No Brasil, de imediato foi eliminado o uso do trema, entre outras mudanças. Em Portugal, as mudanças também vem sendo adotadas, como a eliminação das consoantes não pronuncidas: adoptar virou adotar, directo virou direto. Pelo menos é um dos diversos ítens previstos no acordo.
Por outro lado, em Portugal a ideia também é tirar o "C" de "retrospectiva", o que no Brasil soaria estranho, já que na língua falada nas terras brasileiras o "C" de "retrospeCtiva" é pronunciado, o que não justificaria a mudança. Assim como perspectiva, entre outras palavras semelhanças.
Em Portugal, no último sábado (12.03.2011) me deparei com um "DIRETO", sem o uso habitual do "DIRECTO" com o "C" (No Brasil, as emissoras de televisão preferem o uso do "AO VIVO").
Capturei com a câmera do celular as imagens da RTP Internacional, que transmitia um jogo de futebol:
![]() |
Imagem fotografada da RTP Internacional, em 12 de março de 2011: DIRETO e não mais DIRECTO |
Até poucos dias antes, ainda não tinha reparado nessa diferença. Acredito que a nova grafia tenha sido adotada nesta semana mesmo.
Há mais de um ano, a RTP, que é um grupo de comunicações estatal português e que envolve emissoras de televisão e rádio em Portugal e na África, anunciou que iria implementar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.
Com a adoção há uma maior unificação da língua nos países que falam o Português. A distância geográfica entre Portugal e Brasil, por exemplo, vem também provocando há muito tempo uma distância na língua falada e escrita nesses dois países. Atualmente há em manuais de instrução multi-língue que identificam separadamente o Português Europeu e o Português do Brasil. Ou ainda fala-se muito em Português de Portugal e Português brasileiro. Pode ser que o acordo aproxime mais os países que falam português, pelo menos em termos de comunicação e literatura.
Em janeiro de 2011 a RTP fez uma matéria sobre a adoção do sistema em seus programas(:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O Blog Muito Bem! mostra videos, imagens, e artigos sobre a história e atualidades da cidade de Santos e da Baixada Santista, bem como assuntos como saúde, alimentação e cafés.
(comentários sujeitos a moderação e aprovação)