Horário: 18: horas. Entrada:Gratuita.


my space Oficial:
http://www.myspace.com/giselesater

Paz  e Bem
Feliz Ano Bom !
fonte divulgação:
blog:http://loiradobem.blogspot.com
Twitter:http://twitter.com/Loira_dobem
Comunidade de Almir Sater no Orkut
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=103658 

FONTE: DIVULGAÇÃO 

Fotos de Sábado: Travessia de Balsa Santos-Guarujá

Algumas fotos de hoje, na travessia Santos-Guarujá.

Acima, olhando para o lado de Guarujá, o Ferry Boat's Plaza, shopping center com cinemas que fica junto ao terminal de ônibus.

Navio ancorado no Porto de Santos, uma visão comum para quem atravessa a balsa.

 
Indo para o Guarujá, várias balsas operando, apesar da grande quantidade de carros, hoje não houve muito tempo de espera.

Outra balsa, à esquerda da foto acima.
 
Início da volta para Santos

 
 
Voltando para Santos

Chegada à Santos. Desembarcando da balsa podemos ir para vários bairros.
Na foto acima, à direita o início da avenida portuária Mário Covas, e um ônibus intermunicipal seguindo seu caminho. À esquerda, os prédios em construção na Ponta da Praia

A Cidade de Santos vista do alto do Morro São Bento

Praticamente desconhecido pelos turistas, mas do alto do Morro São Bento tem-se vistas muito bonitas da cidade de Santos. Infelizmente o dia chuvoso não deu fotos muito boas, mas dá para se ter noção:

 
Bananeiras e ao fundo a Ilha das Palmas

  
Subidas íngremes. Dia de Chuva.

  
Uma das diversas 'vans' que fazem o transporte coletivo no Morro São Bento. Adiante vemos o Monte Serrat, com o antigo Cassino.

  
Mais um dia chuvoso neste verão de 2010, mas tem-se uma boa vista da cidade de Santos. Em primeiro plano, o campo verde é o CT do Santos (Centro de Treinamento do Santos Futebol Clube), que fica próximo da subida do Morro São Bento (e também da subida do Morro da Nova Cintra, pelo final da rua Rangel Pestana).

  

Acima, outra foto com praticamente a mesma paisagem da foto anterior. Fotos do dia 29 de Janeiro de 2010, de manhã.

Mapa:

Exibir mapa ampliado

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Trólebus de Santos: os 6 'Mafersa' completam 22 anos em operação


Hoje os 6 trólebus fabricados pela empresa Mafersa em operação no sistema de trólebus de Santos completam mais um ano: 22 anos ininterruptos!

Os 6 trólebus entraram em operação no dia 26 de Janeiro de 1988, quando também foi inaugurada a linha 20 eletrificada. Na época ainda havia os trólebus FIAT reformados e também os trólebus Marcopolo, adquiridos no início da década de 1980. Com o tempo, a prefeitura reduziu drasticamente a frota de trólebus na cidade de Santos, mesmo sendo veículos duráveis, econômicos e hoje mais do que nunca, ecológicos, já que os trólebus, são ônibus elétricos, ou seja, de emissão zero de poluentes.

Hoje há apenas uma linha de trólebus na cidade de Santos, a linha 20, que também é operada por ônibus comuns.

RECORDANDO

Aqui dois primeiros vídeos que postei na Internet sobre os trólebus - na época o Youtube ainda era desconhecido e o Google Vídeo era uma opção de exibição de vídeos on line. Os vídeos são de 2007:

TRÓLEBUS 5304 E BONDE


TRÓLEBUS 5302 - VISTA DIANTEIRA


TRÓLEBUS 5302 - VISTA TRASEIRA


TRÓLEBUS 5302 - INÍCIO DO PERCURSO


TRÓLEBUS 5304 - AVENIDA RANGEL PESTANA



NOS 20 ANOS UM VÍDEO ESPECIAL

E aqui, uma edição especial de 20 Anos dos Trólebus Mafersa em Santos, realizado em 2008, com imagens e mapas do itinerário da linha 20:


Assim uma séries de vídeos que muitos ainda não tinham visto dos trólebus Mafersa.

Vida longa aos trólebus santistas!

