terça-feira, 28 de abril de 2009
100 Anos de Bonde Elétrico de Santos
Hoje, 28 de Abril é a data que marcou a inaguração do Bonde Elétrico em Santos e São Vicente, cuja linha inaugural ligava a cidade à São Vicente, era a linha 2, que passava pela avenida Ana Costa e pela orla da Praia. Na foto acima, do hot site da Prefeitura de Santos sobre os bondes, vemos o bonde da linha 2 na avenida Ana Costa, em seus primeiros anos de funcionamento. Veja mais fotos e a história: clique aqui.
O trajeto de bondes no centro da cidade de Santos já está em operação desde Setembro de 2000. Agora, está havendo a ampliação e o primeiro trecho já está sendo entregue. Este trecho vai levar os passageiros do bonde ao marco inicial da povoação de Santos.
Veja uma postagem anterior com as obras, roteiro e video em:
http://pechini.blogspot.com/2009/04/comemoracao-dos-100-anos-de-bonde.html
O trajeto antigo, em verde - que continua - e o trajeto adicionado hoje, em azul. Em vermelho o trajeto a ser concluído.
Em comemoração ao centenário dos bondes elétricos de Santos foi inaugurado o primeiro trecho da ampliação da atual linha turística de bondes.
Veja as fotos:
Um enorme painel na Praça Mauá, com uma foto dos bondes exatamente no mesmo local.
O detalhe do painel na Praça Mauá.
Banda Carlos Gomes deu um toque especial à festa.
O bonde aberto e o bonde português 193 aguardando a partida.
Aos passageiros a distribuição de brindes alusivos ao bonde, como um bonde para dobrar.
O Bonde Português 224 no novo trajeto, na Praça Barão do Rio Branco
No Outeiro, um Banner alusivo aos 100 Anos de Bonde Elétrico de Santos
O Outeiro de Santa Catarina. Outeiro significa pequeno morro.
O bonde português 193 chegando ao Outeiro de Santa Catarina
O Bonde aberto teve seu pantógrafo de lira subsituído por uma alavanca devido à proximidade com a fiação dos trólebus, que tem outra voltagem.
O bonde em meio ao trânsito da cidade. Note, à direita ao fundo o Trólebus da linha 20.
O trólebus ao lado do Teatro Coliseu. Por aqui também vai passar o bonde na segunda etapa da ampliação.
O trólebus se aproximando do bonde...
O trólebus ficando lado a lado com o bonde.
Uma cena exclusiva da cidade de Santos no Brasil: trólebus e bonde trafegando lado a lado. Dois veículos movidos à eletricidade juntos.
O trajeto novo passa atrás da Prefeitura de Santos
Banner espalhado por toda a cidade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
SOU NASCIDO E CRIADO EM SANTOS E ME ORGULHO MUITO,VOCÊS ME FIZERAM MATAR A SAUDADE DA MUNHA CIDADE E TAMBEM DA ÉPOCA DE MINHA INFÂNCIA COM OS BONDES E TRÓLEBUS ANTIGOS(ITALIANOS).MEU SONHO SE REALIZOU QUANDO TRABALHEI NA CSTC.TENHO 57 ANOS E ATUALMENTE MORO EM DESCALVADO-SP.PARABENS A TODOS QUE LUTARAM PARA TRAZER OS BONDES DE VOLTA À MINHA QUERIDA SANTOS.MEU NOME É LUIZ PEDRO GONÇALVES CUNHA,TRABALHO ATUALMENTE NA PREFEITURA DE DESCALVADO...OBRIGADO POR ESTA OPORTUNIDADE.
ResponderExcluirÉpoca boa dos bondes em Santos década de 60 pegava bonde p/ passear, trabalhar, curtir um verão legal nos bondes que circulavam na praia. Bonde 10 Pça Mauá/Pça Independencia. e vários outros... seria muito extenso digitar todos aqui. tenho muitas saudades é isso nostalgia... boas lembranças com muita emoção do meu passado até de namoro ufa !!!! obrigado pelo espaço... foi um grande prazer comentar sobre os bondes de Santos.
ResponderExcluirNascido e criado em Santos, acho extremamente gratificante o resgate de nossa história que muitos preferem que seja esquecida alegando que é a marcha do progresso. Porém tenho algumas ressalvas:
ResponderExcluir1) Os bondes de Santos, nunca tiveram aquela pintura que o 40 e o 46 apresentam, pois os fechados tinham pintura de dois tons de verde.
2) Apesar dos "entendidos" alegarem que o 46 foi o primeiro bonde fechado em Santos, não foi. O primeiro bonde fechado em Santos foi um carro grande, o de prefixo "224" que era diferente dos outros posteriores, pois o estribo descia quando as portas abriam. Esse bonde rodava na linha 42.
Depois dele vieram respectivamente o "332","334"e o "324", estes já com a porta de acesso diferente, e só depois destes é que começaram a fechar os pequenos, aí sim o "40" e o "46". Eu gostaria de ver duas coisas, que eu acho que seria interessante para a cidade, mas a turma do contra iria "torpedear" alegando que iria atrapalhar a cidade.
1) O bonde turistico aumentar a linha até a Pça. da Independencia.
2) Voltar com a linha de trolebus 4 e reativar a antiga linha 45 pela Afonso Pena até a Ponta da Praia. Mas pelo jeito só vou ficar na saudade.
Historiador Anonimo