quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Comédia: 'Curto Circuito' em Santos nesta sexta e sábado no Teatro Guarany

A comédia Curto Circuito estreou em São Paulo em outubro de 2009 e desde então segue com sucesso absoluto de público e crítica.

Agora a produção chega a Santos em duas apresentações com Entrada Franca no Teatro Guarany.

No Palco, três atores vivenciam com mais de 16 personagens, histórias cheias de críticas sociais e momentos que qualquer um acharia desesperador, mas como se trata de uma comédia, o autor preparou um prato cheio de boas risadas.

Curto Circuito fala sobre tudo e fala sobre nada uma comédia inteligente para pessoas inteligentes de mente aberta e antenadas com a atualidade social.

Qual é a sua história? O que te tira do eixo? O que te deixa em Curto Circuito?
Michelle Zampieri, Pablo Diego e Deolinda Patricio estão em Curto Circuito


CURTO CIRCUITO
de Pablo Diego (mesmo autor de I Love Neide)

Elenco: 
Deolinda Patrício
Michelle Zampieri
Pablo Diego

Local:
Teatro Guarany
Pça dos Andradas, 100
Centro - Santos - SP

Dias 01 e 02 de Outubro de 2010
Horário: 21h

Classificação Indicativa:
Não recomentado para menores de 14 anos


ENTRADA FRANCA
Os ingressos deverão ser retirados 30 minutos antes do espetáculo

Parceria com o GAPA/BS 
Troque um vale transporte pelo um ingresso!

Apoio Gastronômico:
Maria Quitéria Pizzaria
Point 44
Clássica Pães e Doces

Apoio:
Prefeitura de Santos
Oficinas Culturais do Estado de São Paulo
GAPA

Realização
TopLess Produtora Cultural


Informações: (13)3219-3828

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Livro sobre o transporte coletivo de Santos é disponibilizado na Internet

O livro pode ser consultado pela internet
Um importante registro do transporte coletivo na cidade de Santos agora está disponível para consulta on line: Transporte Coletivo em Santos - história e regeneração, de Ricardo Evaristo dos Santos e Paulo Matos agora pode ser lido no site Novo Milênio, do jornalista Carlos Pimentel Mendes.

Na primeira parte do livro está a história dos bondes de Santos, em "O Bonde e suas Histórias". Importantes registros obtidos em pesquisas pelos autores são uma ótima fonte de consulta de pesquisadores. Desde os primórdios do bonde até a linha turística instalada em 1984. Como o livro é de 1987, obviamente não se encontram os dados sobre a linha de bondes instalada no ano 2000.

Já a segunda parte do livro fala sobre a recuperação dos ônibus e trólebus no governo Oswaldo Justo, já que a publicação foi patrocinada pela gestão municipal. Nesta parte temos dados interessantes sobre a reativação de antigas linhas de trólebus, graças à recuperação dos antigos FIAT, a aquisição de novas unidades Marcopolo e a última compra de trólebus da prefeitura de Santos (até hoje, inclusive), que foram os 6 trólebus Mafersa Villares. Vale lembrar que o prefeito Oswaldo Justo foi um grande incentivador dos trólebus em Santos, que inclusive tentou mais uma vez levar os ônibus elétricos à Zona Noroeste de Santos.


o prefeito Oswaldo Justo (à direita) mostra a reforma dos trólebus FIAT

Além do texto, há diversas imagens históricas, como a foto acima que mostra o prefeito Oswaldo Justo mostrando a jornalistas a recuperação dos antigos trólebus FIAT.
 
Você pode consultar o livro no site Novo Milênio: clique aqui


OSWALDO JUSTO

O ex-prefeito governou Santos de 01/09/1984 a 31/12/1988, sendo eleito por voto direto após a cidade recuperar a sua autonomia política, cassada em 12 de setembro de 1969.
Justo faleceu em 14 de abril de 2003.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

'A Liga' faz programa sobre Santos: o porto, o time e a cidade



Nesta terça-feira (28/09/2010) o programa A LIGA, da TV Band vai a Santos mostrar as belezas, os contrastes e o dia-a-dia da maior cidade do litoral paulista e uma das mais ricas do país.