Parabens, Santos: 464 anos


Hoje, 26 de Janeiro é aniversário da cidade de Santos, data que marcou a elevação da antiga Vila de Santos à categoria de cidade, ocorrida em 26 de Janeiro de 1839. Claro que a cidade tem mais anos de História do que os "apenas" 171 anos da data da Lei 122 que criou a "cidade" de Santos. Desde as primeiras décadas do início do Brasil, já existia a Vila de Santos, ou a vila do Porto de Santos, ou seja, houve primeiro o porto de Santos e junto à ele surgiu uma vila, segundo os historiadores. A data incerta da fundação da Vila de Santos acabou por se convencionar um ano provável desta fundação: 1546.
Portanto pode-se considerar que Santos hoje completa 464 anos, alguns à menos do que São Vicente (478 anos em 22 de Janeiro), e alguns à mais do que São Paulo (456 anos em 25 de Janeiro).


O povo da vila de Santos assistiu a momentos marcantes durante todos estes séculos de ocupação: o hospital de misericórdia que acolheu a tantos doentes, batalhas com os índios, invasões de piratas, o desejo de independência, o refúgio dos escravos, a morte da população pelas doenças ligadas ao solo encharcado da cidade. E também o desenvolvimento rápido graças ao porto e a exportação de café.

O lema de Santos é a Terra da Liberdade e da Fraternidade, o qual está em sua bandeira, em latim: Patriam Charitatem et Libertatem Docui ("Á Pátria, ensinei a Caridade e a Liberdade")


Parabéns à Santos e a todos os santistas no mundo inteiro!

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

TV Gazeta 40 anos


Há 40 anos atrás entrava no ar o sétimo canal de televisão da cidade de São Paulo: A TV Gazeta, da Fundação Casper Líbero, que entrou no ar em um Domingo. Na data, 25/1/1970 o extinto jornal Cidade de Santos (do grupo Folha) publicou a seguinte nota:

Televisão Gazeta entra hoje no ar

O governador Abreu Sodré estará hoje, às 20 horas, na inauguração da Televisão Gazeta, Canal 11, que entra oficialmente em funcionamento com uma programação solene, juntamente com os festejos de mais um aniversário de fundação da Cidade de São Paulo.
A partir de amanhã a TV Gazeta entrará em programação normal, com temas de atualidade, debates, jornalismo, cinema etc.
Desde o início os diretores da nova emissora de televisão se preocuparam em oferecer ao público programas atrativos, numa nova gama de comunicação, capaz de motivar aqueles que pouco assistem televisão.
Produções bem cuidadas estarão sendo transmitidas diariamente, e que prenuncia o êxito do novo veículo de comunicação de massa.
As solenidades de inauguração de hoje serão transmitidas do prédio da Fundação Casper Líbero, na avenida Paulista, 900, 5.o andar.



Atualmente a emissora, além do Canal 11 de São Paulo, transmite seu sinal no sistema de TV Digital na Grande São Paulo desde abril de 2009 no Canal 17 UHF
A Gazeta também é captada em sinal aberto em centenas de cidades, através de retransmissoras (em Santos a emissora transmite no Canal 32 UHF). Também pode ser captada em sinal aberto via satélite e também nas diversas operadoras de televisão por assinatura no Brasil, formando a Rede Gazeta de Televisão.


Parabéns, Gazeta 40 Anos!


CURIOSIDADE: A PROGRAMAÇÃO DAS EMISSORAS DE SÃO PAULO EM 25 DE JANEIRO DE 1970, DOMINGO


Veja na imagem abaixo a programação dos canais 2 (TV Cultura, então chamada TV2 Cultura), 4 (TV Tupi), 5 (TV Globo), 7 (TV Record), 9 (TV Excelsior, que meses depois iria sair do ar), 11 (TV Gazeta) e 13 (TV Bandeirantes).




Além da inauguração da TV Gazeta, vale destacar também o Programa Sílvio Santos, na TV Globo e também Hebe Camargo, na TV Record, que também exibia a série A Feiticeira, relativamente nova na época.

domingo, 24 de janeiro de 2010

Imagens raras: Ônibus e Trólebus em 1968 do acervo da TV Tupi de São Paulo

A Cinemateca Brasileira está digitalizando o acervo jornalístico da TV Tupi de São Paulo. Você pode acessar ao arquivo pelo site: http://www.cinemateca.com.br/

Um dos filmes do acervo mostra ônibus e trólebus na rua Augusta em São Paulo, em fevereiro de 1968.

