quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Sob o Asfalto

À respeito da instalação dos trilhos de bonde na avenida São Francisco, para ampliação do sistema turístico e histórico de bondes de Santos, Carlos Sakatauskas Junior da comunidade do Orkut "Amigos dos Trólebus e Bondes" ao observar as fotos do post anterior, de 17/09/2008 percebeu os paralelepípedos sob o asfalto, desvendados com a escavação do solo para instalação da via permanente:
Foto de Emilio Pechini

O detalhe dos paralelepípedos aparecendo nas escavações da avenida São Francisco no detalhe:
Foto de Emilio Pechini

E aqui um registro histórico da avenida São Francisco, em trecho próximo à rua Dom Pedro II, em foto do jornal A Tribuna de Santos, de Maio de 1967, note o Palácio da Polícia à direita:
Foto A TRIBUNA DE SANTOS - MAIO DE 1967
Avenida São Francisco, com duas mãos de direção separadas com um canteiro central. Do lado direito da foto vemos os trilhos do bonde. Ali circulavam os que vinham do Valongo, em direção ao cais, por exemplo. Já do lado esquerdo vemos um Monobloco Mercedes-Benz indo para São Paulo. Vemos também a rede aérea do trólebus que naquela época já entrava na rua Dom Pedro II, em direção a Praça Mauá (ao invés de seguir a Martim Afonso, fazer o ponto final nesta e seguir para os bairros pela João Pessoa) (foto e comentário do Álbum de Fotos Trólebus e Bondes

Era uma prática muito comum, cobrir as ruas com o asfalto sem retirar os paralepípedos, mesmo se houvessem os trilhos. Tanto que na avenida São Francisco, próximo ao Moinho Paulista e Cemitério do Paquetá, hoje é possível notar os trilhos sob o asfalto desgastado.
Também acontece o mesmo na rua Benjamin Constant esquina com a rua Comendador Alfaia Rodrigues, observe na foto abaixo:
Note os trilhos sob o asfalto na esquina das ruas Benjamin Constant e Comendador Alfaia Rodrigues. Foto de Emilio Pechini
Note os trilhos em curva sob o asfalto na esquina das ruas Benjamin Constant e Comendador Alfaia Rodrigues.

Já em outros lugares os trilhos foram retirados mas foram mantidos os paralepípedos, e nota-se claremente as marcas dos trilhos, como o retorno circular no final da avenida Rangel Pestana, próximo ao Morro, onde era o ponto final do Bonde 16 (Nova Cintra). Neste lugar, foram colocados paralelepípedos alinhados no lugar dos trilhos e é bastante visível, este local fica, inclusive, de fronte aos portões da Viação Piracicabana, por onde entram os ônibus comuns.
Um lugar também onde é muito visível as marcas que os trilhos deixaram quando foram retirados é na região do Macuco, no antigo ponto final das linhas 5 e 25 de bondes, que ficava na antigamente denonimada "Travessa S.M.T.C", que atualmente foi anexada à rua José do Patrocínio, próximo à rua Almirante Tamandaré, e rua Rodrigo Silva, próximo à avenida Conselheiro Rodrigues Alves. Veja as fotos:

Foto de Emilio Pechini
Note as marcas dos trilhos de bondes deixadas nos vãos dos paralelepípedos na rua Rodrigo Silva, ao fundo vê-se a avenida Conselheiro Rodrigues Alves.

Foto de Emilio Pechini
Aqui, outra foto da rua Rodrigo Silva, vista do ângulo oposto, fotografada da avenida Conselheiro Rodrigues Alves.

antiga travessa S.M.T.C., atualmente rua José do Patrocínio junto à Guarda Portuária, próximo à rua Almirante Tamandaré Foto de Emilio Pechini
Aqui note as marcas deixadas pela retirada dos trilhos de bondes, na antiga travessa S.M.T.C., atualmente rua José do Patrocínio junto à Guarda Portuária, próximo à rua Almirante Tamandaré.

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