Tv na Praia #10: TVB agora é Band na Baixada Santista. Rede 21 assume o antigo canal 10
por Emilio Pechini*
31.03.2011
TVB TROCA SBT PELA BAND, EM SANTOS
Na madrugada de hoje a TVB passou a ser a nova emissora afiliada da Rede Bandeirantes de Televisão. Com isso, os telespectadores da tv aberta, que estavam acostumados a assistir a programação SBT no canal 12, e da Band no canal 10 já acompanham as mudanças. Logo nos primeiros minutos deste dia 31.03.2011, o canal 12, que exibia a programação TVB SBT, começou a exibir um vídeo institucional da nova afilliação:
Os técnicos que cuidavam dos sinais nos transmissores e também das operadoras de tv a cabo da Baixada trataram de fazer as devidas mudanças, e em poucos minutos os sinais já estavam restabelecidos. Com exceção do canal 12, que abrange Santos, São Vicente e Cubatão, o SBT de São Paulo passou a ser exibido nos canais que exibiam a TVB. Já o canal 10, que exibia a programação da Band Santos, que era gerada em São Paulo, passou a exibir um slide, informando da mudança. Nos canais a cabo, também continuaram a ser exibidas as emissoras de acordo com as redes, ou seja: onde era TVB SBT continuou SBT e onde era Band continuou TVB Band.
ANTIGO CANAL 10 PASSOU A EXIBIR A REDE 21
O canal 10, que é retransmissora da Band em Santos após exibir o slide passou a transmitir a programação gerada em São Paulo da Rede 21. O canal atualmente tem praticamente toda a sua programação arrendada a Igreja Mundial do Poder de Deus. Vale lembrar que o canal 10 tem um localização mais centralizada - fica no Morro Santa Terezinha, mais alto do que a Ilha Porchat, onde está a torre da TVB Canal 12.
FESTA E ESTREIA DO BAND CIDADE DA TVB
Hoje ocorre a festa da nova programação da TVB, em Santos, com a presença de autoridades, diretoria e artistas da Band. E hoje, juntamente com a nova programação, a emissora estreou seu telejornal noturno, após a edição nacional do Brasil Urgente, às 18:45. Veja os primeiros minutos do primeiro Band Cidade TVB:
A BAND SANTOS JÁ EXISTIA NA PRÁTICA
Não se pode esquecer que já existia a Band Santos, ou Band Litoral desde os anos 1990. Apesar de não ter geradora na cidade, a Bandeirantes, em São Paulo, criou um sinal específico para a Baixada Santista. Havia comerciais, e até programas de produtoras independentes. Houve também um Band Cidade diário, em parceira com jornal impresso Diário do Litoral. Veja um vídeo com o Band Cidade em 2006:
Durante todos esses anosdiversos outros programas em todos esses anos. Como o status do sinal era de retransmissora havia restrições para a geração local. Houve uma época em que a geração do sinal Band Litoral ficou a cargo da TV Band Vale, de Taubaté. Nos últimos anos, a Band instalou novo transmissor do canal 10 e novas instalações, o que melhorou bastante o sinal da emissora.
NO LITORAL
A nova afiliada da Band, a TVB Santos tem apenas um canal que exibia a sua programação, que era o 12. Esse canal atende a Santos, São Vicente e Cubatão. Nas demais cidades utilizava os canais que eram do SBT e agora utiliza os canais que da Bandeirantes. A abrangência é da TVB Band é a Baixada Santista, portanto não cobre o Litoral Norte (Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilha Bela), que é coberto pela Band Vale, de Taubaté.
TV DIGITAL DA TVB
Apesar de já ter autorização, a TVB ainda não implantou seu sinal digital na Baixada, o que deve ocorrer nos próximos meses.
SBT DE VOLTA NA TV ABERTA DE SANTOS, SÃO VICENTE E CUBATÃO SÓ NA TERÇA
Por enquanto, os telespectadores que assistiam a programação da TVB SBT no canal 12 agora estão sem o SBT. Como alternativa, pode-se tentar sintonizar o canal 23, cuja torre de transmissão fica no Morro Tegereba.
Já quem tem tv a cabo ou mora em outras cidades do litoral nada mudou, a não ser a programação, que é gerada em São Paulo.
Na terça-feira, dia 05 de abril a VTV torna-se emissora do SBT, no canal 46, que é um canal de alta potência. Os demais canais que pertencem a VTV no litoral norte e sul, Vale do Ribeira e interior também passarão a transmitir a VTV SBT.
Já a RedeTV!, que em Santos tem os canais 14 e 27 (Guarujá) passará a exibir sua programação naquela data.
TV na Praia é uma coluna do blog Muito Bem! e trata dos assuntos de televisão regional na Baixada Santista. Contato, sugestões, correções podem ser feitas via e-mail muitobem.tv@gmail.com ou nos comentários abaixo. Reprodução autorizada, desde que informada a fonte.
*Emilio Pechini é radialista desde 1986
quinta-feira, 31 de março de 2011
terça-feira, 29 de março de 2011
TV na Praia #09: Contagem Regressiva no site da TVB Band
por Emilio Pechini*
30.03.2011
TVB SANTOS, A NOVA AFILIADA DA BAND
logo da TVB |
Depois de uma convivência de quase 20 anos, a TVB Santos, que começou como TV Brasil, afiliada ao SBT torna-se logo mais, à 00:00h do dia 31 de março uma emissora da Band.
Apesar da Rede Bandeirantes já estar presente na Baixada Santista desde 1978, com a retransmissora no canal 10, agora a rede contará com a afiliada, que tem seus estúdios e direção localizados na avenida Antonio Emmerick, em São Vicente. Atualmente a TVB, enquanto afiliada ao SBT tem programas voltados para a venda de varejo (TVB Varejo, TVB Motor) e jornalísticos (Notícias em Debate, no começo de tarde e o TVB Notícias da TVB, às sete da noite), e também de variedades.
Apesar da Rede Bandeirantes já estar presente na Baixada Santista desde 1978, com a retransmissora no canal 10, agora a rede contará com a afiliada, que tem seus estúdios e direção localizados na avenida Antonio Emmerick, em São Vicente. Atualmente a TVB, enquanto afiliada ao SBT tem programas voltados para a venda de varejo (TVB Varejo, TVB Motor) e jornalísticos (Notícias em Debate, no começo de tarde e o TVB Notícias da TVB, às sete da noite), e também de variedades.
TV BRASIL: SURGE EM 1992 UMA AFILIADA DO SBT EM SANTOS
Pouco tempo após a inauguração da TV Tribuna, afiliada a Rede Globo, em 1992, surgiu a TV Brasil, afiliada ao SBT. Nos primeiros dias, surgiu uma mensagem institucional com Hebe Camargo, falando sobre as vantagens de se anunciar no SBT, e a chamada encerrava-se com o logo e o nome TV Brasil, com o telefone de contato. Aos poucos, a emissora começou a ter seus programas próprios, como o Videoshop, apresentado por Raquel Pelegrini e Osvaldo Junior. Depois, surgiu o Jornal da TV Brasil, com duas edições, com apresentação de Jefferson Ivaniscka, que também era a voz padrão da emissora. Algum tempo depois, a emissora cancelou os telejornais, resumindo seu noticiário a boletins durante a programação. Veja um vídeo de 1995, gravado durante o programa Sílvio Santos, quando havia a "Semana do Presidente". Note a locução ao final do "Em Nome do Amor", feita por Jefferson, e a vinheta da emissora. (Acervo pessoal de Emilio Pechini):
A SEMANA DO PRESIDENTE 1995 por v2001plus
DA ANA COSTA PARA A NOVA SEDE, EM SÃO VICENTE
A emissora começou com estúdios no Edifício Rotary, na avenida Ana Costa, em Santos. Depois, a emissora construiu uma sede própria em São Vicente, próxima ao 2º BC, e curiosamente também próxima da sede da TV Tribuna, que fica na mesma avenida.
A emissora mudou de nome, para TVB, e ficou até hoje. Vale lembrar que o Grupo Sol Panamby possui também a TVB Campinas, que começou como TV Princesa D'Oeste, e depois TV Diário do Povo, e, quando foi inaugurada a TV em Santos, em Campinas também foi adotado o nome TV Brasil. O grupo também possui um outro veículo "Brasil", que é a Nova Brasil FM, de São Paulo, em 89,7 MHz.
ASSINATURA DA NOVA AFILIAÇÃO FOI EM DEZEMBRO
No ano passado o grupo Sol Panamby, de Orestes Quércia anunciou o fim da afiliação com o SBT em Campinas, e em 1º de fevereiro de 2011 surgiu a TVB Record Campinas. Em dezembro de 2010, poucos dias antes da morte de Quércia, o grupo anunciou também a nova afiliação da emissora de Santos com o Grupo Bandeirantes de Comunicação, surgindo assim a TVB BAND, prevista para o final de março de 2011.
E agora, logo mais surgirá a TVB Band, com programação local e com o jornalismo e esporte que são pontos fortes da Band. Agora a Baixada Santista tem produção local que será aproveitada pela Band em nível nacional.
O novo site http://www.tvbband.com.br/ passou a exibir uma contagem regressiva (tal como fez com a TVB Record Campinas):
print do site http://www.tvbband.com.br/ em 29.03.2011 por volta das 23h01 |
Boa sorte a nova TVB Band!
E O SBT?
Enquanto não surge a nova VTV SBT, prevista para a próxima terça-feira, os assinantes de TV a cabo na região provavelmente assistirão o SBT-Rede. ´Já os telespectadores de São Vicente e parte de Santos e Cubatão, vão ter que aguardar ou tentar sintonizar o canal 23 (que tem a torre no morro do Tejereba, Guarujá), isso se este canal for mudado para o SBT a tempo. Ou aguardar até o dia 05 de abril.