O arquivo original é sem áudio, já que o filme era usado como imagens ilustrativas para a matéria lida, ao vivo, pelo apresentador do telejornal. Aqui uma edição especial deste filme:

São Paulo: 456 Anos - Passeio de Trólebus grátis é uma dica de homenagem ao aniversário da cidade




Nesta Segunda-feira, 25/01/2010 - feriado para o paulistano - e os trólebus, que são paisagem frequente da cidade há mais de 60 anos estarão presentes nesta comemoração: dois trólebus que operam no Corredor Metropolitano São Mateus – Jabaquara, sistema gerenciado pela empresa EMTU, fazem parte do passeio turístico gratuito “O Coração da Cidade da Janela de um Trólebus”, organizado pela Prefeitura de São Paulo.

Os trólebus da Concessionária Metra, operadora do Corredor, foram solicitados para o evento por conta da sua modernidade (top de linha) em relação às tecnologias ligadas ao conforto, segurança e acessibilidade, como piso baixo (low entry), bancos estofados, ar-condicionado, vidro fumê e som ambiente. Os veículos foram integralmente fabricados no Brasil.

O passeio turístico pelo centro da cidade de São Paulo contará com seis trólebus (quatro serão da frota municipal) e será realizado das 9h às 16 horas, passando por pontos considerados cartões postais daquela área: Edifício Itália, Teatro Municipal, Edifício Martinelli, Banespa e Catedral da Sé.

O trajeto terá o seguinte itinerário: Páteo do Colégio, Rua Boa Vista, Rua Líbero Badaró, Viaduto do Chá, Av. São João, Av. Ipiranga, Praça da República, Av. São Luiz, Rua Xavier de Toledo, Viaduto do Chá, Rua Líbero Badaró, Largo São Francisco, Praça da Sé, Páteo do Colégio.

A cidade de São Paulo foi pioneira no uso do trólebus no Brasil. Inaugurou sua primeira linha em abril de 1949, fazendo o percurso Aclimação - Praça João Mendes. Este veículo é totalmente limpo, de baixo ruído e confortável (sem trancos).

O evento é uma promoção da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, da SPTrans e da SPTuris, com apoio da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos - através da EMTU/Metra-, da Himalaia Transporte Ltda, da Eletropaulo, da CET, da Secretaria Municipal de Saúde, da Guarda Civil Metropolitana e da ONG Respira São Paulo.

agradecimentos: ONG Respira São Paulo e Comunidade Defesa do Trolebus no ORKUT.

sábado, 16 de janeiro de 2010

Primeiro Rock in Rio foi há 25 anos atrás

Matéria do Jornal da Globo, na Coluna de Nélson Motta da edição desta sexta-feira (15 de Janeiro de 2010) uma abordagem sobre o aniversário da primeira edição do Rock in Rio, com cenas do festival que teve a presença do Queen, Iron Maden, além dos brasileiros Barão Vermelho (com Cazuza) e tantos outras.

Assista ao vídeo:

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Vídeos do Bonde e Trólebus de Santos: Temporada 2010

Abrindo a temporada 2010 dos vídeos dos bondes e trólebus de Santos, uma curtíssima produção com imagens captadas em 12 de Janeiro de 2010. Em breve mais vídeos e fotos:

Bondes de Santos: novos caminhos

A Linha Turística de Bondes de Santos é um grande sucesso. Além de resgatar o velho amigo: o bonde, há também momentos de saudosismo pelos que conviveram com o bonde no passado, e quem não conviveu tem uma aula de História da cidade de Santos. Hoje à tarde pude fotografar dois bondes que faziam a linha turística que agora compreende um percurso bem maior do que aquele iniciado no ano 2.000.

Veja o bonde fazendo a curva vindo da Av. São Francisco e indo em direção ao Monte Serrat.



Abaixo o bonde na Bittencourt entrando na Rua Brás Cubas.

















O bonde a partir deste trecho passa a trafegar na mesma via que os trólebus.






Acima: na Praça José Bonifácio, o bonde (português, que foi doado pela cidade do Porto), em frente à Catedral de Santos vai cruzar a rua Amador Bueno.

Na Rua Brás Cubas


Aqui uma cena agora corriqueira em Santos: trólebus e bonde juntos em diversas ruas. Observe que a fiação do trólebus é independente da fiação do bonde, por isso, um pode ultrapassar o outro normalmente.

