domingo, 30 de janeiro de 2011

TVB mostra mudança no logo em seu site

O site da TVB passou a exibir uma contagem regressiva para a mudança da afiliação da emissora de Campinas, que deixa o SBT para se integrar a Rede Record. Com isso, o site sugere também a mudança do símbolo, que desvincula a imagem da emissora da rede de Sílvio Santos.

Em Santos, a emissora também sairá do SBT para ser afiliada a Band, o que ocorrerá em 31 de Março de 2011, segundo informações do próprio site. A captura da imagem acima foi em 30 de janeiro de 2011.

Veja abaixo e compare os símbolos do SBT e da TVB, que ainda é exibido no ar pela emissora:

,

Com a mudança, até o momento, o SBT ficará sem afiliada nas duas importantes regiões de Campinas e Santos, exibindo apenas a programação nacional, nas retransmissoras pertencentes a TVSBT.

Ao longe, o mar

Santos: visão do mar, por entre os prédios
A foto acima, tirada do corredor de um prédio de Santos, mostra a visão que muitos milhares de santistas tem de suas janelas. Em meio ao paredão de prédios -  que agora tem 20, 30 e até beiram os 40 andares - os espaços entre eles ainda permitem avistar um pouquinho do mar, a linha do horizonte.

O calor intenso aliado a barreira que impede a livre circulação dos ventos já é uma discussão comum na cidade. O futuro dirá quais serão as consequências...

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Ruínas do Regatas Santista

Cenas do terreno onde era o Clube de Regatas Santista:



O Clube, cujas instalações encontravam-se em ruínas, já está totalmente demolido.

No local, será construido um empreendimento imobiliário e também esportivo.

Veja matéria exibida pela VTV em abril de 2010 no início da demolição:



E conheça mais sobre o clube no site Novo Milênio, do jornalista Carlos Pimentel Mendes.

Trólebus de Santos 5302 em 7 de Janeiro de 2011 na avenida Ana Costa

Duas fotos de um dos seis trólebus da frota da cidade de Santos, na linha 20 em plena avenida Ana Costa, hoje de manhã:


sábado, 1 de janeiro de 2011

Portugal: Há 100 anos eram inaugurados os bondes elétricos de Coimbra


Eléctrico no Largo da Portagem - Fotos de 1911 (acervo Pedro Rodrigues Costa)

Os bondes movidos à eletricidade da cidade de Coimbra, em Portugal, foram inaugurados em 1 de janeiro de 1911.

Foi a quarta localidade portuguesa a contar com este meio de transporte, a seguir ao Porto (1895), Lisboa (1901) e Sintra (1904). (Mais tarde, em 1914, Braga juntou-se ao grupo de cidades portuguesas com um sistema de eléctricos, que é como são chamados os bondes em Portugal.


Segundo Pedro Rodrigues Costa na página Centenário da inauguração dos eléctricos de Coimbra, no Facebook, escrevia assim escrevia o jornal "Notícias de Coimbra" em 1911:

“ A instalação da tracção eléctrica de Coimbra que hoje se inaugurou é digna de especial menção não só pela perfeição técnica que está com que está executada, como também e muito especialmente por ter sido montada como serviço municipalizado a cargo da Câmara Municipal de Coimbra.

...
Compreende 3 linhas: uma da Estação Velha à Alegria, outra da Estação Nova à cidade Alta (Universidade) e a terceira da Estação Nova a Santo António dos Olivais. As tarifas fixadas pela Câmara Municipal foram estabelecidas sob o judicioso critério de chamar o público pela fixação de preços reduzidos e zonas curtas , as mais baratas custam 20 réis. (...)

Pode dizer-se afoitadamente que a instalação da tracção eléctrica de Coimbra é uma instalação modelar sob todos os pontos de vista. (...)


Os carros (cinco) cujos equipamentos eléctricos são da mesma procedência, carroseries e trucks saíram das conhecidíssimas oficinas de J. G. Brill, de Filadélfia (EUA), são elegantíssimos e confortáveis. O seu aspecto, sobretudo quando à noite circulam iluminados pelas ruas de Coimbra é esplêndido...”.

Assista a um vídeo com cenas dos bondes em Coimbra em 1963, por Bob Lennox:




Os bondes de Coimbra deixaram as ruas da cidade em 9 de Janeiro de 1980, já sob gestão da SMTUC (que também gere ônibus e trólebus na cidade).



Multidão nas praias de Santos na chegada de 2011

A queima de fogos de cerca de 20 minutos iluminou a orla santista nesta virada de ano 2010/2011. Milhares de pessoas escolheram as areias das praias para dar boas vindas ao ano-novo. Após os fogos, uma multidão começou a voltar para as suas casas. Veja algumas fotos:

Milhares de pessoas tomaram as avenidas das praias de Santos, que foram interditadas para a virada de ano.

Os fogos de artifício foram lançados do mar, de pequenas embarcações. O público acompanhou o belo espetáculo, com direito a "óóó"'s e, ao final, houve aplausos.


Após a queima de fogos, uma multidão partiu para suas casas, uma verdadeira corrente humana, como esta registrada no Canal 4. Mas, milhares de pessoas permaneceram na orla, para rezar, orar, fazer pedidos, pular ondas, enfim, tudo aquilo que faz parte da magia da virada de um ano.


De outro ângulo, também no canal 4. Uma fina garoa não atrapalhou a festa, mas muitos prevenidos levaram seus guarda-chuvas.