Nas demais cidades da Baixada, o SBT tem retransmissoras próprias que deverão deixar de ser TVB e também deverão ser SBT-Rede até a nova VTV SBT.
TV na Praia é uma coluna do blog Muito Bem! e trata dos assuntos de televisão regional na Baixada Santista. Contato, sugestões, correções podem ser feitas via e-mail muitobem.tv@gmail.com ou nos comentários abaixo. Reprodução autorizada, desde que informada a fonte.
*Emilio Pechini é radialista desde 1986
Evento Anime em Santos: Anime Summer
É um universo a parte o mundo dos Cosplays. Eventos lotados, com atrações e performances.
Aqui, algumas fotos do evento:
Mais informações:
- http://www.animesummer.com.br/
- http://www.cosplayers.net/
Agradecimentos: Juliana Caichiolo (fotos)
No final de semana passado foi a vez do Anime Summer, no Colégio São José em Santos.
Apresentações, palestras, atividades, estandes de vendas e contatos, enfim, é o mundo dos animes que tem milhões de seguidores no mundo todo.
A palavra "cosplay" vem da contração das palavras costume (fantasia) e play (interpretação). Trata-se de um hobby cada vez mais popular entre jovens e fãs de animação. O objetivo, apesar de simples, é bastante sofisticado: construir figurinos baseados em personagens de mídias como desenhos animados, filmes e seriados.
O que pode parecer uma brincadeira no entanto pode tomar contornos mais complexos, de acordo com o aprofundamento do hobby.
Aqui, algumas fotos do evento:
Pátio do Colégio São José que ficou lotado com o evento Anime Summer |
Cosplay Hyoga, dos Cavaleiros do Zodíaco |
Cosplay Atena dos Cavaleiros do Zodíaco |
Palestra do dublador Hermes Baroli (dublado do Seyia dos Cavaleiros do Zodíaco) |
Auditório do Colégio São José e o sucesso do evento |
Eventos lotados do Anime Summer em Santos |
Mais informações:
- http://www.animesummer.com.br/
- http://www.cosplayers.net/
Agradecimentos: Juliana Caichiolo (fotos)
segunda-feira, 28 de março de 2011
TV na Praia #08: Nos próximos dias, mudanças na televisão da Baixada Santista
TV na Praia #08: 31 de Março e 05 de abril de 2011 marcam mudanças da televisão no litoral paulista
por Emilio Pechini*
29.03.2011
BAND, SBT E REDETV! TERÃO MUDANÇAS NOS PRÓXIMOS DIAS NO LITORAL
Os telespectadores da Baixada Santista começarão a perceber que algo de diferente estará no ar, começando pelo dia 31 de março: a TVB, que até então era emissora do SBT passará a transmitir a programação da Band. Já no dia 05 de abril, a VTV passará a ser afiliada do SBT, e com isso, a RedeTV! terá seu sinal nacional nos canais que eram originalmente da TV Ômega (que é a razão social da RedeTV!), no litoral, como o 27 e o 14.
TVB BAND TEM ESTREIA PREVISTA PARA A PRÓXIMA QUINTA, DIA 31
Com a nova afiliação, a TVB canal 12 passará a gerar os sinais para os canais existentes da Band, na tv aberta e também na NET, no canal 18, e para quem tem a antiga Vivax, no canal 13.
VTV MAIS CAMPINEIRA, MENOS LITORÃNEA?
TV na Praia é uma coluna do blog Muito Bem! e trata dos assuntos de televisão regional na Baixada Santista. Contato, sugestões, correções podem ser feitas via e-mail muitobem.tv@gmail.com ou nos comentários abaixo. Reprodução autorizada, desde que informada a fonte.
*Emilio Pechini é radialista desde 1986
por Emilio Pechini*
29.03.2011
BAND, SBT E REDETV! TERÃO MUDANÇAS NOS PRÓXIMOS DIAS NO LITORAL
Os telespectadores da Baixada Santista começarão a perceber que algo de diferente estará no ar, começando pelo dia 31 de março: a TVB, que até então era emissora do SBT passará a transmitir a programação da Band. Já no dia 05 de abril, a VTV passará a ser afiliada do SBT, e com isso, a RedeTV! terá seu sinal nacional nos canais que eram originalmente da TV Ômega (que é a razão social da RedeTV!), no litoral, como o 27 e o 14.
TVB BAND TEM ESTREIA PREVISTA PARA A PRÓXIMA QUINTA, DIA 31
Com isso, a Band finalmente terá um pólo de geração de programação, jornalismo e esportes, na Baixada Santista. Até então, a Band, que inaugurou seu canal 10 em 1978 em Santos, sempre teve sua programação gerada fora da região, ou seja, na sede da emissora em São Paulo. Vale lembrar que durante alguns anos a Band Vale, de Taubaté, chegou a gerar programação exibida em Santos e na Baixada.
A Band tem uma excelente audiência na Baixada, por conta de seus canais instalados na região, e a cobertura esportiva e jornalística sempre estiveram presentes, seja na cobertura do Santos Futebol Clube, ou assuntos do litoral. Recentemente, antes mesmo de ter sido feito o contrato de afiliação a Band realizou um programa A Liga totalmente focado na cidade de Santos.Com a nova afiliação, a TVB canal 12 passará a gerar os sinais para os canais existentes da Band, na tv aberta e também na NET, no canal 18, e para quem tem a antiga Vivax, no canal 13.
VTV SBT ESTREIA COM A NOVA NOVELA "AMOR E REVOLUÇÃO"
nova novela do SBT abordará o regime militar no Brasil |
Finalmente anunciada a data da mudança: dia 05 de abril,quando a VTV passará a exibir o SBT, justamente na data em que estreia Amor e Revolução, a nova novela da rede de Sílvio Santos, que será exibida às 22h15. No entanto, haverá um hiato de 5 dias sem um SBT regional na Baixada, já que a TVB termina sua afiliação dia 31 de março, e a VTV só assume dia 05 de abril. No entanto, vale lembrar que, com exceção do canal 12 (gerador da TVB), todos os demais canais que hoje exibem a TVB pertecem ao SBT. Se forem levados em conta de quem são os canais, ficarão sem SBT em tv aberta nesses 5 dias, a cidade de São Vicente e parte de Santos, que apenas conseguem captar o canal 12, que já estará exibindo a TVB Band. Para quem tem tv por assinatura, nada deve mudar.
É provável que nesses cinco dias os canais SBT tanto abertos como por assinatura exibam integralmente o sinal SBT - Sat, com programação de São Paulo, e comerciais do Vale do Paraíba.
É provável que nesses cinco dias os canais SBT tanto abertos como por assinatura exibam integralmente o sinal SBT - Sat, com programação de São Paulo, e comerciais do Vale do Paraíba.
VTV MAIS CAMPINEIRA, MENOS LITORÃNEA?
novo símbolo da VTV, que exibirá o SBT na próxima terça |
A partir do dia 05 também, como a VTV também cobrirá para o SBT a importante praça de Campinas, que está sem programação regional da rede desde a desfiliação da TVB Campinas (que virou TVB Record), a emissora santista passará a ser "mais campineira", e deverá mesclar a programação das duas cidades. Ou seja, a VTV, como tem apenas uma geradora - Santos, canal 46 - deverá ter estúdios e produção jornalística em Campinas, além da que já existe no cidade-sede. Algo que deverá ser bem medido de modo a não criar nem ciúmes nos públicos das duas importantes regiões, nem um certo clima de "competição" de quem tem as notícias mais importantes: Santos ou Campinas? Vamos ver...
NA BAIXADA REDETV! VOLTA A SER NACIONAL
Antes de haver a VTV (que foi inaugurada em 2002), a RedeTV! gerada em São Paulo era exibida normalmente em Santos, São Vicente, Cubatão e Guarujá, através dos canais 27 e 14, que eram do tempo da extinta Rede Manchete. Com a inauguração do canal 46, gerador da VTV e com a afiliação da emissora a rede, aqueles canais passaram a exibir a VTV. Agora, a partir do dia 05 de abril, com a VTV SBT, é provável que esses canais voltem a exibir a programação nacional da RedeTV!. Para os assinantes, também acontecerá o mesmo, ou seja, tudo indica que quem tem a NET, terá a RedeTV! no canal 21, e para os assinantes da antiga Vivax, canal 9.
A VTV era a única emissora da RedeTV! no estado de São Paulo, fora a geradora da rede, que hoje está localizada em Osasco, na Grande São Paulo. Vale dizer que uma característica que acompanha a RedeTV! é uma linha de programação mais nacional do que regional. Ou seja, a RedeTV! tem mais uma cara nacional do que regional, na praças que tem emissoras próprias.
PROGRAMAS DA REDETV! "ESTREIAM" NA BAIXADA
A partir do dia 05 de abril alguns programas que não eram exibidos pela VTV passarão a ser exibidos na região, caso os canais que pertecem a RedeTV! passem a exibir a programação nacional da emissora: Manhã Maior, por exemplo, exibido das 09h às 11h da manhã é um deles. Uma outra mudança para os telespectadores da RedeTV! na Baixada é que ao invés de programas da Igreja Universal, a RedeTV! de São Paulo aluga horários para a Igreja Internacional da Graça. E outros programas que, para o telespectador de Santos e região, serão estreantes.
NA PRÁTICA, SÓ VENDO MESMO...
As mudanças deverão ocorrer como citadas acima, porém, como há a necessidade de mudanças técnicas, com alteração de links, mudanças físicas nos transmissores, pode ser que não haja tempo hábil para tudo ser mudado de uma hora para a outra, então é ficar ligado e "assistir" a essas mudanças.
Para os profissionais que trabalham na TVB e na VTV resta desejar boa sorte e boas perspectivas com essas novas afiliações.