 A orla de Santos (Foto: Emilio Pechini)
Rafinha Bastos vai ao porto da cidade, o maior da América Latina, e trabalha por um dia no descarregamento de conteiners.

Rafinha, Thaíde, Rosane e Debora estão em A Liga
Thaíde encara mais de 24h no mar com pescadores da região, que passam dias longe de casa em busca do sustento de suas famílias.

Rosanne Mulholland visita os peculiares prédios tortos de Santos, construções da década de 40, 50 e 60 que foram cedendo no terreno arenoso do litoral e se tornaram atração na cidade.

Debora Villalba mostra como é a vida nos tradicionais cortiços santistas, onde moram dezenas de famílias que dividem o espaço, a rotina e também os problemas.

O programa mostra ainda a maior paixão da cidade: o time do Santos. Rafinha e Debora visitam a Vila Belmiro, o templo sagrado dos santistas, e conversam com vários torcedores sobre a paixão sem limites pelo ‘peixe’.


A Liga vai ao ar nesta terça às 22h, na Rede Bandeirantes de Televisão.

Visite o hot site de A Liga no portal eBand:

http://www.band.com.br/aliga/

Fonte: Paula Gomes, da Comunidade da Band no Orkut

Feliz Aniversário, Google: 12 anos!

Doodle desenhado pelo artista americano Wayne Thiebaud. Fonte: Google (Reprodução)
Hoje é aniversário do Google! A data considerada é 27 de setembro, e hoje são 12 anos do buscador mais popular da internet.

Com o passar dos anos, o Google se expandiu, e diversos sites foram sendo adquiridos. O Youtube, por exemplo, o campeão de vídeos on line. E o Blogger, onde este blog está hospedado.

Além disso, plataformas foram sendo criadas, como o Adsense, os anúncios do Google que proporcionam a blogueiros e aos donos de sites na web de poderem ter um retorno financeiro, que podem variar de site para site. 

O Google Maps, onde imagens de satélite mesclada a mapas dão uma visão geográfica única. E o Google Earth, de uma forma muito própria, mostra o mundo inteiro somente com o deslocar do mouse.

Mais recentemente, o Panoramio, um site dedicado a posicionar fotos nos locais onde foram captadas, hoje também faz parte do Google, de modo que as fotos do site são inseridas nos mapas tanto do Google Maps quanto do Google Earth

E muito mais. 

E, claro, o site de buscas, que deu origem a tudo isso, continua dando respostas rápidas a muitas dúvidas. 

Que tal uma pesquisa agora, para comemorar:



Pesquisa personalizada

domingo, 26 de setembro de 2010

Largo Marquês de Monte Alegre - Valongo: Ruínas e Bonde

Fotos deste domingo, no Largo Marques de Monte Alegre, no Valongo:

RUÍNAS DO ANTIGO CASARÃO DO VALONGO

O antigo casarão do Valongo, em frente a estação de trens da antiga São Paulo Railway, já foi sede da Prefeitura Municipal de Santos e a Câmara Municipal. Depois, no decorrer do século XX o prédio foi adquirido por particulares, e até os anos 1980 ainda estava de pé, porém bastante degradado. Em 1985 um incêndio destruiu boa parte do prédio, e hoje restam as ruínas:

No local será erguido o Museu Pelé, com a reconstrução da fachada original do Casarão do Valongo, do século 19, e criação de um edifício com a tecnologia do século 21. Vamos aguardar.





Veja no site Novo Milênio, do jornalista Carlos Pimentel  Mendes, fotos antigas e a história completa dos prédios:
cliique na imagem para ir ao site Novo Milênio

BONDES NO VALONGO

o bonde português 224

O bonde santista e a estação do Valongo

CONTRASTES DIA-NOITE DA RUA DO COMÉRCIO

A beleza da iluminação recaracterizada e o constraste da "luz do dia", na rua do Comércio.

A foto de cima, às 18 horas de 23/09/2010, e a de baixo, as 13:00 de 26/09/2010

A procura do antigo Gasômetro, no Valongo em Santos

O gasômetro de Santos explodiu em 9 de janeiro de 1967. Para ser mais preciso, não foi bem o gasômetro que explodiu e sim, o reservatório de distribuição que havia na avenida Conselheiro Nébias entre a avenida Campos Salles e Marechal Pêgo Junior.

