
Para a implantação dos trólebus foram importados 50 unidades vindas da fábrica FIAT, na Itália. Por navio, chegaram em junho de 1963 os 5 primeiros trólebus, que entraram em operação quase 2 meses depois.
Durante quase 20 anos não foram adquiridos mais nenhum trólebus, porém os italianos persistiram firmes da cidade. Depois, na decada de 1980, 25 trólebus FIAT restantes foram reformados e também foram adquiridos mais trólebus, nacionais. A última aquisição foi em 1988, quando entraram em operação 6 trólebus brasileiros fabricados pela Mafersa - justamente os 6 únicos trólebus que circulam em Santos atualmente.
Durante quase 20 anos não foram adquiridos mais nenhum trólebus, porém os italianos persistiram firmes da cidade. Depois, na decada de 1980, 25 trólebus FIAT restantes foram reformados e também foram adquiridos mais trólebus, nacionais. A última aquisição foi em 1988, quando entraram em operação 6 trólebus brasileiros fabricados pela Mafersa - justamente os 6 únicos trólebus que circulam em Santos atualmente.
A esperança é que haja novos investimentos: o trólebus não polui e é um veículo durável.
Aqui, algumas fotos antigas dos trólebus de Santos:

Foto rara: era assim mesmo o interior dos trólebus Fiat que vieram para Santos. Aqui olhando para o fundo do trólebus. Foto do site "Lombardia Beni Culturali" com fotos tiradas dos trólebus FIAT ainda na Itália! Havia em uma das paredes do trólebus uma placa dizendo "Trólebus fabricado pela Fiat - Itália", numa época em que a fábrica italiana não era conhecida no Brasil.

Aqui, outra foto, agora olhando para a frente do trólebus. Note os bancos mais à frente, instalados lateralmente. No teto junto às janelinhas havia propagandas. E entre as janelas havia diversos botões de campainha, repare.

Acima, o trólebus do SMTC em 1969 estampava uma bela foto do Almanaque Santista de 1969, do acervo da Hemeroteca Municipal de Santos: aqui, o trólebus chegando à Praça Mauá cumprindo a linha 40 (Orquidário, via Conselheiro Nébias).

Trólebus nos anos 1970: linhas arredondadas dos trólebus italianos da Fiat que circularam em Santos de 1963 a 1996

A linha 8 de trólebus enfrentava as ruas de paralelepípedos do bairro do Macuco. A foto acima é na Rua Doutor Cochrane, próximo ao Mercado Municipal, provavelmente em 1979, antes da reforma. A linha 8 iniciou as operações em outubro de 1966 indo primeiramente até a rua Oswaldo Cochrane, esquina com a Comendador Alfaia Rodrigues. Depois foi ampliada até a rua Conselheiro Lafayete e novamente teve ampliação até a Praça Coração de Maria e depois para o Ferry Boat.

Este foi o primeiro site que montei sobre os trólebus santistas, em 2005, portanto há quatro anos pesquisando e detalhando a história deste veículo não poluente que hoje está presente em Santos, com o apoio de historiadores do Brasil e do Mundo, além de entusiastas e amigos dos trólebus de Santos que forneceram muitas informações importantes, sobre linhas, itinerários e fotos.
Além disso, foram pesquisados jornais antigos na Hemeroteca Municipal de Santos, com exemplares do jornal A Tribuna de Santos e do extinto jornal Cidade de Santos. A união de várias fontes de pesquisas resultou no site. Claro que ainda falta muito mais a ser incluído na pesquisa.
Veja abaixo links relacionados com os trólebus de Santos:

Além do fotolog sobre os trólebus no Brasil, Allen Morrison também tem o site Electric Transport in Latin America onde há muitos dados e informações sobre os transportes elétricos na América Latina, história e atualidades. Conheça: http://www.tramz.com/

Além disso, Picado (João Manuel Picado) mantém um fotolog com fotos antigas e atuais dos trólebus e bondes de Santos: http://fotolog.terra.com.br/picado

Emídio Gardé criou também o grupo "Entusiastas por Troleicarros" no Yahoo!Grupos, com informações e discussões sobre os trólebus do mundo todo (necessário ter conta no Yahoo!)

Obrigado pela visita e vamos torcer para que os trólebus de Santos tenham dias melhores...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O Blog Muito Bem! mostra videos, imagens, e artigos sobre a história e atualidades da cidade de Santos e da Baixada Santista, bem como assuntos como saúde, alimentação e cafés.
(comentários sujeitos a moderação e aprovação)