*Emilio Pechini é radialista desde 1986
domingo, 27 de março de 2011
Rádio, Eterna Atração #11 SP: Rádio Eldorado - fim e recomeço
Rádio, Eterna Atração #11 Eldorado AM e FM agora são Estadão ESPN, em São Paulo
por Emilio Pechini*
27.03.2011
MUDANÇAS HISTÓRICAS EM SÃO PAULO
A Rádio Eldorado de São Paulo foi fundada em 1958, e pertence ao grupo O Estado de São Paulo. Na época só haviam rádios em AM mas quando entrou no ar a emissora lançou também um sinal em FM, com programação exclusivamente musical. Então, havia a Rádio Eldorado AM e uma outra rádio Eldorado em FM que não foi oficialmente lançada, mas que pode ter sido considerada a primeira FM de São Paulo. Com a popularização das FM's, a Rádio Eldorado continuou com programação musical de qualidade e a AM nos últimos tempos investiu mais no jornalismo e, mais recentemente ao futebol, em parceria com a ESPN.
ESTADÃO ESPN E RÁDIO ELDORADO BRASIL 3000
Hoje entrou oficialmente no ar a Rádio Estadão ESPN, no lugar das rádios Eldorado AM e FM, nas respectivas frequências 700kHz e 92,9 MHz, esta com alcance na Grande São Paulo. A nova emissora Estadão ESPN vai, agora de forma mais direta, transmitir notícias e esportes, com o apoio de mais de 700 jornalistas do Grupo Estado e da ESPN. Na Baixada Santista, a AM 700 kHz tem bom sinal, e ouvintes cativos.
Já a parte musical da antiga Rádio Eldorado FM está na nova Rádio Eldorado Brasil 3000 em 107,3 MHz, também com alcance na Grande São Paulo, no lugar da Brasil 2000. Segundo informou o Estadão, a programação da emissora será mantida, e serão incluídos também temas sobre a Educação e Sustentabilidade.
JÁ HOUVE ELDORADO 99,7 EM SANTOS
Vale lembrar que a Rádio Eldorado FM 92,9 MHz já teve retransmissora na Baixada Santista, há alguns anos, em 99,7 MHz, quando os ouvintes do litoral tiveram sinal local da emissora, o que foi bastante divulgado na época e até mesmo o logo da emissora tinha as duas frequências.
BAIXADA CONTINUA SEM UMA RÁDIO ALL NEWS LOCAL
pensar que a Baixada não consegue emplacar uma rádio só de notícias. Vale lembrar que já tivemos a CBN Santos 660 kHz e posteriormente a CBN Litoral 102,1 MHz. Quando a BandNews de São Paulo foi inaugurada, o Grupo Bandeirantes anunciou que seriam criadas novas emissoras, inclusive uma em Santos, o que não aconteceu. Por ora, contamos com o jornalismo local, distribuido na programação das emissoras litorâneas, em AM e FM.
Por enquanto, não há ainda nada de concreto de uma emissora all news na Baixada. Vamos aguardar.
AINDA SOBRE A QUALIDADE DE SOM
As emissoras devem ficar mais atentas a qualidade de som, para o público dos "fones". Som não estéreo em rádios musicais, e até mesmo "saturando" que, em ambos os casos, causam desconforto aos ouvidos. Basta dar uma passeada pelas emissoras e conferir, munidos dos respectivos fones de ouvido. Muitas vezes são problemas técnicos, mas também há o problema de rádios via satélite ou que tem geração em outra região, e que simplesmente não tem "ouvidos próprios" no litoral. Graças aos ouvintes, que enviam mensagens e reclamações, é que as rádios ficam cientes dos problemas para assim consertar os defeitos.
MELHORANDO OS SINAIS
Litoral 91,9 MHz e Scalla 102,9 MHz estão com a difícil tarefa de levar seu sinal do alto da Serra ao Litoral e Grande São Paulo, ao mesmo tempo e com um só ponto de irradiação. Nesses casos, tem havido grande melhora no sinal.
Outra rádio que melhorou seu alcance, apesar da baixa potência, é a Boa Nova FM 96,3 MHz. A emissora voltou a transmitir em estéreo e em Santos o sinal melhorou, e, neste caso, a transmissão vem do Forte do Itaipu, em Praia Grande, de onde transmitem emissoras de rádio (como a 98 A Rádio Rock) e de televisão (como Cultura, Band, e outras, para cobertura naquela cidade).
UMA ÓTIMA SEMANA
Boa semana, finzinho de março, e continuem mandando suas mensagens e comentários. Um abraço a todos!
Rádio, Eterna Atração é uma coluna do blog Muito Bem! com o objetivo de divulgar e comentar os assuntos relacionados com as emissoras de rádio da Baixada Santista. As emissoras podem divulgar suas promoções, notícias e novidades via e-mail muitobem.tv@gmail.com
Comentários e sugestões dos leitores, podem também ser feitos via-email ou através do formulário abaixo. Reprodução autorizada, desde que citada a fonte.
*Emílio Pechini é radialista desde 1986
por Emilio Pechini*
27.03.2011
MUDANÇAS HISTÓRICAS EM SÃO PAULO
A Rádio Eldorado de São Paulo foi fundada em 1958, e pertence ao grupo O Estado de São Paulo. Na época só haviam rádios em AM mas quando entrou no ar a emissora lançou também um sinal em FM, com programação exclusivamente musical. Então, havia a Rádio Eldorado AM e uma outra rádio Eldorado em FM que não foi oficialmente lançada, mas que pode ter sido considerada a primeira FM de São Paulo. Com a popularização das FM's, a Rádio Eldorado continuou com programação musical de qualidade e a AM nos últimos tempos investiu mais no jornalismo e, mais recentemente ao futebol, em parceria com a ESPN.
ESTADÃO ESPN E RÁDIO ELDORADO BRASIL 3000
Hoje entrou oficialmente no ar a Rádio Estadão ESPN, no lugar das rádios Eldorado AM e FM, nas respectivas frequências 700kHz e 92,9 MHz, esta com alcance na Grande São Paulo. A nova emissora Estadão ESPN vai, agora de forma mais direta, transmitir notícias e esportes, com o apoio de mais de 700 jornalistas do Grupo Estado e da ESPN. Na Baixada Santista, a AM 700 kHz tem bom sinal, e ouvintes cativos.
Já a parte musical da antiga Rádio Eldorado FM está na nova Rádio Eldorado Brasil 3000 em 107,3 MHz, também com alcance na Grande São Paulo, no lugar da Brasil 2000. Segundo informou o Estadão, a programação da emissora será mantida, e serão incluídos também temas sobre a Educação e Sustentabilidade.
JÁ HOUVE ELDORADO 99,7 EM SANTOS
Vale lembrar que a Rádio Eldorado FM 92,9 MHz já teve retransmissora na Baixada Santista, há alguns anos, em 99,7 MHz, quando os ouvintes do litoral tiveram sinal local da emissora, o que foi bastante divulgado na época e até mesmo o logo da emissora tinha as duas frequências.
BAIXADA CONTINUA SEM UMA RÁDIO ALL NEWS LOCAL
pensar que a Baixada não consegue emplacar uma rádio só de notícias. Vale lembrar que já tivemos a CBN Santos 660 kHz e posteriormente a CBN Litoral 102,1 MHz. Quando a BandNews de São Paulo foi inaugurada, o Grupo Bandeirantes anunciou que seriam criadas novas emissoras, inclusive uma em Santos, o que não aconteceu. Por ora, contamos com o jornalismo local, distribuido na programação das emissoras litorâneas, em AM e FM.
Por enquanto, não há ainda nada de concreto de uma emissora all news na Baixada. Vamos aguardar.
AINDA SOBRE A QUALIDADE DE SOM
As emissoras devem ficar mais atentas a qualidade de som, para o público dos "fones". Som não estéreo em rádios musicais, e até mesmo "saturando" que, em ambos os casos, causam desconforto aos ouvidos. Basta dar uma passeada pelas emissoras e conferir, munidos dos respectivos fones de ouvido. Muitas vezes são problemas técnicos, mas também há o problema de rádios via satélite ou que tem geração em outra região, e que simplesmente não tem "ouvidos próprios" no litoral. Graças aos ouvintes, que enviam mensagens e reclamações, é que as rádios ficam cientes dos problemas para assim consertar os defeitos.
MELHORANDO OS SINAIS
Litoral 91,9 MHz e Scalla 102,9 MHz estão com a difícil tarefa de levar seu sinal do alto da Serra ao Litoral e Grande São Paulo, ao mesmo tempo e com um só ponto de irradiação. Nesses casos, tem havido grande melhora no sinal.
Outra rádio que melhorou seu alcance, apesar da baixa potência, é a Boa Nova FM 96,3 MHz. A emissora voltou a transmitir em estéreo e em Santos o sinal melhorou, e, neste caso, a transmissão vem do Forte do Itaipu, em Praia Grande, de onde transmitem emissoras de rádio (como a 98 A Rádio Rock) e de televisão (como Cultura, Band, e outras, para cobertura naquela cidade).
UMA ÓTIMA SEMANA
Boa semana, finzinho de março, e continuem mandando suas mensagens e comentários. Um abraço a todos!
Rádio, Eterna Atração é uma coluna do blog Muito Bem! com o objetivo de divulgar e comentar os assuntos relacionados com as emissoras de rádio da Baixada Santista. As emissoras podem divulgar suas promoções, notícias e novidades via e-mail muitobem.tv@gmail.com
Comentários e sugestões dos leitores, podem também ser feitos via-email ou através do formulário abaixo. Reprodução autorizada, desde que citada a fonte.