Com a explosão do centro de distribuição, todo o sistema de gás da cidade ficou inutilizável e foi extinto. Trabalhadores da antiga CSEG (Cia. de Serviços de Eletricidade e Gás S/A) ficariam à mercê da sorte, não fossem os esforços do SINTIUS (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas de Santos), que conseguiu com que os empregados da empresa de gás fossem absorvidos pela SBS (Companhia de Saneamento Básico da Baixada Santista), depois encampada pela SABESP.

Mas, a fábrica de gás propriamente dita ficava na rua Marques de Herval, no Valongo, longe do local da explosão.

Aproveitando para tirar fotos do bonde junto à estação, passei a fazer uma busca, a procura de encontrar algum resquício do que foi a fábrica de gás, que na foto abaixo (do site Novo Milênio) era mesmo um prédio grande:

Antigo Gasômetro, no Valongo em Santos

 A RUA MARQUES DE HERVAL, HOJE



Rua Marques de Herval
Casarões degradados, leito da rua desgastado pelos pesados caminhões. Este é o quadro da rua que há um século atrás fazia parte da parte mais valorizada de Santos, já que a região da orla começou a ser povoada após a construção dos canais, em 1910.

Não é efeito: esta fachada está um pouco inclinada para a rua.


A casa de esquina, tons de verde e vegetação brotando das paredes.

Este quadro deverá mudar em alguns anos, com a construção na sede da Petrobrás, prevista para ser instalada justamente nesta região.


E, voltando a busca pela antiga companhia de gás, voilá: com certeza deve ter sido aqui nesta central da CPFL. O prédio antigo foi demolido, dando lugar a um pátio e construções atuais.

Por um outro ângulo, na rua Senador Cristiano Otoni, dá para se imaginar de que ângulo aquela foto antiga foi tirada:



E o local:


Exibir mapa ampliado

Filmagem de 'A Última Estação' tem locação em Santos

Filme se passa em 1950: libaneses chegam ao Brasil pelo Porto de Santos

Hoje na antiga Estação da São Paulo Railway, no Valongo, em Santos estavam sendo feitas filmagens em locação do filme A Última Estação. A nova produção do cinema brasileira está sendo realizada no Polo de Cinema de Paulínia, SP.
pausa entre as filmagens: figuração é da região da Baixada Santista

Conversei com o Vinícius, da produção de elenco e ele me falou sobre o filme, da brasiliense Asacine.


Os figurantes utilizados na estação são todos de Santos, que foram inscritos através de divulgação da Santos Film Commission, responsável por auxiliar produtores de filmes, programas, comerciais novela e minisséries que vem a cidade para utilizar seus cenários naturais e históricos.
Vinícius e Luisa, da produção de elenco de A Última Estação

O FILME 
Fonte: Paulínia Cinema


“A Última Estação” é uma co-produção entre a ASACINE Produções, principal produtora de cinema da Capital Federal, e a Cinevideo Produções. Em sua trajetória, iniciada em 1993, a ASACINE coleciona os principais prêmios nas três categorias (longa-metragem 35mm, curta-metragem 35mm e curta-metragem 16mm) do Festival de Brasília de Cinema Brasileiro, um feito inédito. Focada em conteúdos principalmente para cinema e televisão, as conquistas da produtora não se limitam ao Distrito Federal. No Festival de Gramado de 2004, o filme “Filhas do Vento”, de Zito Araújo, foi premiado com oito kikitos, entre eles o de melhor filme pela crítica. A empresa agora alia sua experiência na área cinematográfica à da Cinevideo, produtora que depois de investir na África e América Latina - com a realização de minisséries de ficção, documentários e programas de TV – abre uma nova área, com produções com apelo comercial também no mundo árabe. É o caso de “A Última Estação”, que deve chegar aos cinemas a partir de 2011.

