quinta-feira, 31 de julho de 2008

CQC: UOL Bate-papo com Marcelo Tas e Marco Luque

Aqui o video com o Bate-papo do UOL com Marcelo Tas e Marco Luque, do CQC - Custe o que custar da Band:

terça-feira, 29 de julho de 2008

Diferente

Suporte duplo para Rede Aérea do Trólebus e de Bonde - Foto de Emilio Pechini Algo de novo no "ar", na rede aérea dos trólebus e bondes: são os novos suportes que estão sendo instalados ao longo da rua Brás Cubas, entre as ruas Amador Bueno e João Pessoa. Os novos suportes, duplos, atenderão tanto a rede aérea dos trólebus (cuja fiação já está instalada) e a de bonde a ser instalada no espaço ao lado. Então será possível o tráfego de trólebus e bonde nesta mesma rua, ao que já acontece na rua General Câmara, entre a Praça Mauá e Rui Barbosa, porém lá o espaço é bem maior. Note-se que Santos é a única cidade em todo o Brasil onde trólebus e bonde elétrico circulam lado a lado. Veja abaixo como está a rua Brás Cubas, já com os trilhos do bonde porém ainda sem a rede aérea unifilar para o sistema:

Suporte duplo

Note que os bondes não podem desviar dos trilhos, portanto a rede aérea deste terá que ser instalada exatamente sobre onde o bonde irá passar. Já os trólebus não têm o mesmo problema, pois suas alavancas são auto adaptadas (movem-se para alcançar a rede):



Estes suportes "duplos" já foram muito utilizados em ruas de Santos onde havia circulação de trólebus nos dois sentidos. Aqui, uma foto de 2003 (na época eu não tinha máquina digital) onde havia ainda a fiação na rua Osvaldo Cóchrane, corredor da linha 8 de trólebus que já não era usada havia cerca de 10 anos:
Rua Osvaldo Cochrane com a rede aérea de trólebus ainda instalada em suporte duplo

Aqui, na avenida Epitácio Pessoa, permanece "escondido" um suporte duplo próximo ao cruzamento com o canal 4 por onde circularam as linhas 5, 54 e 4 de trólebus:
Suporte duplo para rede aérea de trólebus na avenida Epitácio Pessoa - foto de Emilio Pechini em 2006

E este é um suporte duplo na rua Silva Jardim, também foi utilizado pela antiga linha 8 de trólebus que hoje é percorrida por ônibus comuns:

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Trilhos de Bonde na General Câmara

Obras na rua General Câmara - foto de Emilio Pechini
A imagem acima mostra a instalação dos trilhos de bonde na Rua General Câmara, entre a rua Itororó e D. Pedro II / Praça Mauá. Com a obra, os trólebus não estão podendo circular - note a rede aérea na foto.
Abaixo outro trecho também da Rua General Câmara, próximo à rua Senador Feijó:
Rua General Câmara próximo a rua Senador Feijó já com os trilhos de bonde - foto de Emilio Pechini


Veja esta foto antiga da rua General Câmara:
Trilhos de bondes na rua General Câmara próximo a rua Martim Afonso - A TRIBUNA DE SANTOS - MAIO DE 1967
A foto acima mostra problemas com o estacionamento de carros na rua General Câmara, atrapalhando os ônibus de fazerem a conversão. Nota-se os trilhos de bonde, em pleno uso na época (os trólebus não circulavam por esta rua). Maio de 1967. Veja abaixo o mesmo local, com os trilhos novos de bondes - os antigos que ficavam no meio da via foram retirados:
Rua General Câmara - próxima a rua Martim Afonso - foto de Emilio Pechini


Retirada de trilhos de bonde na Praça Mauá - centro de Santos - Outubro de 1967 - A TRIBUNA DE SANTOS 10/1967
Já a foto acima, de outubro de 1967 mostra as obras de retirada dos trilhos de bonde da Praça Mauá, os bonde que até abril faziam ponto final na Praça, junto ao antigo - e atual - abrigo de bondes, não mais circulavam pela praça, sendo seus pontos finais transferidos para outros locais, como a rua Augusto Severo. Os trólebus, já desde o começo daquele ano, já faziam ponto inicial na Praça Mauá, como este da foto do jornal A Tribuna.