*Emílio Pechini é radialista desde 1986
domingo, 20 de março de 2011
TV na Praia #07:VTV confirma afiliação ao SBT em seu site
TV na Praia #07: VTV confirma afiliação ao SBT em seu site
por Emilio Pechini*
20.03.2011
REDE VTV AGORA É SBT, SEGUNDO O SITE DA EMISSORA
"print" da página http://www.redevtv.com.br/ em 20.03.2011 |
Agora é oficial. O site da VTV neste domingo estampa simplesmente uma imagem com Sílvio Santos e os dizeres: "É Ritmo de Festa. VTV agora é SBT", fazendo alusão àquela musica famosa em um dos quadros do programa Sílvio Santos. A informação dá fim as especulações de que o SBT estaria em negociações com a emissora, que tem sede em Santos e possui retransmissoras na Baixada Santista, e também na cobertura via satélite alcança Campinas e região, litoral norte paulista, Vale do Ribeira, além de também cobrir Goiânia, Goiás.
HISTÓRICO DA VTV
A VTV foi inaugurada em 2002 como geradora no canal 46 UHF, sendo a quarta emissora comercial gerada em Santos. Foi a primeira emissora afiliada a RedeTV! no interior de São Paulo. Aliada aos canais retransmissores já existentes da RedeTV! na Baixada (14 e 27), logo a VTV iniciou sua expansão no litoral. Posteriomente, adquiriu um canal de satélite, e assim pôde instalar retransmissoras em lugares mais distantes e, ao mesmo tempo, levando a programação da RedeTV! para Campinas e outras cidades do interior paulista e também para Goiânia e alterou o nome para "Rede VTV". Todos os sinais são gerados em Santos, na sede da emissora, que fica no Gonzaga.
O programa mais exibido na emissora é o VTVendas, de propaganda do varejo. O carro-chefe do jornalismo é o Jornal da Rede VTV, exibido diariamente, às 19 horas, que provavelmente será mantido no mesmo horário.
Assim como a RedeTV!, a VTV também arrenda boa parte de seus horários, notadamente para a Igreja Universal do Reino de Deus, apesar da TV Record ter geradora em Santos (esta exibe programação IURD na madrugada). Com a nova afiliação ao SBT é provável que haja mudanças. A VTV em Santos continuará a ser exibida normalmente no canal 46 UHF. Já nas demais cidades do litoral, deverão ser feitas as seguintes mudanças (lembrando que para a total cobertura em Santos é necessário 2 canais):
VTV SBT
Santos: 46 e 23
São Vicente e Cubatão: 46
Guarujá: 23
Praia Grande: 30
Bertioga: 17
REDETV!
Santos: 14 e 27
São Vicente e Cubatão: 14
Guarujá e Bertioga: 27
Praia Grande: não haverá cobertura.
Já em Campinas, o SBT já está coberto pelo canal 29 - que será assumido pela nova VTV SBT - e ganhará mais um canal, o 55 que é da VTV. Já a RedeTV! tem um canal autorizado, o 48, o qual deverá entrar no ar em breve.
Com relação a TV digital, em Santos a VTV SBT terá o canal 45, que deverá ser implantado em breve. Em Campinas ainda não há definição de canal, mas é provável que logo a VTV SBT irá também ter o seu canal digital.
QUANDO?
print do site http://www.tvb.com.br/ em 20.03.2011 |
A TVB, que atualmente exibe o SBT na Baixada Santista, passará a ser Band no próximo dia 31 de março, segundo o site da emissora. Em fevereiro da TVB Campinas passou a exibir a programação da Rede Record, o que deixou a cidade sem o SBT por alguns dias.
logo da TVB Record Campinas |
O símbolo da emissora, que era inspirado no SBT, foi remodelado, o que também deve acontecer em Santos, com a TVB - Band.
Com essa nova definição com o SBT, pode ser que a VTV assuma o SBT já nesse mesmo dia 31 de março, o que dependerá do atual contrato de afiliação com a RedeTV!.
Com relação a televisão por assinatura, na operadora NET, a VTV assumirá o atual canal do SBT, ou seja, em Santos, canal 19 e em Campinas, canal 16, no caso do sistema NET. Para os assinantes da antiga Vivax, a VTV deverá assumir o canal 4.
Já a TVB - Band, em Santos, deverá assumir o canal 18 NET e 13 da antiga VIVAX. A RedeTV! poderá continuar sendo exibida no canal 21 NET e 9 antiga VIVAX, caso haja um acordo entre as empresas. Vamos aguardar e ver no dia 31.
TV na Praia é uma coluna do blog Muito Bem! e trata dos assuntos de televisão regional na Baixada Santista. Contato, sugestões, correções podem ser feitas via e-mail muitobem.tv@gmail.com ou nos comentários abaixo. Reprodução autorizada, desde que informada a fonte.
*Emilio Pechini é radialista desde 1986
*Emilio Pechini é radialista desde 1986
sábado, 19 de março de 2011
Rádio, Eterna Atração #10: Terra AM tem nova programação e comunicadores no Litoral
por Emilio Pechini*
20.03.2011
NOVIDADES NA RÁDIO TERRA AM
Os ouvintes da Rádio Terra AM (650kHz) tema acompanhado na programação da emissora santista mudanças na programação da emissora. Nesta semana estreou o novo programa de Bob Paes nas tardes da Terra. A rádio também tem Tonico Barbosa, um dos mais conhecidos comunicadores do rádio da Baixada Santista. Além disso, o ouvinte participa ao vivo da programação pelo telefone (13) 3289.4727 que, além de pedir sua música e conversar com o locutor, também participa das promoções da emissora. Ouça a Rádio Terra AM via web no site da emissora.
PROMOÇÕES DA GUARUJÁ
A Guarujá FM (104,5MHz) vai levar ouvintes para assistir a vários shows na Baixada. A emissora promove os show do Sorriso Maroto (03 de abril), Revelação (07 de abril), Grupo Pixote (08 de abril), Calcinha Preta e Calypso (21 de abril), Belo (22 e 23 de abril). Além disso, a Guarujá FM vai sortear um ouvinte com acompanhante para ir no camarim e assistir o show da dupla Maria Cecília & Rodolfo, com participação de Gusttavo Lima, em Mato Grosso do Sul: o ouvinte sorteado terá direito a ingressos para o show, hotel, alimentação e passagens aéreas. O show será dia 26 de março, no Campo Grande Country Fest, e o sorteio acontece dia 21/03 às 14h00. Mais informações durante a programação da rádio e pelo site http://www.guarujafm.com.br/
ANTENA UM VOLTOU
Há alguns anos a rádio Antena UM (94,7MHz) de São Paulo vinha sendo sintonizada regularmente na Baixada Santista, mas há alguns meses o sinal sumiu do ar no litoral. Hoje, verifiquei a volta da emissora, nos mesmos 94,7 MHz que é sintonizada na capital paulista. Vale lembrar que o som da emissora recebido na Baixada não tem a mesma qualidade de audio, se comparado com o sinal ouvido em São Paulo.
RÁDIO ESCUTA - SÁBADO Á NOITE - 23H ÀS 00H
Classic Hits FM(103,7) - Celebration (Kool & The Gang)
Boa Nova FM (96,3) - Programação Rede Milícia Sat - ao vivo
Saudade FM (100,7) - London, London (RPM)
Enseada FM (94,3) - Programação IURD regional - ao vivo
Santa Cecília FM (107,7) - Gonna Get Along Without You Now (Viola Wills)
Tribuna FM (105,5) - Always Something There to Remind Me (Naked Eyes)
Rádio Bandeirantes (90,9) - programa Memória, com Milton Parron
Cultura FM (106,7) - Here Comes The Hotstepper (Ini Kamoze)
UM BOM DOMINGO!
Bom domingo a todos e até a próxima!
Rádio, Eterna Atração é uma coluna do blog Muito Bem! com o objetivo de divulgar e comentar os assuntos relacionados com as emissoras de rádio da Baixada Santista. As emissoras podem divulgar suas promoções, notícias e novidades via e-mail muitobem.tv@gmail.com Comentários e sugestões dos leitores, podem também ser feitos via-email ou através do formulário abaixo. Reprodução autorizada, desde que citada a fonte.
*Emílio Pechini é radialista desde 1986.
sexta-feira, 18 de março de 2011
Festival de Cafés 'Morde e Assopra'
Santos tem Festival de Cafés Morde & Assopra (imagem: TV Tribuna) |
A parti de hoje e até o dia 15 de abril, acontece em Santos o Festival de Cafés Morde & Assopra, em parceira com o Bikini Barista (Rua XV de Novembro, 84, centro), Cafeteria do Museu (Museu dos Cafés de Santos, no centro) e Cafeteria Naumann Gepp (Rua XV de Novembro, 53, centro e Shopping Pátio Iporanga).
Cada cafeteria terá à disposição dos clientes uma receita exclusiva do grão torrado, batizado como Café Morde & Assopra, com 50% de desconto para quem apresentar o cupom que será publicado no jornal A Tribuna.
CONCURSO
De acordo com a supervisora de Marketing e Mídia da TV Tribuna, Rosângela Barreiro, outra ação de marketing é o concurso cultural "Os opostos se atraem", idealizado pela Globo e divulgado na região pela afiliada, através do portal TV Tribuna.com. Mas, atenção: o concurso se encerra nesta segunda-feira, 21 de março. Nele, o telespectador deve escrever uma história pessoal que prove que os opostos se atraem. A narrativa mais divertida ganhará um jantar japonês para duas pessoas. Acesse o site da TV Tribuna.
MORDE & ASSOPRA
Morde & Assopra, a nova novela de Walcyr Carrasco, com direção de Rogério Gomes, vai trazer temas inusitados para a telinha: robôs, caça aos dinossauros e cultura japonesa são apenas alguns deles. E claro, tudo regado a muito romance e humor.
