segunda-feira, 29 de março de 2010

Fotos de Santos com efeitos e Portinari empinando Pipa

Fazendo experiências com o software gratuito de edição de imagens Photoscape (baixe grátis no Baixaki) algumas fotos de paisagens da cidade de Santos com efeitos "contra a luz" e "avivar", comandos de editor de imagens do Photoscape.

Vale a pena baixar este software que também faz combinações de imagens (juntar várias imagens e criar uma imagem mosaico), capturar qualquer tela, fazer gif animados, página com fotos entre tantas.

E o melhor é que o Photoscape não tem limitações, a versão gratuita é totalmente plena de funções. Alguns efeitos, com nuvens no céu nublado dão um efeito "mistério" por exemplo.
Na Ponta da Praia à toda hora pode-se fotografar os navios saindo e entrando no canal do Porto de Santos, de tão próximos da avenida, alguns de enorme porte parecem verdadeiros edifícios "circulando" junto à avenida.

Na Ponta da Praia navios se confundem com carros

Navio carregado de contâineres saindo de Santos

Contrastando com o ponto de ônibus vazio (assim como a avenida também, neste instantâneo), navio saindo do Porto de Santos, já na entrada da Barra, vista da Ponta da Praia. Efeitinho "contra a luz" para fazer as nuvens terem um destaque digamos, intrigante.

Ao fundo, a Fortaleza da Barra Grande

Acima, o muro característico da Ponta da Praia - cujo design acabou sendo levado por toda a cidade de Santos. No outro lado do mar, a Fortaleza da Barra Grande. Em primeiro plano, este mosaico das calçadas  presente em toda a orla de Santos. Claro, a imagem acima sofreu alguns ajustes (até exagerados) de efeitos do Photoscape, inclusive uma espécie de raio de luz diferente, mas lembra um quadro que eu gostaria de um dia (poder) pintar...


EMPINANDO PIPA NO MARAPÉ



Hoje passando pelo Canal 1 (que é como o Santista chama a avenida Senador Pinheiro Machado) observei na Praça Portinari que fica na confluência daquela avenida com a Avenida Moura Ribeiroa - que também tem canal, não numerado popularmente (há que chame de Canal 8 ou Canal Zero...), uma estátua que chama a atenção: um menino empinando uma pipa (pandorga, papagaio...).

Garoto Empinando Pipa, 29/03/2010
Pesquisando, no site Novo Milênio a estátua é a escultura Menino Empinando Pipa, dos artistas Serafim e Daniel Gonzalez, respectivamente, pai e filho. Em fibra de vidro e com 1,80 metro de altura, o nosso menino representa a infância inocente e ingênua de antigamente.

A escultura atual perdeu justamente parte da "pipa", parece até que só sobraram as varetas. No site Novo Milênio, do jornalista Carlos Pimentel Mendes há uma foto de 1998 onde aparece a Pipa ainda inteirinha. Confira!

A obra de um dos santistas mais ilustres de nossos tempos, falecido há poucos anos, Serafim Gonzalez em pleno "Balão do Marapé".

Vale lembrar que aquela praça era chamada de "Balão do Marapé", referindo-se ao retorno que os bondes tinham que fazer por não poderem cruzar a linha férrea que surge adiante, nas primeiras décadas dos "carris de ferro" no canal 1.
Posteriormente, os bondes passaram a cruzar a Estrada de Ferro Sorocabana, mas o "Balão do Marapé" permaneceu como retorno e até ponto final de algumas linhas de bonde, mesmo depois da abertura do cruzamento ferrovia x bonde.

Veja o local do antigo Balão do Marapé:

Exibir mapa ampliado

domingo, 28 de março de 2010

Banca de Antiguidades no Boqueirão em Santos

Com certeza muita gente conhece o Ronaldo, que faz instalações elétricas no Boqueirão em Santos, e ao mesmo tempo, pesquisa e garimpa antiguidades, seja livros, peças ou documentos. Eu mesmo já adquiri com ele exemplares de livros que já tiveram suas edições esgotadas, que são voltados a assuntos da cidade de Santos, trólebus e bondes.