Sinopse

O filme “A Última Estação” narra as travessias que Tarik, o protagonista, é obrigado a fazer ao longo de sua vida, em busca da felicidade. Sua primeira diáspora, ainda menino, acontece em 1950. Ele, o irmão mais novo e outros quatro meninos libaneses fogem dos reflexos da guerra no Oriente Médio, cruzam o Oceano Atlântico em um navio italiano de imigrantes e se abrigam em um Brasil que começa a acordar para o desenvolvimento. A derradeira diáspora acontece 51 anos mais tarde, quando Tarik atravessa o país, de São Paulo a Belém do Pará, onde cada parada se transforma em uma verdade fabulosa; como nos contos das “Mil e Uma Noites” aprende que todo sentimento é rebelde e pode pegar de surpresa o coração mais desavisado.

Fotos do Domingo: Pombos-correio, ciclovia e trabalhador do porto

Em um Domingo nublado, fotos do caminho de ida e volta ao centro, onde foi tirar fotos do bonde na postagem a seguir.

POMBAL JOSÉ MARQUES

Na ida, passando pela rua Joaquim Távora, a placa que chama a atenção dos motoristas - que frequentemente ficam retidos pelo engarrafamento daquela nua nas proximidades da avenida Ana Costa:


O Pombal José Marques dedicado a Columbofillia - Corrida de Pombo Correio. A Columbofilia é a arte de criar pombos para competições e corrida, especialmente criados para tal esporte. Pioneiro na Baixada Santista em criação de pombo correio para competição, o Pombal José Marques cria alados que percorrem até 1.000 km!
Pombal José Marques, na rua Joaquim Távora


Visite a página no site, com dados bastante interessantes: http://www.betoadriano.speedlofts.com/tab.php?tab=7964&id=betoadriano




CONSTRUÇÃO CICLOVIA DA AVENIDA ANA COSTA

Ciclovia da avenida Ana Costa em construção
Mudando o cenário da avenida Ana Costa, a criação da ciclovia vai facilitar o acesso dos ciclistas da região da Vila Mathias às ciclovias da avenida Francisco Glicério e da avenida da praia.

MONUMENTO O PORTUÁRIO EM NOVO LOCAL

Monumento "O Portuário" está em novo local


Com duas toneladas, o monumento em homenagem ao trabalhador portúario mudou de local. Antes instalado na região do porto, próximo ao Moinho Pacífico, agora está em novo local: com a construção da avenida Perimetral, a gigantesca estátua está bem próxima à esquina das ruas Xavier Pinheiro e Manoel Tourinho.

Antes, com as novas contruções a estátua acabou ficando "encurralada" no local original, conforme matéria do jornal eletrônico Novo Milênio, do jornalista Carlos Pimentel Mendes.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Inauguração do Bonde de Turim em Santos

23 DE SETEMBRO - DIA DO BONDE, EM SANTOS, SP.

Hoje foi inaugurado o bonde de Turim, em Santos. A cerimônia contou com a presença de autoridades e o público em geral.

Veja as fotos:

Bondes de Santos alinhados junto à Estação do Valongo

O bonde italiano, doado pela cidade de Turim que foi entregue hoje à população de Santos

Bancos do bonde de Turim

Motorneiros preparando-se para o novo bonde

Interior do bonde



A faixa inaugural

O brasão e o prefixo do bonde italiano

Grupo Musical Volare animando a festa com músicas italianas

Pessoal da SPTrans junto com Werter de Jesus e João Manuel Picado


Motorneiros assistem à solenidade

Público e convidados no evento

O prefeito de Santos João Paulo Tavares Papa falou sobre os 10 anos da linha turística de bondes


A imprensa cobriu o evento

À direita, o bonde português que entrou em operação em Santos em 2006

O bonde que é original do sistema de Santos e a Estação

O bonde italiano de Turim que começa a operar na Linha Turística de Bondes

E MAIS

Profissionais de emissoras de televisão de Santos presentes ao evento - na imagem acima repórteres da Santa Cecília TV, TV Record e TVB

Neste local, em frente à Estação do Valongo da antiga São Paulo Railway, surgirá o Museu Pelé

Iluminação da Rua do Comércio e os trilhos do bonde

Em breve. fotos do bonde de Turim em operação.