Bastidores: Sérgio Marone, Carol Castro, Luan Santana e Walcyr Carrasco |
A novela terá a participação especial do cantor Luan Santana, que deverá aparecer no capítulo do dia 28 de março.
Em alta definição (HDTV) Morde & Assopra estreia nesta segunda, dia 21, sete da noite.
Agracimentos: Fama Assessoria, com textos da jornalista Emanuelle Oliveira.
segunda-feira, 14 de março de 2011
Rádio, Eterna Atração #09: Tribuna FM vai comemorar 30 anos em maio
Rádio, Eterna Atração #09: Tribuna FM vai comemorar 30 anos em maio
Coluna do blog Muito Bem! sobre o rádio na Baixada Santista. Dúvida, comentários e sugestões poderão ser feitas no formulário abaixo ou via e-mail muitobem.tv@gmail.com
por Emílio Pechini
14.03.2011
TRIBUNA FM: 30 ANOS
Parece que foi ontem... Pois em 10 de maio de 1981 entrou no ar a Rádio A Tribuna FM, em 104,1 MHz, do grupo A Tribuna que na época possuía duas rádios em AM: a Rádio Atlântica 590kHz e a Rádio A Tribuna AM 660kHz. Posteriormente, a emissora instalou sua torre no Monte Serrat e também mudou sua frequência para 105,5 MHz, o que possibilitou o aumento da potência do transmissor. Também o nome foi alterado, devido até mesmo o modo do público se referir à rádio: de A Tribuna FM, para Tribuna FM. Para criar uma marca de melhor memorização, a emissora adotou o logo TriFM, que também é utilizado pelos locutores e promoções. No mês de aniversário, a rádio realiza os 10 km Tribuna FM, que já está em sua 26ª edição, um dos maiores eventos esportivos da Baixada Santista. Parabéns Tri!
FALANDO NA TRI...
Os ouvintes também contarão suas histórias nos 30 anos da Tribuna FM com o ARQUIVO 30 ANOS DA TRI, lembrando de um sucesso antigo que tocava na Tri e que ficou marcado na memória. As mensagens são via e-mail para locutores@trifm.com.br e relembre o que estava acontecendo na época.
O Arquivo Tri rola em todos os horários da rádio. É só ficar ligado! Confira mais informações no site da Tri.
UNIVERSAL É 100% TRIANON
Para registrar: a Sociedade Rádio Universal (810 kHz) hoje retransmite integralmente a Rádio Trianon, de Santo André. Infelizmente em boa parte da programação a frequência santista não é citada. Ou seja, quem ouve os 810 kHz acha até que o rádio está com defeito, já que o prefixo citado e a frequência anunciada é de 740kHz, que é a da Trianon. Basta incluir na vinheta de prefixo da rádio os dois prefixos, da Trianon e da Universal e suas frequências. É o mínimo de justiça para uma emissora que foi fundada em 1954, ou seja, com 58 anos de existência.
ATLÂNTICA É 100% A VOZ DA LIBERTAÇÃO
Também nas AM's santistas, a antiga Rádio Atlãntica também deixou de "existir". Na frequência 590 kHz é transmitido em boa parte A Voz da Libertação, programa da Igreja Pentecostal Deus é Amor, gerado em São Paulo. Há alguns momentos de produção local, também ligada a igreja. Porém a locutora poderia dizer aos ouvintes qual é o nome da emissora: seja Atlântica ou então Rádio A Voz da Libertação, ZYK 534, 590 kHz. Afinal, a antiga Atlântica foi fundada em 1935! Portanto, vai completar 76 anos no próximo dia 26 de maio. Essa história não pode acabar em uma rádio sem nome!
BOA NOTÍCIA: CULTURA FM VOLTA A TRANSMITIR EM ESTÉREO
Há algumas semanas comentamos sobre a Cultura FM (106,7 MHz) transmitir em mono. Algo inadmissível a uma das emissoras mais tradicionais da Baixada. Hoje, verifiquei que o indicador de estéreo voltou a "acender" na Cultura. E, de fato, conferindo nos fones de ouvidos está lá o bom e espacial som estereofônico da emissora que criou o "jeito santista de fazer rádio". Valeu, Cultura!
SCALLA, BANDEIRANTES E LITORAL: AS EMISSORAS DA SERRA
A Scalla FM (102,9 MHz), após ficar alguns dias fora do ar - pelo menos aqui na Baixada - voltou, e com o sinal aparentemente mais forte. Já a Bandeirantes (90,9 MHz) que tem o sinal mais forte entre as emissoras que transmitem no alto da Serra do Mar, ainda não conseguiu chegar a pleniture de seu sinal. Agora, o sinal do áudio está "estourando". Já a Litoral FM (91,9 MHz) ainda precisa aumentar sua potência. Até em sua cidade-sede, São Vicente, o sinal está com dificuldades de captação. Mas, em São Paulo a emissora já está ganhando ouvintes devido a seu novo alcance. Por exemplo, a emissora pode ser captada nas imediações do Ibirapuera. O que também vale para o ABCD.
E PARA TERMINAR: PORTADORA EM 93,3 - SERIA A RÁDIO DO SINDICATO?
Hoje em São Vicente captei uma portadora na frequência de 93,3 MHz. Portadora, para deixar claro, é um sinal sem áudio. E justamente essa frequência aguarda a nova emissora vicentina em FM, que é de uma fundação mantida pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, conforme já comentei anteriormente aqui. Pode ser um sinal para evitar que rádios comunitárias se instalem na frequência, ou então é apenas um sinal que não tem nada a ver com a nova rádio. Vamos aguardar...
É ISSO AÍ
Valeu pelos comentários recebidos e e-mails. Um abraço a todos e até a próxima!
Coluna do blog Muito Bem! sobre o rádio na Baixada Santista. Dúvida, comentários e sugestões poderão ser feitas no formulário abaixo ou via e-mail muitobem.tv@gmail.com
por Emílio Pechini
14.03.2011
TRIBUNA FM: 30 ANOS
Parece que foi ontem... Pois em 10 de maio de 1981 entrou no ar a Rádio A Tribuna FM, em 104,1 MHz, do grupo A Tribuna que na época possuía duas rádios em AM: a Rádio Atlântica 590kHz e a Rádio A Tribuna AM 660kHz. Posteriormente, a emissora instalou sua torre no Monte Serrat e também mudou sua frequência para 105,5 MHz, o que possibilitou o aumento da potência do transmissor. Também o nome foi alterado, devido até mesmo o modo do público se referir à rádio: de A Tribuna FM, para Tribuna FM. Para criar uma marca de melhor memorização, a emissora adotou o logo TriFM, que também é utilizado pelos locutores e promoções. No mês de aniversário, a rádio realiza os 10 km Tribuna FM, que já está em sua 26ª edição, um dos maiores eventos esportivos da Baixada Santista. Parabéns Tri!
FALANDO NA TRI...
Os ouvintes também contarão suas histórias nos 30 anos da Tribuna FM com o ARQUIVO 30 ANOS DA TRI, lembrando de um sucesso antigo que tocava na Tri e que ficou marcado na memória. As mensagens são via e-mail para locutores@trifm.com.br e relembre o que estava acontecendo na época.
O Arquivo Tri rola em todos os horários da rádio. É só ficar ligado! Confira mais informações no site da Tri.
UNIVERSAL É 100% TRIANON
Para registrar: a Sociedade Rádio Universal (810 kHz) hoje retransmite integralmente a Rádio Trianon, de Santo André. Infelizmente em boa parte da programação a frequência santista não é citada. Ou seja, quem ouve os 810 kHz acha até que o rádio está com defeito, já que o prefixo citado e a frequência anunciada é de 740kHz, que é a da Trianon. Basta incluir na vinheta de prefixo da rádio os dois prefixos, da Trianon e da Universal e suas frequências. É o mínimo de justiça para uma emissora que foi fundada em 1954, ou seja, com 58 anos de existência.
ATLÂNTICA É 100% A VOZ DA LIBERTAÇÃO
Também nas AM's santistas, a antiga Rádio Atlãntica também deixou de "existir". Na frequência 590 kHz é transmitido em boa parte A Voz da Libertação, programa da Igreja Pentecostal Deus é Amor, gerado em São Paulo. Há alguns momentos de produção local, também ligada a igreja. Porém a locutora poderia dizer aos ouvintes qual é o nome da emissora: seja Atlântica ou então Rádio A Voz da Libertação, ZYK 534, 590 kHz. Afinal, a antiga Atlântica foi fundada em 1935! Portanto, vai completar 76 anos no próximo dia 26 de maio. Essa história não pode acabar em uma rádio sem nome!
BOA NOTÍCIA: CULTURA FM VOLTA A TRANSMITIR EM ESTÉREO
Há algumas semanas comentamos sobre a Cultura FM (106,7 MHz) transmitir em mono. Algo inadmissível a uma das emissoras mais tradicionais da Baixada. Hoje, verifiquei que o indicador de estéreo voltou a "acender" na Cultura. E, de fato, conferindo nos fones de ouvidos está lá o bom e espacial som estereofônico da emissora que criou o "jeito santista de fazer rádio". Valeu, Cultura!
SCALLA, BANDEIRANTES E LITORAL: AS EMISSORAS DA SERRA
A Scalla FM (102,9 MHz), após ficar alguns dias fora do ar - pelo menos aqui na Baixada - voltou, e com o sinal aparentemente mais forte. Já a Bandeirantes (90,9 MHz) que tem o sinal mais forte entre as emissoras que transmitem no alto da Serra do Mar, ainda não conseguiu chegar a pleniture de seu sinal. Agora, o sinal do áudio está "estourando". Já a Litoral FM (91,9 MHz) ainda precisa aumentar sua potência. Até em sua cidade-sede, São Vicente, o sinal está com dificuldades de captação. Mas, em São Paulo a emissora já está ganhando ouvintes devido a seu novo alcance. Por exemplo, a emissora pode ser captada nas imediações do Ibirapuera. O que também vale para o ABCD.
