Tal alteração também poderá concretizar a ideia da criação do Trólebus Turístico, que irá trazer turistas da região da orla utilizando-se desses veículos elétricos para o Centro Histórico, junto ao ponto principal de partida dos bondes turísticos. Desde o dia 23 de setembro de 2008 os trólebus passaram a fazer ponto final na Praça Rui Barbosa.
Veja como estava até então a fiação de trólebus e bondes na Praça Mauá:
Com as alterações ficarão assim:
Veja na rua General Câmara, antes de chegar à Praça Mauá, foi instalado um cruzamento de fiação trólebus x bondes.
Na Praça Mauá, com a alteração, trólebus e bonde trocam de posição, bonde à esquerda, trólebus à direita: com isso o trólebus poderá parar na Praça Mauá, como fazia desde 1967 até pouco mais de um ano atrás:
Já na outra extremidade da praça, o trólebus volta à trafegar no lado esquerdo da via.
Veja o detalhe:
MEMÓRIA
Antigos trólebus da Linha 4 e outras linhas foram presença constante na Praça Mauá durante décadas.
A imagem acima mostra dois trólebus na Praça Mauá, provavelmente em 1990. Na época haviam os trólebus italianos da FIAT (importados em 1963), e os nacionais fabricados pela Marcopolo e os da Mafersa - estes os únicos que circulam na cidade de Santos, atualmente e que aparece na foto acima, atrás do FIAT italiano.
Veja como estava até então a fiação de trólebus e bondes na Praça Mauá:
Com as alterações ficarão assim:
Veja na rua General Câmara, antes de chegar à Praça Mauá, foi instalado um cruzamento de fiação trólebus x bondes.
Na Praça Mauá, com a alteração, trólebus e bonde trocam de posição, bonde à esquerda, trólebus à direita: com isso o trólebus poderá parar na Praça Mauá, como fazia desde 1967 até pouco mais de um ano atrás:
Já na outra extremidade da praça, o trólebus volta à trafegar no lado esquerdo da via.
Veja o detalhe:
MEMÓRIA
Antigos trólebus da Linha 4 e outras linhas foram presença constante na Praça Mauá durante décadas.
A imagem acima mostra dois trólebus na Praça Mauá, provavelmente em 1990. Na época haviam os trólebus italianos da FIAT (importados em 1963), e os nacionais fabricados pela Marcopolo e os da Mafersa - estes os únicos que circulam na cidade de Santos, atualmente e que aparece na foto acima, atrás do FIAT italiano.
É importante ressaltar - e divulgar - que há um trólebus FIAT italiano nas dependências da antiga CSTC, que poderá ser reformado e voltar a circular na cidade - aliás este seria o mais genuíno trólebus histórico e turístico, que fará um belo conjunto com os bondes em circulação. A ideia está lançada!
Veja três fotos (de 2007) que mostram o estado do trólebus FIAT na garagem da CET (antiga CSTC):
A traseira do trólebus FIAT, linhas arredondadas.
As janelas bem características dos modelos italianos.
O detalhe onde ficavam os dois recolhedores.
Assim como bondes foram recuperados, este trólebus também poderá voltar a circular: mais um veículo não poluidor nas ruas da cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O Blog Muito Bem! mostra videos, imagens, e artigos sobre a história e atualidades da cidade de Santos e da Baixada Santista, bem como assuntos como saúde, alimentação e cafés.
(comentários sujeitos a moderação e aprovação)