domingo, 13 de fevereiro de 2011

Centro movimentado em 1970

Trânsito congestionado? Não de hoje que as nossas ruas andam repletas de carros. Claro que a foto acima mostra o centro da cidade de Santos, em 1970 e, em geral, o volume de automóveis era grande em alguns pontos da Baixada Santista. Hoje, o grande número de veículos e trânsito lento se espalhou por todas as cidades.

Na foto acima, grande número de trólebus segue enfileirado, no centro, ao lado de ônibus e veículos. À frente, o trólebus da linha 4, que até hoje - servida exclusivamente por veículos à diesel - ainda é uma das principais linhas de ônibus de Santos.

Na época, Santos contava com os ônibus elétricos na linha 4, 5, 8, 40, 44, 45 e 53. Os 50 trólebus importados da FIAT italiana eram silenciosos, rápidos e confortáveis. Hoje, não há mais nenhum antigo FIAT circulando na cidade, mas, ainda contamos com 6 trólebus nacionais fabricados pela Mafersa, na linha 20.

Vale lembrar que havia também os bondes, que já estavam em processo de desativação restando ainda apenas poucas  linhas: a 16, 17, 19, 23, 39 e 42. Aos poucos os ônibus movidos à diesel iam substituindo os queridos bondes. Efetivamente as duas últimas linhas de bondes - 17 e 42 - saíram da garagem pela última vez em um sábado, dia 27 de fevereiro de 1971. O último bonde - na linha 42 - voltou para a garagem já na madrugada do dia 28, domingo, e estava encerrada a história dos bondes em Santos, como meio de transporte regular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog Muito Bem! mostra videos, imagens, e artigos sobre a história e atualidades da cidade de Santos e da Baixada Santista, bem como assuntos como saúde, alimentação e cafés.
(comentários sujeitos a moderação e aprovação)