E PARA TERMINAR: PORTADORA EM 93,3 - SERIA A RÁDIO DO SINDICATO?
Hoje em São Vicente captei uma portadora na frequência de 93,3 MHz. Portadora, para deixar claro, é um sinal sem áudio. E justamente essa frequência aguarda a nova emissora vicentina em FM, que é de uma fundação mantida pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, conforme já comentei anteriormente aqui. Pode ser um sinal para evitar que rádios comunitárias se instalem na frequência, ou então é apenas um sinal que não tem nada a ver com a nova rádio. Vamos aguardar...
É ISSO AÍ
Valeu pelos comentários recebidos e e-mails. Um abraço a todos e até a próxima!
domingo, 13 de março de 2011
Acordo ortográfico chega à RTP
Desde que foi adotado nos países de língua portuguesa, o Acordo Ortográfico vem pouco a pouco fazendo parte do dia-a-dia das comunidades lusófonas.
No Brasil, de imediato foi eliminado o uso do trema, entre outras mudanças. Em Portugal, as mudanças também vem sendo adotadas, como a eliminação das consoantes não pronuncidas: adoptar virou adotar, directo virou direto. Pelo menos é um dos diversos ítens previstos no acordo.
Por outro lado, em Portugal a ideia também é tirar o "C" de "retrospectiva", o que no Brasil soaria estranho, já que na língua falada nas terras brasileiras o "C" de "retrospeCtiva" é pronunciado, o que não justificaria a mudança. Assim como perspectiva, entre outras palavras semelhanças.
Em Portugal, no último sábado (12.03.2011) me deparei com um "DIRETO", sem o uso habitual do "DIRECTO" com o "C" (No Brasil, as emissoras de televisão preferem o uso do "AO VIVO").
Capturei com a câmera do celular as imagens da RTP Internacional, que transmitia um jogo de futebol:
Até poucos dias antes, ainda não tinha reparado nessa diferença. Acredito que a nova grafia tenha sido adotada nesta semana mesmo.
Há mais de um ano, a RTP, que é um grupo de comunicações estatal português e que envolve emissoras de televisão e rádio em Portugal e na África, anunciou que iria implementar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.
Com a adoção há uma maior unificação da língua nos países que falam o Português. A distância geográfica entre Portugal e Brasil, por exemplo, vem também provocando há muito tempo uma distância na língua falada e escrita nesses dois países. Atualmente há em manuais de instrução multi-língue que identificam separadamente o Português Europeu e o Português do Brasil. Ou ainda fala-se muito em Português de Portugal e Português brasileiro. Pode ser que o acordo aproxime mais os países que falam português, pelo menos em termos de comunicação e literatura.
Em janeiro de 2011 a RTP fez uma matéria sobre a adoção do sistema em seus programas(:
RTP adota o acordo ortográfico
As alterações ao Acordo Ortográfico vão ser adotadas em Janeiro aqui na RTP. Vamos escrever de forma diferente os genéricos dos programas, as frases informativas que passam em rodapé e no multimédia. Alguns palavras podem causar estranheza. Por exemplo o habitual directo vai em breve perder o C e muitas outras palavras serão escritas também de forma diferente.
2011-01-02 21:20:34
No Brasil, de imediato foi eliminado o uso do trema, entre outras mudanças. Em Portugal, as mudanças também vem sendo adotadas, como a eliminação das consoantes não pronuncidas: adoptar virou adotar, directo virou direto. Pelo menos é um dos diversos ítens previstos no acordo.
Por outro lado, em Portugal a ideia também é tirar o "C" de "retrospectiva", o que no Brasil soaria estranho, já que na língua falada nas terras brasileiras o "C" de "retrospeCtiva" é pronunciado, o que não justificaria a mudança. Assim como perspectiva, entre outras palavras semelhanças.
Em Portugal, no último sábado (12.03.2011) me deparei com um "DIRETO", sem o uso habitual do "DIRECTO" com o "C" (No Brasil, as emissoras de televisão preferem o uso do "AO VIVO").
Capturei com a câmera do celular as imagens da RTP Internacional, que transmitia um jogo de futebol:
Imagem fotografada da RTP Internacional, em 12 de março de 2011: DIRETO e não mais DIRECTO |
Até poucos dias antes, ainda não tinha reparado nessa diferença. Acredito que a nova grafia tenha sido adotada nesta semana mesmo.
Há mais de um ano, a RTP, que é um grupo de comunicações estatal português e que envolve emissoras de televisão e rádio em Portugal e na África, anunciou que iria implementar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.
Com a adoção há uma maior unificação da língua nos países que falam o Português. A distância geográfica entre Portugal e Brasil, por exemplo, vem também provocando há muito tempo uma distância na língua falada e escrita nesses dois países. Atualmente há em manuais de instrução multi-língue que identificam separadamente o Português Europeu e o Português do Brasil. Ou ainda fala-se muito em Português de Portugal e Português brasileiro. Pode ser que o acordo aproxime mais os países que falam português, pelo menos em termos de comunicação e literatura.
Em janeiro de 2011 a RTP fez uma matéria sobre a adoção do sistema em seus programas(:
RTP adota o acordo ortográfico
As alterações ao Acordo Ortográfico vão ser adotadas em Janeiro aqui na RTP. Vamos escrever de forma diferente os genéricos dos programas, as frases informativas que passam em rodapé e no multimédia. Alguns palavras podem causar estranheza. Por exemplo o habitual directo vai em breve perder o C e muitas outras palavras serão escritas também de forma diferente.
2011-01-02 21:20:34
Surf na Internet: programa on-line do TVTribuna.com
O site do Surf na Internet, do TVTribuna.com |
Surf, além de esporte, é também um estilo de vida para muita gente na Baixada Santista e também em todo o litoral brasileiro.
Focado nesse público o site TVTribuna.com, da TV Tribuna (afiliada Rede Globo na Baixada Santista e Vale do Ribeira) criou o programa on-line Surf na Internet, que também tem um hot site com dicas, notícias sobre o esporte, além do blog do Surf, escrito por gente da área.
O programa inédito vai ao ar toda quarta-feira, às 4 da tarde. Todos os vídeos anteriores ficam disponíveis no site.
SEBASTIAN ROJAS
Com 25 anos de carreira, fotógrafo fala sobre suas aventuras atrás de ondas perfeitas
O Surf na Internet desta semana aborda os 25 anos de muita criatividade, inovação e, claro, amor ao esporte, do fotógrafo Sebastian Rojas.
Para marcar a data tão especial, a apresentadora Xenda Amici juntamente com o fotógrafo se dirigiram até o Quebra-Mar, em Santos, para uma session. Os 'modelos' convidados foram os amigos Picuruta e Leco Salazar, e ainda a dupla de videoblogueiros do TV Tribuna.com, Pauê e Fildzz.
Entre uma pose e outra, o internauta que acessar www.tvtribuna.com/surfnainternet acompanha a entrevista exclusiva com Sebastian, que conta sobre o início de sua carreira e os principais desafios que enfrentou nos picos de surf mais famosos do mundo em busca da foto perfeita.
Sebastian Rojas - Nascido em 1960, na cidade de São Paulo, com um ano de idade mudou-se para Santos e passou a viver em frente a praia do Embaré. Apaixonado pelo mar desde pequeno e acostumado com as ondas e as aventuras que envolviam a arte de surfar, foi paralelamente aprendendo e se interessando pela fotografia.
Em 1984, começou a fotografar por hobby dentro d´água por entre as ondas do Guarujá e litoral norte de São Paulo. A partir de 1985 passou a fotografar para revistas especializadas em surf, o que foi decisivo, o empurrão que faltava. Países como Austrália, Hawaii, Tahiti, Indonésia, entre tantos outros com ondas perfeitas, já foram alvo de suas lentes. Assim, diversas revistas internacionais, naturalmente, passaram a requisitar seus trabalhos.
Clique aqui para ir ao Surf na Internet
SEBASTIAN ROJAS
Com 25 anos de carreira, fotógrafo fala sobre suas aventuras atrás de ondas perfeitas
O Surf na Internet desta semana aborda os 25 anos de muita criatividade, inovação e, claro, amor ao esporte, do fotógrafo Sebastian Rojas.
Sebastian Rojas |
Entre uma pose e outra, o internauta que acessar www.tvtribuna.com/surfnainternet acompanha a entrevista exclusiva com Sebastian, que conta sobre o início de sua carreira e os principais desafios que enfrentou nos picos de surf mais famosos do mundo em busca da foto perfeita.
Sebastian Rojas - Nascido em 1960, na cidade de São Paulo, com um ano de idade mudou-se para Santos e passou a viver em frente a praia do Embaré. Apaixonado pelo mar desde pequeno e acostumado com as ondas e as aventuras que envolviam a arte de surfar, foi paralelamente aprendendo e se interessando pela fotografia.
Em 1984, começou a fotografar por hobby dentro d´água por entre as ondas do Guarujá e litoral norte de São Paulo. A partir de 1985 passou a fotografar para revistas especializadas em surf, o que foi decisivo, o empurrão que faltava. Países como Austrália, Hawaii, Tahiti, Indonésia, entre tantos outros com ondas perfeitas, já foram alvo de suas lentes. Assim, diversas revistas internacionais, naturalmente, passaram a requisitar seus trabalhos.
Clique aqui para ir ao Surf na Internet
quarta-feira, 9 de março de 2011
Aumentando o alcance do wi-fi através de um repetidor
Antes de mais nada, esta postagem pretende apenas dividir com você a experiência que tive ao tentar ampliar minha rede sem fios.