Agora ele adquiriu uma banca de jornais, junto com seu sócio Bruno, onde pretende agrupar num local apropriado as peças antigas, que são procuradas por moradores e especialmente turistas em busca de artigos raros.  

LP's (abreviação dos Long Plays, os discos de vinil) antigos, de Frank Sinatra, Pat Boone, entre tantos outros... Coleções de livros e enciclopédias, dicionários (até encontrei um de uma coleção que tive na minha infância!).
Um LP de Pat Boone
  
 Dicionário da então "nova ortografia"
LP Frank Sinatra "All the way"

Uma edição da "Aquarela" de 1965...
Como todo "sebo" que se preze, os exemplares e artigos tem que estar em bom estado de conservação, claro que com as marcas naturais do tempo. Aqui, por exemplo um exemplar de Aquarela, de 1965. Um almanaque com muitas ilustrações coloridas, informações e cultura popular para a população dos anos 1960.
É bem provável que pela qualidade de imagens e fotos coloridas, devia custar uma fortuna na época.




... bastante ilustrada, e em perfeito estado
Além do exemplar de Aquarela, há muitos outros livros antigos, e também não antigos assim.

Pode-se adquirir O Senhor dos Anéis, Brida, O Diário de um Mago por R$5 entre dezenas de outros títulos.

Há também peças de artesanato também antigas, especialmente aquelas adquiridas por turistas por cidades do Brasil, como o Rio de Janeiro.

Para aqueles que acham que ninguém compraria peças assim, basta ficar alguns momentos na Banca e ver que os olhos clínicos de alguns colecionadores reconhecem uma raridade e logo adquirem.


Uma verdadeira fortuna em cédulas e moedas antigas
Outra área de antiguidades que chama a atenção são as cédulas e moedas antigas. Moedas nacionais e estrangeiras, de muitas épocas. Não faz muito tempo assim, mas convivemos com o Cruzado, Cruzado Novo, Cruzeiro, Cruzeiro Real...
E há também o antigo "Cruzeiro", e o antigo "Cruzeiro Novo".
Algumas cédulas tem o carimbo de revalidação.


Cruzeiro, Cruzeiro Novo, Cruzado...

Interessante que hoje algumas notas antigas e raras acabam tendo um valor maior do que valiam, se fôssemos atualizar seus valores. E as notas estão bem conservadas que parecem estar em circulação até hoje...

 Nostradamus assustava e ainda assusta muita gente
E os livros... como é bom ver que um livro é algo que se pode perpertuar por gerações e gerações. E o fato de se conservar um bom livro e - ao invés de jogá-lo fora, passar adiante, é algo que ao menos mostra que o ser humano - pelo menos boa parte deles - tem respeito por uma obra literária.

Esta semana li em uma revista distribuída em Santos, chamada "Santos, Arte e Cultura", de Cláudio de Cápua (escritor e aviador, autor do livro "Santos Dumont - Domador do Espaço" e de outras obras) sobre a história de uma senhora que era constantemente assaltada na rua. Ela então decidiu entregar um livro para cada assaltante que lhe abordasse. Então, sempre carregava consigo um exemplar na bolsa, a fim de que, ao ser assaltada, o assaltante além dos trocados... levava também um livro!
Brida, Ágatha Christie, O Senhor dos Anéis: à partir de R$ 5,00
A variedade de livros é muito boa, e sua conservação está ótima. A leitura de livros deve ser incentivada: o bom leitor vai escrever bem, além de ter o prazer da leitura. Esse é um ponto positivo que deve ser levado em conta em um sebo ou antiquário, ou mesmo daquelas banquinhas por onde passamos no dia-a-dia, em ruas da cidade, onde estão espalhados raridades, e talvez nem nos damos conta de que ali é um pólo (um mini-pólo, tudo bem...) cultura de difusão da nossa cultura.