Vale lembrar que após as obras atuais da instalação dos trilhos de bondes, os trólebus da linha 20 deverão voltar a circular, estamos aguardando a volta dos Mafersa às ruas e avenidas de Santos, afinal mais trólebus corresponde a menos poluição emitida pelos ônibus comuns, além do conforto muito maior que os ônibus elétricos proporcionam ao passageiro.
NOTA DO BLOGUEIRO: ESTA POSTAGEM TEVE ACRÉSCIMO DE MAIS FOTOS OBTIDAS E INCLUÍDAS EM 29/07/2008

PARTICIPE DA COMUNIDADE DOS AMIGOS DOS TRÓLEBUS E BONDES - CLIQUE AQUI
Participe da Comunidade do Orkut dos Amigos dos Trólebus e Bondes - Clique na figura acima

sábado, 26 de julho de 2008

Fotos do Sábado - 26/07/2008

Aqui, as minhas fotos da praia do Embaré em Santos, próximo ao Canal 5, com jardins, ciclovia e faixa da areia. Fotos de hoje, Sábado 26 de Julho de 2008. Dia de muito sol e temperatura bem agradável.

Ciclovia entre o jardim e a avenida:
Santos - SP - Brasil - Foto de Emilio Pechini

Faixa de areia tendo ao fundo a Ilha Porchat
Santos - SP - Brasil - Foto de Emilio Pechini


Avenida Bartolomeu de Gusmão
Santos - SP - Brasil - Foto de Emilio Pechini

Um dos "caminhos" dos jardins das praias de Santos, e um banco esperando você.
Santos - SP - Brasil - Foto de Emilio Pechini

À esquerda o Canal 5, com a ponte de pedestres.Ao fundo, a Ilha das Palmas, vista da praia do Embaré. Em primeiro plano, note os dois postes aguardando as redes para o Futvolley (ou Futevôlei).
Santos - SP - Brasil - Foto de Emilio Pechini



E estão trocando os postes de iluminação das avenidas da praia, note os postes antigos (em formato de trevo e 4 folhas), que tinham iluminação amarelada. Agora, a iluminação é diferente, alinhada e com luz branca
 Santos - SP - Brasil - Foto de Emilio Pechini

Aqui os postes antigos que estão sendo substituídos por novos (ao fundo já se vê alguns novos)
Santos - SP - Brasil - Foto de Emilio Pechini

Detalhe dos dois estilos de iluminação.
Santos - SP - Brasil - Foto de Emilio Pechini

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Reclames antigos

Recebi via e-mail uma série de imagens de anúncios antigos de empresas de Santos, algumas foram extintas e outras continuam firmes e fortes:

Loja Sears: em Santos ela tinha duas entradas onde hoje há um mini-shopping com boxes, na Rua Amador Bueno e Avenida São Francisco. Em São Paulo, uma que eu lembro é onde atualmente é o Shopping Paulista. Lembro que foi na loja Sears de Santos que minha mãe comprou o nosso primeiro aparelho de videocassete. Nos Estados Unidos a empresa continua no setor:
Reprodução de anúncio no jornal A Tribuna de Santos

Discopa era um gigante dos móveis e eletrodomésticos em Santos. Na extinta TV Santos - canal 5 (1957-1958) a loja patrocinava diversos programas como "Discopa Informa" e "Telenotícias Discopa":
Reprodução de anúncio no jornal A Tribuna de Santos

Aqui anúncio da fábrica de biscoitos e balas "Dílis", que ficava na rua Batista Pereira, no Macuco. Lembro que quando eu era criança, íamos até a lojinha que havia junto à fábrica e comprávamos biscoitos direto da fábrica. De lá, pegávamos o trólebus 8.