Como em outras postagens sobre internet aqui no Blog, gosto de fazer uma postagem com a solução, sem blá-blá-blás... Claro que se você tiver equipamentos de maior alcance, seu resultado será bem maior e as ideias de se aumentar o alcance com "latas de Pringles" também são boas... então vale a pena reunir todas as sugestões, e aliar todas as possibilidades e aplicar a sua necessidade.
DOIS ROTEADORES
De longe não é qualquer propaganda das marcas e modelos aqui citados (até que seria bom...) Nem tão pouco é a garantia de que esse sistema irá funcionar em outras condições ou a longas distâncias. Apenas, uma solução imediata e a um preço aceitável, de como aumentar o alcance de sua rede wireless: utilizando um segundo roteador operando no modo repetidor (não é access point ou ponto de acesso, é repetidor mesmo!).
Como há muitas controvérsias encontradas em foruns e lojistas, eu mesmo acabei encontrando uma solução, a despeito de opiniões que julgavam que seria "impossível" com os equipamentos que tinha em mãos, especialmente meu roteador chamado de "obsoleto" por alguns vendedores.
Moro relativamente próximo do meu trabalho, e então quis levar a internet e a rede que já possuía em casa através do meu velho (e pra mim bom) roteador D-Link DI-524, até um computador que fica a cerca de 40 metros distante, com muitas paredes no caminho, e no andar térreo. Via wireless!
Cabe também um comentário sobre o roteador DI 524 da D-Link: para mim esse roteador sempre foi bom: há 4 anos em funcionamento ininterrupto, após apagões, raios e até uma reforma que tive em casa. Contrariando muitas opiniões que não recomendam esse roteador, por aqui ele está bem vindo e trabalhando bastante...
COM VOCÊS, O ROTEADOR DA ASUS
Após pesquisar em sites e em lojas, uma solução oferecida para mim foi utilizar o Roteador da Asus RT-N10+ no modo Repetidor. Ou seja, um segundo roteador - de outra marca - só que funcionando como um retransmissor. Segundo o lojista, esse roteador "enxerga" os sinais disponíveis em wireless como se fosse um notebook, ou um receptor qualquer de wi-fi. Então, o repetidor cria um novo sinal, com o mesmo nome e senha do roteador original, e estrategicamente instalado "no meio do caminho" ele levaria o sinal até um outro PC distante.
Confesso que estranhei a marca, pois na maioria das lojas havia o TP-Link, D-Link, LinkSys, Intelbrás, entre outros, mas não conhecia ASUS, ao que o vendedor logo me lembrou sobre a marca que é famosa na área de placas-mãe, notebooks entre outros. Ah, sim! Resolvi dar um crédito de confiança ao vendedor. Valeu!
CAMINHO CHEIO DE PAREDES E PAVIMENTOS
Veja a foto do Google Earth, com as minhas condições:
Devido a quantidade de paredes e também a diferença de altura entre o meu roteador e o PC-alvo, tive que fazer algumas tentativas até achar um bom "meio-do-caminho". Obviamente a ilustração acima mostra o caminho desejado, mas claro que as ondas se propagam em todas as direções...
Não pretendo aqui ensinar como configurar o roteador como repetidor, já que no manual ou no próprio set up do ASUS RT-N10+ tudo está bem claro e fácil de ajustar. Um detalhe é que pode-se configurar o repetidor via wireless, porém a cada mudança feita, o computador perde o login do repetidor, o que tem que ser refeito, e assim por diante, por várias vezes. O ideal é ajustar o repetidor via cabo ligado a um notebook, já no local onde se pretende instalar o roteador-repetidor, ou seja "no meio do caminho".
O primeiro passo, relembrando é alterar o modo do roteador RT-N10, na tela de modo de operação:
Estando meu roteador-gerador (no meu caso, o D Link) ligado, e emitindo o sinal de sempre, o próximo passo é ligar o repetidor (o ASUS) em um ponto qualquer, um pouco distante do gerador (ou seja, "no meio do caminho").
Basicamente, em primeríssimo lugar deve-se mudar a senha do admin para uma à sua escolha. Depois, o repetidor vai localizar as redes wireless disponíveis na área - várias são encontradas - inclusive a sua - e seleciona-se a rede desejada, quando então vai ser solicitada a senha do wi-fi (que é aquela que você já tinha no roteador "gerador"). Se o repetir não encontrar a sua rede do roteador, então deve-se mudar de local do repetidor até que ele consiga captar o sinal do roteador-gerador.
Pronto, aguarda-se alguns segundos e até minutos. Depois, tudo OK.
O que achei ótimo foi que toda mudança feita no roteador "mãe" é assumida no repetidor. Mudei o nome da rede, e o repetidor assumiu esse novo nome (também chamado de SSID), automaticamente. Até senhas, etc, tudo o que o roteador envia, o repetidor aceita e retransmite.
Enfim, foi criada uma ligação entre a minha rede (de casa) ao computador do trabalho, via wireless.
NÃO DESISTA
Enfim, após muitos me desanimarem dizendo que teria que ter repetidor e roteador da mesma marca, ou roteador "n", etc, posso dizer que apenas a aquisição desse segundo roteador (que funciona como repetidor) funcionou bem. Aliás, está funcionando bem. Claro que se eu tivesse um roteador com alcance maior - ao invés do meu D-Link DI 524 - a recepção do Repetidor seria melhor, e a velocidade melhoraria.
Mas, do jeito que está, consigo, do computador do meu trabalho conectar qualquer computador ou impressora da minha casa, desde que estejam ligados(!!!!)
Confesso que não foi fácil, fiz várias tentativas até achar um bom ponto "no meio do caminho", aliado a dificuldades com o meu adaptador wireless USB no computador remoto que vivia desconfigurando. Foram 3 dias até encontrar o ponto ideal.
Prós: conseguir acessar arquivos de qualquer computador da rede e navegar na internet para acessar e-mails, e instalar programas, nada que exija grandes velocidades de conexão. O custo do roteador da ASUS RT-N10+ é médio, cerca de R$ 150,00, onde eu comprei. Mas, dá para encontrar mais em conta... Um detalhe é que tem-se dois pontos de transmissão iguais, com o mesmo nome, só que instalados em lugares diferentes. O notebook nem percebe quem é quem...
Contras: a velocidade, no meu caso, é baixa pois, apesar de gostar do meu D-Link DI524, ele não possibilita a banda "n" o que poderia melhorar a performance (que cheguei a conseguir com o meu segundo roteador ASUS RT-N10+). A instabilidade do sinal às vezes aumenta, talvez por interferências, ou até mesmo condições climáticas. Mas, quando o sinal se estabiliza é tudo muito bom.
É uma ótima solução para quem tem dificuldades de sinal em casa ou em uma pequena empresa, pois o repetidor reforça o sinal em pontos de fraca intensidade. E a segurança continua a mesma do roteador, já que o repetidor assume as mesmas condições de senhas, no caso WPA.
BÔNUS: OUTRA CONQUISTA COM O REPETIDOR: CONECTAR MINHA TV À INTERNET
Acabei adquirindo mais um roteador R-N10+ para usar em casa: também como repetidor, instalei-o junto a TV da sala - é uma Philips LED 40" 6615, que tem acesso a computadores e a internet.
Até então, não tinha conseguido um meio de ligar a TV à rede WI-FI de casa pois teria que instalar uma fiação do roteador (o meu velho e bom D-Link 524), no escritório de casa, até a sala.
E o adaptador wireless indicado pela Philips, o PTA 01 estava impossível de encontrar.
Então, instalei o roteador ASUS RT-N10+ no modo repetidor na sala junto a TV. O repetidor recebe via wireless o sinal da internet, gerada com o roteador do escritório.
E com um cabo LAN comum conectei o repetidor na respectiva entrada da TV. Pronto! Resolvido.
A TV consegue acessar qualquer vídeo ou áudio do meu notebook e assistir na TV, sem fios, com ótima qualidade e excelente velocidade de transmissão.
E ainda: pode-se acessar a internet e uma série de opções que a Philips NET TV, no menu do aparelho de TV, oferece, como Youtube, rádios, TV Terra, e uma série de "canais", além de qualquer site da web, já que há um navegador. Também as futuras atualizações da própria TV poderão ser instaladas (firmware).
O ruim é ter que ficar digitando através do controle remoto da TV, no caso da navegação na internet. Mas, foi uma solução, que além de ligar a TV à internet, melhorou o sinal do wi-fi da minha casa em pontos onde o sinal era fraco, pois o wi-fi do repetidor gera um novo ponto de acesso wireless.
É claro que esta solução não vale apenas para as TV's da Philips, e sim, para qualquer tv que tenha acesso a LAN, ou WLAN.
ASSISTINDO NA TV VIDEOS QUE ESTÃO NO COMPUTADOR
Com a plataforma do Windows 7, por exemplo, a TV no modo Procurar PC vai encontrar seus vídeos, fotos e músicas que estão disponíveis nos Dispositivos de Mídia. Com o controle remoto da TV, você vai encontrar, por exemplo, um filme que esteja gravado no computador. E pronto, basta dar play. O filme será lido pela TV, via wireless (ou via ethernet, LAN, WLAN, etc) direto do Computador. E o que é melhor: pode-se continuar trabalhando no computador, acessar a internet, etc. Obviamente, o computador tem que estar ligado enquanto o filme é exibido na TV.
O que nos leva a conclusão que a próxima TV a ser adquirida tem que ter acesso a Internet e também acesso a rede local wireless, ou com fio, ou seja, que possa ser ligada a um computador.
Esta postagem até poderia ser "como instalar a internet em uma tv de led da Philips" ou "como ligar a TV a um roteador", etc.
Mais uma vez, lembro que esta é uma experiência que tive usando esses roteadores, para a solução do meu problema. Não garanto que isso vá funcionar em outras situações.
Boa sorte!