PLANOS

Agora Ronaldo e seu sócio Bruno pretendem reformar a Banca recém adquirida, e torná-la um atrativo espaço cultural, além, é claro, também ter a venda de jornais diários - novos - e revistas também.
Ronaldo em frente à Banca
Quem quiser conhecer a Banca São Domingos - o nome refere-se ao Edifício de mesmo nome, na frente da qual a banca está instalada, na rua Dr. Oswaldo Cruz, esquina com a avenida Bartolomeu de Gusmão, em plena praia do Boqueirão em Santos.
Quem quiser entrar em contato com o Ronaldo, o telefone é (13) 9131-1743.

sexta-feira, 26 de março de 2010

'A Tribuna' de Santos completa 116 anos

Foto de 1909 que foi publicada em matéria de A Tribuna
Hoje, 26 de Março, o jornal A Tribuna de Santos completa 116 anos.

Presente no dia-a-dia da população santista há mais de um século, o jornal já acompanhou - e registrou - momentos importantes da história de Santos, da Baixada Santista e do Brasil.

Atualmente o jornal conta com mais um outro jornal diário (Expresso Popular), uma emissora de rádio (Tribuna FM 105,5 MHz) e uma emissora de televisão (TV Tribuna, afiliada da Rede Globo na Baixada Santista e Vale do Ribeira), e também os jornais Primeiramão Santos e Campinas.





A HISTÓRIA REGISTRADA, DIA APÓS DIA

E uma coisa que digo para todos que me perguntam é que a maior fonte de toda a pesquisa que já fiz sobre bondes e trólebus de Santos foi feita a partir da leitura de edições antigas de A Tribuna. Seja nos arquivos da Hemeroteca, ou no site Novo Milênio - que é uma das mais importantes fontes on line sobre a História de Santos e que em em suas páginas muitas edições digitalizadas de A Tribuna.

A chegada dos trólebus ao porto, as mudanças e inaugurações e até extinção dos bondes. Além disso, a história da cidade de Santos, no Século XX e agora neste século pode ser acompanhada e melhor compreendida lendo o arquivo histórico de A Tribuna.

Eu mesmo acabei montando um bom acervo de edições antigas de A Tribuna em meu HD, para pesquisas e poder obter dados importantes sobre os fatos que envolveram trólebus e bondes até hoje.

Taí uma dica: quer fazer uma viagem no tempo? Então, aqui uma pequena amostra do que é reler edições antigas de A Tribuna:


Trem versus bonde, em plena avenida Conselheiro Nébias. Em 1963 um acidente envolvendo um bonde e um trem da antiga Sorocabana causou a destruição do bonde, como vemos na edição de 4 de Janeiro de 1963 de A Tribuna.
Hoje, em pensar que não há bonde e nem mesmo trens cruzando a Conselheiro - o que poderá mudar, se for concretizado o projeto do VLT - Veículo Leves sobre trilhos da Baixada Santista, onde uma espécie de bonde moderno irá cruzar avenidas como a Conselheiro Nébias utilizando o espaço deixado por onde no passado corriam os trilhos da Sorocabana.

E você na pesquisa é o Senhor do Tempo. Em um dia você opta por pesquisar os anos 1970, ou os oitenta.  Ou mesmo fazer uma volta mais radical ao passado. E até observa os diversos formatos, disposição das notícias nas páginas do jornal, que mudaram com o passar das décadas. Por exemplo, no passado, havia poucas fotos nas edições. E muitas ilustrações. A formatação, o tipo de letra também foi mudando com o passar do tempo.
A escolha do ponto de partida é interessante, por exemplo, na edição ao lado de 1º de Novembro de 1985 marca o fim dos ônibus seletivos em Santos, aqueles que eram operados pela "Viação". "No início da noite, as indicações de linha forma retiradas e os veículos recolhidos definitivamente à garagem", mostrava a última página de A Tribuna daquele dia.