SERVIÇO:
A Linha Turística de Bondes de Santos funciona de Terça a Domingo, das 11 às 17 horas.
Os bondes partem da Praça Mauá, próximo à Prefeitura Municipal

Preço da Passagem: R$ 5,00 (Janeiro/2010) 
Veja mais detalhes no site da Prefeitura Municipal de Santos: http://www.santos.sp.gov.br/

Fotos da praia de Santos: Nuvens em 11/01/2010

Santos e Baixada tem tido ultimamente uma fase de noites com trovôes e relâmpagos. Antes, porém, nas tardes a natureza nos reserva belas cenas na combinação de Sol e Nuvens:


 

 

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Baixada Santista ganha um novo telejornal noturno: TVB Notícias às 7 da Noite


Os telespectadores de Santos e da região metropolitana da Baixada Santista ganharão mais uma opção de telejornal regional no período noturno: dia 11 de Janeiro estreia o TVB Notícias às 7 da noite. Antes o noticiário era apresentado à uma da tarde..

A afiliada do SBT no litoral está com as chamadas no ar sobre a nova atração da emissora.
Sucesso!

5 EMISSORAS

Com a estreia do TVB Notícias às 7 da noite, o telespectador da Baixada Santista agora tem mais uma opção para o jornalismo regional, entre as 19 e 20 horas,  5 telejornais regionais, todos eles transmitidos ao vivo em cinco emissoras diferentes:

  • TV TRIBUNA (afiliada à Rede Globo): Jornal da Tribuna 2a. Edição
  • SANTA CECÍLIA TV (educativa): Caderno Regional 
  • REDE VTV (afiliada à RedeTV!): Jornal da Rede VTV
  • RECORD LITORAL (emissora da Rede Record): SP Record (Edição Litoral)
  • TVB (afiliada ao SBT): TVB Notícias
Das emissoras regionais, apenas a TV UniSantos (afiliada à Rede Cultura) e  a TV Ilha do Sol (afiliada ao Canal Futura) não transmitem telejornais regionais. A Band, que na Baixada Santista transmite programação regional através das retransmissoras, também não conta com um telejornal regional.


A TVB Litoral foi inaugurada em 1992, então chamada TV Brasil, e é co-irmã da TVB Campinas, as quais fazem parte do mesmo grupo de comunicação que também conta com emissoras de rádio e jornais impressos. A programação regional da TVB Litoral inclui programas esportivos, noticiários, debates, vendas no varejo e entrevistas, musicais e de variedades, além de transmitir a programação nacional do SBT.
A TVB Litoral transmite seu sinal no canal 12 VHF, com retransmissoras em 7 cidades da Baixada Santista. Em Março de 2009 recebeu a autorização do Ministro Hélio Costa para transmitir sua programação em TV Digital, para Santos e São Vicente no canal 23 UHF, ainda em implantação. 
Recentemente lançou seu novo site, acesse www.tvb.com.br

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

As novas tomadas e plugues elétricos do Brasil

Já está em vigor a fabricação dos novos plugues elétricos e tomadas elétricas no Brasil, segundo a norma da ABNT NBR14136 (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Basicamente para o dia-a-dia dos consumidores não vai haver grandes mudanças, com relação às tomadas e plugues com "dois pinos". Mas os novos equipamentos que possuem o terceiro pino (o terra) já estão vindo com uma configuração diferente da encontrada anteriormente.

Além desta configuração que víamos em equipamentos de informática, e também os de alta potência como ar condicionados transformaram-se em apenas um formato:




Mas, atenção: existem dois tipos desta nova tomada:  
um para equipamentos eletrônicos como computadores, televisores, com corrente de até 10A (10 Ampères). E existe um outro tipo, com orifícios maiores para equipamentos como máquinas de lavar roupa, ar condicionado, secadoras de roupa, etc, cuja corrente é de 20A (20 Ampères):



Os plugues destes equipamentos de maior corrente também são mais grossos, portanto: não se encaixam em uma tomada de 10A.


Então, a solução é de trocar as tomadas, hoje encontradas nas versões de 10A e 20A, portanto devem ser escolhidas de acordo com o equipamento que você vai conectar àquela tomada.

Consulte um eletricista habilitado para a troca das tomadas elétricas em sua casa.

Veja no site da Siemens mais informações sobre a nova norma:
http://www.siemens.com.br/templates/v2/templates/TemplateD.Aspx?channel=7425