Reprodução de anúncio no Almanaque da Baixada Santista


Cibus: anúncio muito veiculado em A Tribuna, sobre o restaurante chique que ficava na esquina da avenida Conselheiro Nébias com a praia (Av. Vicente de Carvalho), no Boqueirão, onde atualmente há uma farmácia.
Reprodução de anúncio no jornal A Tribuna de Santos



Carvalho Grillo: loja de material para construção, ficava onde hoje é a Igreja Universal da Ana Costa, próximo à linha férrea. Aliás, havia até um ramal de trem para dentro do depósito da empresa, de tão importante que foi nesse ramo:
Reprodução de anúncio no jornal A Tribuna de Santos

A.D. Moreira, que na ocasião adotou o Bondinho como símbolo da loja, tendo também como referência a localização da loja no início da Avenida Ana Costa, próximo ao então SMTC:


Tradicional "Casa das Máquinas":


A Casa do Queijo, no Parque Balneário Center, anúncio por volta de 1980:


A tradicional Lojas Gomes, sobre a inaguração da filial na Avenida Ana Costa:


A loja Kaufmann na época somente no Centro e depois expandiu para o Gonzaga:


O tradicional "Ao Chopp do Gonzaga", hoje exatamente no mesmo local:



A Casa Affonso Moreira, em 1944 - note o telefone com apenas 4 algarismos:

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Navios para visitação no Porto de Santos


Um turismo diferente: neste Sábado e Domingo 7 navios da Marinha do Brasil vão estar abertos à visitação no Porto de Santos.

No cais da Marinha, entre os armazéns 27 e 29:
Fragatas Independência atracarão as fragatas Independência e Niterói

No cais do Porto, entre os armazéns 30 e 32:
Fragatas Rademaker, Bosísio; as corvetas Frontin e Inhaúna e o navio-tanque Almirante Gastão Motta.

Horário: das 14 às 17 horas.
Obs.: geralmente há longas filas, vale a pena chegar cedo.

Mais informações: A Tribuna

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Marco Luque na Terça Insana em Santos

A Tribuna Online - VARIEDADES - TEATRO

Marco Luque, um dos integrantes da bancada do CQC da Band estará em Santos, com o Terça Insana "Fora-da-Lei" no Teatro Coliseu na Sexta(25/7) e Sábado(26/7), como os ingressos se esgotaram vai ter sessão extra neste Sábado. Veja em A Tribuna

Veja um clipe com videos de diversos trabalhos de Marco Luque em:


Aqui, Marco Luque no Programa do Jô, em "O Motoboy"


Aqui, Marco Luque é o taxista Silas Simplesmente - mais de 1,4 milhões de acessos!


E neste video, também com o Jô Soares, Marco Luque é Pepê


Aqui, o Mágico:


E aqui a página de videos do Marco Luque no Youtube Marco Luque está no programa CQC - Custe o que Custar, todas as segundas, 10 da noite, na Band.

E aqui o link para o site da Terça Insana

terça-feira, 22 de julho de 2008

Bondes de São Paulo em 1948

Guia de São Paulo de 1948, dos editores Modesto & Donato em formato de bolso tem muitas informações, como Passeios, Repartições Públicas, Hospitais, Ruas e Vilas de Sao Paulo, Linhas de Bondes e de Ônibus, Cinemas, Teatros.

Aos poucos e de acordo com o interesse vou transcrever algumas informações do Guia, para você comparar com os dias de hoje, bem como as linhas de ônibus e de bondes de São Paulo.


Guia de S. Paulo - 1948




Os bondes de São Paulo: (irei completar os itinerários no futuro):

1 - JARAGUÁ

2 - CELSO GARCIA (*)

3 - AVENIDA

4 - IPIRANGA

5 - BELA VISTA

6 - PENHA

7 - PENHA

8 - MOÓCA

9 - DUQUE DE CAXIAS

10 - MOÓCA (VIA RANGEL PESTANA)

11 - BRESSER

12 - TAQUARI (*)

13 - BARRA FUNDA

14 - VILA BUARQUE

15 - FLORÊNCIO DE ABREU (*)

16 - CATUMBI (*)

17 - POMPÉIA (*)

18 - S. CAETANO

19 - PERDIZES

20 - FÁBRICA

21 - HELIÓPOLIS

22 - CAMBUCI

23 - DOMINGOS DE MORAIS

24 - BELÉM

25 - PRAÇA OSWALDO CRUZ (*)

26 - SÃO JORGE (*)

27 - VILA MARIANA

28 - FRADIQUE COUTINHO (*)

29 - PINHEIROS

30 - BOSQUE DA SAÚDE

31 - PRAÇA TEODORO DE CARVALHO

32 - VILA PRUDENTE

33 - SOROCABANA (*)