O interessante da pesquisa é ter disposição de tempo, muitas horas para poder folhear página por página e assim percorrer dias, semanas, anos. Então vão surgindo datas de inaugurações, mudanças, e surgem até lugares que nem mesmo existem mais. Voltando ao assunto bonde-trólebus, também a leitura dos jornais antigos, mostra como foi a transição da extinção do bonde e a chegada dos primeiros trólebus. A empolgação da chegada dos ônibus elétricos italianos era algo que entusiasmava a população, já que estava acostumada com o bonde e não era muita adepta aos ônibus de então.
"O SMTC (Serviço Municipal de Transportes Coletivos) tira bonde 5 e põe ônibus enquanto não inaugura tróleibus". Note a grafia: troleibus!

No caso, o bonde 5 fazia itinerário parecido com a que viria a ser a futura linha de trólebus 8. Como a fiação do bonde não é compatível com a do trólebus, ao invés de manter duas fiações (como hoje felizmente ocorre em Santos na rua General Câmara e Brás Cubas), resolveu-se retirar o bonde, e então se instalar o trólebus 8. Como essa transição levava dias, o SMTC colocou ônibus cobrindo a linha 5 de bondes, extinta.
Para chegar a esta conclusão, foi preciso ler muitas edições dos dias anteriores e seguintes ao da edição de 7 de Outubro de 1966. E interessante que até 1966 só circulavam cerca de 17 trólebus em Santos, apesar da frota ser de 50 veículos - por falta de linhas. Em Santos, até a inauguração da linha 8, os trólebus basicamente faziam o trajeto Centro-Canal 3 e depois seguiam para 3 destinos: a linha 5 seguia na Epitácio Pessoa e entrava no Canal 5 e fazia ponto final na Afonso Pena; a linha 53 seguia na Galeão Carvalhal, Floriano Peixoto e ia até o Orquidário. E a linha 54, seguia na Epitácio Pessoa até o Ferry Boat. E todas as três faziam o mesmo caminho na ida e na volta, ou seja, circulavam nos dois sentidos da Epitácio Pessoa, Galeão Carvalhal e Floriano Peixoto.

Já no ano de 1967, foram inaugurados as linhas de trólebus da Conselheiro Nébias: 45, 44, 4 e 40, nesta ordem. Então finalmente os trólebus estavam a plena carga, e pode-se dizer que os bondes, apesar de terem algumas de suas linhas extintas, ainda mantinham seu importante lugar no transporte coletivo santista. Basicamente, os bondes eram presença forte nos bairros do Marapé, Vila Belmiro e Campo Grande, sem contar que reinavam absolutos na Avenida Ana Costa e em toda a Orla da Praia. E uma das mais importantes linhas de bondes era a 19, que ligava o centro ao porto e à avenida Pedro Lessa, no então mais populoso e extenso bairro de Santos, o Macuco.
Interessante como pesquisando vemos como haviam ruas de mão dupla. Na foto ao lado, da edição de 11 de Maio de 1967 o bonde tinha mão dupla em uma das faces da Praça José Bonifácio, junto à Catedral.


Mas, claro que folheando os jornais antigos acompanhamos fatos impressionantes e até trágicos da história de Santos. Quem já ouviu falar na explosão do gasômetro? Ou no desmoronamento dos morros que soterrou grande parte da antiga Santa Casa de Santos, na avenida São Francisco?
Ao lado uma foto e uma notícia impressionante: "Edifício de 10 andares desmorona em São Vicente", de 24 de Dezembro de 1966. Ou seja, próximo ao Natal de 1966 um prédio praticamente se deitou no morro, próximo à Ponte Pênsil. O prédio ficava próximo a onde há o posto policial, e não há mais sinais de que ali um dia houve um edifício de 10 andares. Segundo o noticiário, não houve vítimas, mas foi um momento trágico para os moradores.