Como em outras postagens sobre internet aqui no Blog, gosto de fazer uma postagem com a solução, sem blá-blá-blás... Claro que se você tiver equipamentos de maior alcance, seu resultado será bem maior e as ideias de se aumentar o alcance com "latas de Pringles" também são boas... então vale a pena reunir todas as sugestões, e aliar todas as possibilidades e aplicar a sua necessidade.
DOIS ROTEADORES
De longe não é qualquer propaganda das marcas e modelos aqui citados (até que seria bom...) Nem tão pouco é a garantia de que esse sistema irá funcionar em outras condições ou a longas distâncias. Apenas, uma solução imediata e a um preço aceitável, de como aumentar o alcance de sua rede wireless: utilizando um segundo roteador operando no modo repetidor (não é access point ou ponto de acesso, é repetidor mesmo!).
Como há muitas controvérsias encontradas em foruns e lojistas, eu mesmo acabei encontrando uma solução, a despeito de opiniões que julgavam que seria "impossível" com os equipamentos que tinha em mãos, especialmente meu roteador chamado de "obsoleto" por alguns vendedores.
Moro relativamente próximo do meu trabalho, e então quis levar a internet e a rede que já possuía em casa através do meu velho (e pra mim bom) roteador D-Link DI-524, até um computador que fica a cerca de 40 metros distante, com muitas paredes no caminho, e no andar térreo. Via wireless!
Roteador DI 524 da D-Link |
Cabe também um comentário sobre o roteador DI 524 da D-Link: para mim esse roteador sempre foi bom: há 4 anos em funcionamento ininterrupto, após apagões, raios e até uma reforma que tive em casa. Contrariando muitas opiniões que não recomendam esse roteador, por aqui ele está bem vindo e trabalhando bastante...
COM VOCÊS, O ROTEADOR DA ASUS
Roteador ASUS RT-N10+ configurado para ser REPETIDOR |
Confesso que estranhei a marca, pois na maioria das lojas havia o TP-Link, D-Link, LinkSys, Intelbrás, entre outros, mas não conhecia ASUS, ao que o vendedor logo me lembrou sobre a marca que é famosa na área de placas-mãe, notebooks entre outros. Ah, sim! Resolvi dar um crédito de confiança ao vendedor. Valeu!
CAMINHO CHEIO DE PAREDES E PAVIMENTOS
Veja a foto do Google Earth, com as minhas condições:
O objetivo era ligar o sinal do roteador, no segundo andar, ao PC no térreo a cerca de 40 metros de distância. |
Devido a quantidade de paredes e também a diferença de altura entre o meu roteador e o PC-alvo, tive que fazer algumas tentativas até achar um bom "meio-do-caminho". Obviamente a ilustração acima mostra o caminho desejado, mas claro que as ondas se propagam em todas as direções...
Não pretendo aqui ensinar como configurar o roteador como repetidor, já que no manual ou no próprio set up do ASUS RT-N10+ tudo está bem claro e fácil de ajustar. Um detalhe é que pode-se configurar o repetidor via wireless, porém a cada mudança feita, o computador perde o login do repetidor, o que tem que ser refeito, e assim por diante, por várias vezes. O ideal é ajustar o repetidor via cabo ligado a um notebook, já no local onde se pretende instalar o roteador-repetidor, ou seja "no meio do caminho".
O primeiro passo, relembrando é alterar o modo do roteador RT-N10, na tela de modo de operação:
Tela de modo de operação (em português) com versão de firmware atualizado |
Esquema do roteador como repetidor no manual do ASUS RT-N10+ na versão original em inglês |
Estando meu roteador-gerador (no meu caso, o D Link) ligado, e emitindo o sinal de sempre, o próximo passo é ligar o repetidor (o ASUS) em um ponto qualquer, um pouco distante do gerador (ou seja, "no meio do caminho").
Basicamente, em primeríssimo lugar deve-se mudar a senha do admin para uma à sua escolha. Depois, o repetidor vai localizar as redes wireless disponíveis na área - várias são encontradas - inclusive a sua - e seleciona-se a rede desejada, quando então vai ser solicitada a senha do wi-fi (que é aquela que você já tinha no roteador "gerador"). Se o repetir não encontrar a sua rede do roteador, então deve-se mudar de local do repetidor até que ele consiga captar o sinal do roteador-gerador.
Pronto, aguarda-se alguns segundos e até minutos. Depois, tudo OK.
O que achei ótimo foi que toda mudança feita no roteador "mãe" é assumida no repetidor. Mudei o nome da rede, e o repetidor assumiu esse novo nome (também chamado de SSID), automaticamente. Até senhas, etc, tudo o que o roteador envia, o repetidor aceita e retransmite.
Enfim, foi criada uma ligação entre a minha rede (de casa) ao computador do trabalho, via wireless.
NÃO DESISTA
Enfim, após muitos me desanimarem dizendo que teria que ter repetidor e roteador da mesma marca, ou roteador "n", etc, posso dizer que apenas a aquisição desse segundo roteador (que funciona como repetidor) funcionou bem. Aliás, está funcionando bem. Claro que se eu tivesse um roteador com alcance maior - ao invés do meu D-Link DI 524 - a recepção do Repetidor seria melhor, e a velocidade melhoraria.
Mas, do jeito que está, consigo, do computador do meu trabalho conectar qualquer computador ou impressora da minha casa, desde que estejam ligados(!!!!)
Confesso que não foi fácil, fiz várias tentativas até achar um bom ponto "no meio do caminho", aliado a dificuldades com o meu adaptador wireless USB no computador remoto que vivia desconfigurando. Foram 3 dias até encontrar o ponto ideal.
Prós: conseguir acessar arquivos de qualquer computador da rede e navegar na internet para acessar e-mails, e instalar programas, nada que exija grandes velocidades de conexão. O custo do roteador da ASUS RT-N10+ é médio, cerca de R$ 150,00, onde eu comprei. Mas, dá para encontrar mais em conta... Um detalhe é que tem-se dois pontos de transmissão iguais, com o mesmo nome, só que instalados em lugares diferentes. O notebook nem percebe quem é quem...
Contras: a velocidade, no meu caso, é baixa pois, apesar de gostar do meu D-Link DI524, ele não possibilita a banda "n" o que poderia melhorar a performance (que cheguei a conseguir com o meu segundo roteador ASUS RT-N10+). A instabilidade do sinal às vezes aumenta, talvez por interferências, ou até mesmo condições climáticas. Mas, quando o sinal se estabiliza é tudo muito bom.
É uma ótima solução para quem tem dificuldades de sinal em casa ou em uma pequena empresa, pois o repetidor reforça o sinal em pontos de fraca intensidade. E a segurança continua a mesma do roteador, já que o repetidor assume as mesmas condições de senhas, no caso WPA.
BÔNUS: OUTRA CONQUISTA COM O REPETIDOR: CONECTAR MINHA TV À INTERNET
A TV de LED Philips com conexâo à internet e a rede local |
Acabei adquirindo mais um roteador R-N10+ para usar em casa: também como repetidor, instalei-o junto a TV da sala - é uma Philips LED 40" 6615, que tem acesso a computadores e a internet.
Até então, não tinha conseguido um meio de ligar a TV à rede WI-FI de casa pois teria que instalar uma fiação do roteador (o meu velho e bom D-Link 524), no escritório de casa, até a sala.
E o adaptador wireless indicado pela Philips, o PTA 01 estava impossível de encontrar.
Então, instalei o roteador ASUS RT-N10+ no modo repetidor na sala junto a TV. O repetidor recebe via wireless o sinal da internet, gerada com o roteador do escritório.
E com um cabo LAN comum conectei o repetidor na respectiva entrada da TV. Pronto! Resolvido.
A TV consegue acessar qualquer vídeo ou áudio do meu notebook e assistir na TV, sem fios, com ótima qualidade e excelente velocidade de transmissão.
E ainda: pode-se acessar a internet e uma série de opções que a Philips NET TV, no menu do aparelho de TV, oferece, como Youtube, rádios, TV Terra, e uma série de "canais", além de qualquer site da web, já que há um navegador. Também as futuras atualizações da própria TV poderão ser instaladas (firmware).
O ruim é ter que ficar digitando através do controle remoto da TV, no caso da navegação na internet. Mas, foi uma solução, que além de ligar a TV à internet, melhorou o sinal do wi-fi da minha casa em pontos onde o sinal era fraco, pois o wi-fi do repetidor gera um novo ponto de acesso wireless.
É claro que esta solução não vale apenas para as TV's da Philips, e sim, para qualquer tv que tenha acesso a LAN, ou WLAN.
ASSISTINDO NA TV VIDEOS QUE ESTÃO NO COMPUTADOR
Com a plataforma do Windows 7, por exemplo, a TV no modo Procurar PC vai encontrar seus vídeos, fotos e músicas que estão disponíveis nos Dispositivos de Mídia. Com o controle remoto da TV, você vai encontrar, por exemplo, um filme que esteja gravado no computador. E pronto, basta dar play. O filme será lido pela TV, via wireless (ou via ethernet, LAN, WLAN, etc) direto do Computador. E o que é melhor: pode-se continuar trabalhando no computador, acessar a internet, etc. Obviamente, o computador tem que estar ligado enquanto o filme é exibido na TV.
O que nos leva a conclusão que a próxima TV a ser adquirida tem que ter acesso a Internet e também acesso a rede local wireless, ou com fio, ou seja, que possa ser ligada a um computador.
Esta postagem até poderia ser "como instalar a internet em uma tv de led da Philips" ou "como ligar a TV a um roteador", etc.
Mais uma vez, lembro que esta é uma experiência que tive usando esses roteadores, para a solução do meu problema. Não garanto que isso vá funcionar em outras situações.
Boa sorte!
Assinar:
Postagens (Atom)