34 - VILA MARIA

35 - LAPA

36 - ANGÉLICA

37 - ANASTÁCIO

38 - PONTE GRANDE

40 - JARDIM PAULISTA

41 - ÁLVARO RAMOS

42 - OLAVO EGÍDIO

43 - SANTANA

44 - JARDIM PAULISTANO

45 - JARDIM EUROPA

46 - JULIO CONCEIÇÃO (*)

47 - VILA CLEMENTINO

48 - INDEPENDÊNCIA (*)

49 - CANINDÉ

50 - TAQUARI (*)

51 - RUBINO DE OLIVEIRA (*)

52 - BUENOS AIRES

53 - ORIENTE

54 - INHAUMA (*)

55 - CASA VERDE

56 - AV. DR. ARNALDO (*)

57 - SILVA BUENO (*)

58 - CANTAREIRA (*)

59 - BOM PASTOR (*)

SANTO AMARO

É feito o serviço "auxiliar" entre Praça João Mendes e Indianópolis e entre Praça Joâo Mendes e Brooklin Paulista, pelos Bondes Indianópolis e Brooklin.

(*) Estes bondes podem ser suspensos sem prévio aviso.

As informações acima foram transcritas tais quais estão no Guia de S. Paulo de 1948.

São Paulo em 1948

Revirando coisas antigas, encontrei um Guia de São Paulo de 1948. O guia, dos editores Modesto & Donato em formato de bolso tem muitas informações, como Passeios, Repartições Públicas, Hospitais, Ruas e Vilas de Sao Paulo, Linhas de Bondes e de Ônibus, Cinemas, Teatros. Aos poucos e de acordo com o interesse vou transcrever algumas informações do Guia, para você comparar com os dias de hoje, bem como as linhas de ônibus e de bondes de São Paulo.
Horários de partidas de todos os trens de subúrbio, como os intermunicipais e interestaduais.



Guia de S. Paulo - 1948

O Município de São Paulo se divide em 4 distritos e 39 sub-distritos. Os distritos são os seguintes:

1. Baquerivu (ex S. Miguel);

2. Itaquera;

3. Guaianazes (ex Lageado);

4. Perus

Os subdistritos são os seguintes (os N.º de ordem são oficiais):




  1. Liberdade

  2. Penha

  3. N. S. de O

  4. Santa Efigênia

  5. Braz

  6. Consolação

  7. Sant'Ana

  8. Vila Mariana

  9. Belenzinho

  10. Santa Cecília

  11. Cambuci

  12. Butantan

  13. Osasco

  14. Lapa

  15. Bom Retiro

  16. Moóca

  17. Bela Vista

  18. Ipiranga

  19. Perdizes

  20. Jardim América

  21. Saúde

  22. Tucuruvi

  23. Casa Verde

  24. Indianópolis

  25. Pari

  26. Vila Prudente

  27. Tatuapé

  28. Jardim Paulista

  29. Santo Amaro

  30. Ibirapueira

  31. Pirituba

  32. Socorro

  33. Alto da Moóca

  34. Cerqueira César

  35. Barra Funda

  36. Vila Maria

  37. Aclimação

  38. Vila Matilde


Lembrando: isso foi em 1948 e as informações foram transcritas tais como constavam no Guia de S. Paulo de 1948, inclusive o "Ibirapueira" que deve ter sido erro da gráfica, já que aparece em outras partes do Guia a avenida Ibirapuera.

