Foto dos bondes de tração "animada" já nos tempos da City no início do Século XX |
Além da necessidade de um transporte que ligasse o centro da cidade (ou simplesmente "Cidade") de Santos à região próxima à "Barra", ou seja, próximo ao mar, também a recém inaugurada Estrada de Ferro São Paulo Railway trazia passageiros de São Paulo e precisavam de um tranporte mais eficiente do que as Gôndolas.
Basicamente o bonde circulava pelas ruas do centro da cidade, e pontos importantes como a Praça Mauá, a Igreja do Carmo e a Estação da São Paulo Railway, inaugurada poucos anos antes. Depois, seguia pela atual avenida Conselheiro Nébias até praticamente o final, no atual cruzamento com a Avenida Epitácio Pessoa, onde havia a Estação de Bondes, e lá havia a troca de animais.
antiga Estação de Bondes da Barra |
Local onde ficava a antiga Estação de Bondes. |
A avenida Conselheiro Nébias era na época da inauguração dos primeiros carris ainda chamada de Rua da Independência, depois avenida Otaviana, em homenagem justamente à mesma pessoa, Joaquim Otávio Nébias - daí Otaviana e depois Conselheiro Nébias. A mudança deu-se em 1887.
A imagem acima mostra o trajeto básico entre o centro e a praia, sobre uma foto de satélite atual da cidade de Santos.
No site Novo Milênio, há um mapa de 1879 onde pode-se detalhar o trajeto do primeiro bonde de Santos: www.novomilenio.inf.br/santos/mapa08.htm
Vale lembrar que somente em 1909 foram inaugurados os primeiros bondes elétricos de Santos - ou seja, 38 anos após o surgimento dos bondes de tração animal.
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