![]() |
Bonde passando em frente a antiga Santa Casa, na avenida São Francisco nos anos 1930 |
Pode-se dizer que a cidade de Santos desde a fundação da vila em 1546 até 1900 ficou limitada a região central e o Paquetá. Porém, a implantação da rede de esgoto e a construção dos canais impulsionou o desenvolvimento da cidade no início do Século XX. Ao mesmo tempo, a eletricidade passava a ser uma realidade em Santos, sendo o serviço regulamentado em 1902. O serviço de bondes, ainda de tração animal, passavam a contar com a energia elétrica, sendo em 28 de abril de 1909 inaugurada a primeira linha de bondes com eletricidade, a linha 2.
SATURNINO DE BRITO E A CITY
O engenheiro Saturnino de Brito em foto no museu da Sabesp |
Os canais começaram a cortar a cidade de norte a sul, e seus entornoso "secavam" os terrenos alagadiços, que eram ambientes propícios para a dengue e a febre amarela. Com o sistema de canais, Santos podia ser ocupada, sem os riscos que devastaram a população santista no século XIX. Até então, as regiões da orla eram pouco habitadas.
Para conhecer melhor a história do saneamento básico em Santos e outras cidades, vale a pena a visita ao Palácio Saturnino de Brito, na sede da Sabesp em Santos (avenida São Francisco, 128, centro).
Para conhecer melhor a história do saneamento básico em Santos e outras cidades, vale a pena a visita ao Palácio Saturnino de Brito, na sede da Sabesp em Santos (avenida São Francisco, 128, centro).
OS BONDES À BURRO E OS ELÉTRICOS
![]() |
bonde de tração animal saindo da garagem da City, na Vila Mathias |
Os bondes de tração animal (na época era comum o termo tração animada) foram implantados em Santos em 1871, sendo a primeira linha surgida como uma necessidade de se levar os passageiros e suas bagagens da Estação da São Paulo Railway no Valongo até a região da atual praia do Boqueirão, e também para fazer um efetivo e regular sistema de transportes coletivos.
Pode-se imaginar como era uma viagem em um bonde daquele tipo: o atual reboque (aquele pequeno bonde, sem motores que vai atrelado a um bonde elétrico, na atual Linha Turística de Bondes), sendo puxado por dois burros. Não se esperaria uma grande velocidade, muito pelo contrário, uma viagem lenta. E os incovenientes desse tipo de tração. Mas, mesmo com esses aspectos negativos, havia um bom número de linhas de bondes desse tipo, que foram sendo implantadas desde 1871 até o início do século XX, antes da inauguração do sistema elétrico, cobrindo boa parte da cidade habitada e também a vizinha São Vicente.
Mas, o sucesso dos bondes elétricos no exterior levaram a implantação desse sistema no Brasil. Santos, uma das mais importantes cidades brasileiras inaugurou seu sistema em 1909.
![]() |
Bonde elétrico na Praça Rui Barbosa |
Aos poucos as antigas linhas "animadas" passaram a ser eletrificadas, e numeradas. A linha número 1 seria a linha que ligava Santos a São Vicente, via matadouro. E a linha número 2, ligavam também as duas cidades, porém via praias. Mas, problemas na instalação fizeram da Linha 2 a primeira linha de bondes elétrica de Santos e São Vicente.
Durante alguns anos bondes elétricos e de tração animal circulavam simultaneamente na cidade, mas a medida que as linhas eram eletrificadas, os bondes puxados a burro eram sendo substituídos.
![]() |
O Canal 5, em foto dos anos 1970 |
Com o desenvolvimento da cidade ocorrendo nas décadas seguintes com a ocupação da cidade, possibilitada com o saneamento básico, implantação dos canais e instalação dos serviços de eletricidade e gás, o sistema de bondes elétricos era ampliado, sendo considerado um dos melhores da América do Sul. A população de Santos passou a ocupar a região da |Orla, e bairros como o Macuco foram sendo maciçamente povoados. Vale lembrar que não se pode dizer apenas dos bondes em Santos: São Vicente também era servida pelos bondes da City.
DESINTERESSE DA CITY PROVOCOU DECLÍNIO DO SERVIÇO DE BONDES
![]() |
Foto encontrada no relatório de patrimônio da City, elaborado na época da transição |
A City, que tinha a concessão dos serviços de eletricidade, gás e bondes em Santos, já no final dos anos 1940 provocou problemas com a falta de manutenção dos sistemas, que até então eram exemplares. Daí, em 1951 os bondes passaram a ser operados pela prefeitura, através do S.M.T.C. (Serviço Municipal de Transportes Coletivos). Os bondes então tiveram uma certa recuperação, com linhas sendo implantadas e os bondes reformados. Mas, assim como ocorria nas demais cidades brasileiras que tinham bondes, os ônibus passaram a ter a preferência pelas prefeituras.
Assim, em 1971 encerrava-se o ciclo dos bondes como transporte coletivo em Santos, sendo as duas últimas linhas que circularam em Santos - 17 e 42 - sairam pela última vez da garagem para o serviço em um sábado, dia 27 de fevereiro daquele ano. Já na madrugada do dia 28, o último bonde da linha 42 voltava para encerrar os trabalhos da linha comercial.
O SUCESSO DA LINHA TURÍSTICA HOJE
Linha Turística de Bondes percorre pontos importantes do Centro Histórico de Santos |
Basta ir até o centro de Santos para conferir o grande número de pessoas interessadas no bonde turístico. Muitos vem de longe só para matar as saudades.
Quem diria que um dia os bondes, que chegaram a ser muito criticados pela população e governantes, seria um dos símbolos turísticos da cidade.
LEIA MAIS
NOVO MILÊNIO
Aqui, algumas páginas do jornal eletrônico Novo Milênio, do jornalista Carlos Pimentel Mendes, sobre os assuntos City e também os bondes:
TRAMZ.COM
Veja a cronologia completa das inaugurações dos bondes elétricos na América Latina no site Tramz.com, do historiador Allen Morrison:
http://www.tramz.com/etila.html
Também no site de Allen Morrison, fotos históricas e raras dos bondes elétricos de Santos, e a história completa (em inglês):
http://www.tramz.com/br/ss/ss.html
MUITO BEM!
E releia matérias sobre o Centenário dos Bondes Elétricos, aqui mesmo no blog Muito Bem!
http://www.muitobem.tv/2009/02/100-anos-de-bondes-eletricos-em-santos.html
http://www.muitobem.tv/2010/04/28-de-abril-de-2010-101-anos-dos-bondes.html
http://www.muitobem.tv/2010/04/28-de-abril-de-2010-101-anos-dos-bondes.html
Aqui, matéria sobre o Palácio Saturnino de Brito:
http://www.muitobem.tv/2010/11/visita-ao-palacio-saturnino-de-brito-em.html
http://www.muitobem.tv/2010/11/visita-ao-palacio-saturnino-de-brito-em.html