Cuidado: Trólebus na Contramão

A Tribuna de Santos - abril de 1967 em foto retirada do site Trolebus de Santos
Imagine o trólebus acima, vindo na contramão da rua Governador Pedro de Toledo, no bairro do Boqueirão em Santos. Pois era comum isso acontecer, pois algumas ruas que eram duas mãos por mudanças no trânsito tornaram-se mão única, porém a rede de trólebus, mais difícil de ser deslocada impossibilitava que os trólebus seguissem por outras vias, tendo que passar na contramão de várias ruas, além desta, a avenida Epitácio Pessoa, Marechal Deodoro, Galeão Carvalhal, tiveram os gigantes italianos na mão oposta.
Lembrando que a linha 5 de trólebus foi a primeira da cidade e foi inaugurada em 12 de Agosto de 1963. NBa época foram importados da Itália 50 trólebus Fiat - Alfa-Romeo - Marelli - Pistoiese, que rodaram em Santos até meados de 1993. Curiosidade: a rua na época da foto acima (jornal A Tribuna de Santos de Abril de 1967) chamava-se "Embaixador Pedro de Toledo", mas de lá pra cá renomearam o título da rua, tornando-se "Governador Pedro de Toledo". Note também, na placa, o termo "contra a mão". E na época usava-se o termo "tróleibus" (em Portugal o termo usado é "troleicarro").
Trólebus da linha 20 na Praça Mauá, em Santos - foto de Emilio Pechini O sistema de trólebus de Santos, completa este ano 45 anos de operação. Em Santos há hoje apenas uma linha de trólebus, a linha 20 (Praça Mauá-Praça da Independência) e no momento devido às obras do centro (na rua General Câmara, para implantação dos trilhos do sistema de bondes, bem como obras da Comgás) a linha 20 está sendo operada por ônibus comum, portanto a cidade respira um pouco mais de poluição sem os trólebus.
A rua General Câmara quando for liberada novamente, que voltem os nossos trólebus.
Detalhe: Santos é a única cidade do Brasil onde há dois sistemas elétricos de transportes em operação: trólebus e bonde. E além de Santos, somente na Grande São Paulo se encontram em operação os trólebus, apesar de em várias cidades do Brasil ter havido o sistema de ônibus elétricos.
Santos quer respirar melhor, que os trólebus voltem à linha 20 e que surjam mais linhas de trólebus.

É O Amor: Tatuagem

Homem faz tatuagem do rosto da mulher amada no programa É O Amor, com Patrícia Maldonado:




Atenção: Para entrar em contato com o programa entre no site:
band.com.br/eoamor


Para participar entre no site do programa:

(este blog não tem vínculos com o programa, participe exclusivamente pelo site acima ou então MANDE SUA CARTA PELO CORREIO PARA:
CAIXA POSTAL 26084
CEP:05513-970
São Paulo - SP

(As mensagens deixadas nos comentários abaixo não serão encaminhadas ao programa)

É O Amor: Parintins

O Programa É O Amor, da Band, com Patrícia Maldonado vai a Parintins, na Amazônia.



É O Amor vai ao ar todas as terças-feiras, às 10 da noite na Rede Bandeirantes de Televisão.


Para participar entre no site do programa:

(este blog não tem vínculos com o programa, participe exclusivamente pelo site acima ou então MANDE SUA CARTA PELO CORREIO PARA:
CAIXA POSTAL 26084
CEP:05513-970
São Paulo - SP

(As mensagens deixadas nos comentários abaixo não serão encaminhadas ao programa)

CQC - Top Five de 21/07/2008

Top 5 do programa CQC - Custe o que custar, programa de 21 de Julho de 2008:


Parte 1


5 - Embriagado de pijama
4 - Paraquedista cai em cima da Banda Militar - a tuba e o trompete não resistiram...
3 - Policiais e seguranças não usam cinto de segurança;

Parte 2


2 - A menina Maysa do SBT
1 - Clodovil em entrevista ao programa Melhor do Brasil

Bom Dia, Oceano Atlântico!

Inverno com muito sol e sem chuvas nesta manhã de Terça-feira. Fotos da Ponta da Praia, junto ao Canal 6

Praia da Ponta da Praia, tendo ao fundo a Ilha das Palmas.

Praia da Ponta da Praia com playground, e ao fundo, o canal 6 e um dos Faróis da orla da praia: em cima dele está uma das câmeras panorâmicas da TV Tribuna (afiliada à Rede Globo)


E aqui, uma foto em 360 graus: clique para ampliá-la:

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Fotos Noturnas: Canal 4

Canal 4 - Santos - SP - Foto de Emilio PechiniÉ bom estar com uma câmera à mão, nada de tão "flagrante" apenas uma imagem corriqueira, afinal quase todos os dias eu passo por este local, à noite: O canal 4 (que é a avenida Siqueira Campos), que divide os bairros do Boqueirão e do Embaré.
Com a câmera apoiada na mureta do canal (para evitar que as fotos ficassem tremidas, já que usei a opção 'noturna' - aquela que tem o desenhinho da Lua no seletor da câmera digital), aqui estão três fotos do local. A foto em detalhe à esquerda mostra a mureta onde apoiei a câmera para tirar as fotos abaixo:

Ao centro, o canal 4 visto em direção ao Sul (praias):
Canal 4 - Santos - SP - Foto de Emilio Pechini

Virando a câmera para a esquerda, ainda apoiada sobre a mureta, a Academia C4, na esquina da rua Conselheiro Ribas, no bairro do Embaré:
Canal 4 - Santos - SP - Foto de Emilio Pechini
E virando a câmera para a direita, a Academia Renata Azevedo, na esquina com a rua Vitor de Lamare, já no Bairro do Boqueirão.

E aqui, outra foto.
Canal 4 - Santos - SP - Foto de Emilio Pechini
Clique aqui para ver a localização geográfica do local e a foto no site Panoramio.com
Detalhes técnicos da foto:
Exposição:2.000s (1/0)
Distância do foco:6.00mm
F/Parada:f/2.800
Velocidade ISO:ISO100
Sem flash, Obrigatório
Os canais de Santos completaram 100 anos e foram construídos para drenar a água do solo encharcado da cidade, o que ocasionava graves epidemias (a febre amarela, no fim do século XIX dizimou metade da população santista!). Clique aqui para saber mais sobre os 100 anos dos canais de Santos.

Bondes e Trólebus Italianos

O amigo Luigi Luigino, napolitano e residente em Santos, me enviou diversas fotos dos bondes e trólebus na Itália. Notem como lá o que era antigo foi preservado e circula ao lado do moderno. Isso me faz pensar se no Brasil tivessem mantido os bondes, hoje teríamos opções não-poluentes e confiáveis de transporte coletivo, certamente mais confortáveis para o passageiro. Veja as fotos:


Acima, bondes de Milão na garagem em Via Messina.


Bonde 1003


Bonde na Neve em Milão


Trólebus na Piazza Garibaldi com o trólebus ANM (Azienda Napoletana Mobilità) Linha 254 chegando em Nápoles


Garagem de bondes em Milão (Via Messina)


Eurotram - Milão


Bonde SIRIO na Garagem em Milão


Bonde em Milão da ATM (Azienda Trasporti Milano)

Nápoles

Bonde em Nápoles



Primeiro dia de funcionamento do Bonde SIRIO em Nápoles


Bonde na Piazza del Popolo em Roma


Bonde SIRIO na Via Acton em Nápoles


Garagem de Bondes de Roma à noite


Bonde SIRIO em Milão


Trólebus Alfa 1000 Aerfer


Trólebus Alfa ao lado do novo trólebus Breda Ansaldo

Sobre os trólebus acima, Luigi Luigino nos informa:
"Eu acredito que o trólebus Alfa de Napoli seja um "primo" do nosso Pistoiese aqui de Santos porque ele foi fabricado entre 1960 e 1963. Foram fabricados um pouco mais de 100 unidades, sendo que 100 unidades foram para o sistema napoletano. O modelo é um ALFA ROMEO 1000 AERFER longo 11 metros e com a particularidade de ter o volante na direita. Aerfer é encarroçadora do trolébus e os equipamentos elétricos são da OCREN (Officina Costruzioni Riparazioni Elettomecanica Napoletana). Quando eles começaram a funcionar no sistema, os Alfas eram todos biverde (tinham 2 tons de verde na pintura) e depois no começo dos anos 80 foram pintados de cinza e laranja.
Pelo que eu sei ainda existem cerca de 15 modelos Alfa ainda guardados para futuro restauro, pois o modelo da foto acima faz parte da linha 201 turística de Napoli. A maioria dos 84 Alfa 1000 Aerfer foram substituídos em 2002 por modelos tipo Breda Ansaldo depois de 40 anos rodando pelas ruas de Napoli e de suas províncias.
Parece que ainda tem algum Alfa 1000 sobrevivente ainda rodando em Napoli ligando a alguma cidade de província. Dos 100 Alfas adquiridos pelo sistema napoletano, em 2002 existiam ainda 84 em funcionamento pela cidade. Arrivederci!"
Muito obrigado Luigi, pelas fotos e pelas informações!