Na edição do dia 4 de Outubro de 1978 a matéria sobre a catraia lotada que naufragou, na linha que liga a Bacia do Mercado até Vicente de Carvalho. As barcas que fazem a ligação - que inclui uma passagem subterrânea sob o Cais do porto de Santos - transportam milhares de passageiros todos os meses. É uma ligação rápida pois é em linha reta, e feita por catraias. Naquela data uma das catraias naufragou lotada de passageiros.

Enfim, tantas histórias, algumas boas, outras tristes, mas que foram registradas são uma fonte enorme de conhecimento, incluindo para se conhecer como eram e o que pensavam os santistas de outros tempos.


PESQUISA EM EDIÇÕES ANTIGAS DE A TRIBUNA

Há dois grandes arquivos de A Tribuna disponíveis para pesquisa. Um deles é no próprio jornal, e o outro, é na Hemeroteca Municipal. Como eu já mencionei anterioremente, reserve algumas horas para a pesquisa. Nestes locais o tempo passa depressa...

No setor de pesquisa de A Tribuna, que fica na Rua General Câmara, 100 no Centro de Santos, o público tem à disposição para consulta coleções de A Tribuna a partir de 1921, encadernadas e separadas por quinzena. As edições do Expresso Popular estão disponíveis desde a data de seu lançamento. A consulta e leitura dos jornais são gratuitas. Os interessados na compra de jornais dos dois últimos anos poderão adquiri-los nesse setor. Há também serviço de xerox (cobrado) para quem precisar de cópia da matéria pesquisada. Para facilitar o trabalho e ganhar tempo, o visitante deve, quando possível, trazer indicação da data exata ou aproximada do fato a ser pesquisado. Toda consulta no setor de pesquisas deve ser feita pessoalmente. Não há consultas por telefone. O setor de pesquisa funciona de Segunda à Sexta, das 9 às 17 horas.

Já na Hemeroteca Municipal Roldão Mendes Rosa há exemplares antigos de A Tribuna, encardenados em enormes (e pesados) volumes, separados por meses e anos. Além de A Tribuna há outros jornais, revistas, diários oficiais do Município, Estado e União Oferece fazem parte do material para consulta e pesquisa da Hemeroteca. Seu acervo é composto por aproximadamente duas mil pastas com recortes sobre diversos assuntos, todos catalogados para facilitar o acesso aos usuários, e cerca de 85 mil periódicos de 1850 até os dias atuais. Podem ser tiradas cópias no local, já que os documentos não podem sair da Hemeroteca. Funciona de segunda a sexta- feira, das 8 às 19 h e sábado, das 8 às 14h. No Centro de Cultura Patrícia Galvão. Av. Pinheiro Machado n.º 48, Vila Mathias, embaixo do Teatro Municipal. Tel. (13) 3226-8021. No caso da Hemeroteca é aconselhável levar uma câmera digital e tirar fotos das matérias, utilizando a opção "macro" da câmera.

Bandeirantes inaugura duas novas rádios em Ribeirão Preto nesta segunda (29)

Nesta segunda-feira (29/3/2010), os ouvintes de rádio na região de Ribeirão Preto (SP) vão ter mudanças em seu dial, tanto no AM como no FM: surgem as novas emissoras do Grupo Bandeirantes de Comunicação na cidade,  logo à partir dos primeiros minutos da madrugada, ou seja, à meia-noite do Domingo para Segunda.

No AM estreia a Rádio Bandeirantes de Ribeirão Preto, na frequência de 1.270kHz. Logo cedo, José Paulo de Andrade, apresentará o tradicional Pulo do Gato diretamente de Ribeirão, à partir das 05 da manhã, para todas as emissoras que transmitem o programa, inclusive para a emissora-sede (Rádio Bandeirantes SP AM 840kHz e FM 90,9MHz).

Durante o decorrer da programação deverá haver várias transmissões ao vivo de Ribeirão para as emissoras da rede.

BANDNEWS RIBEIRÃO

Já em FM entra no ar a BandNews FM 96,7 MHz de Ribeirão Preto. A Band News mantém praças espalhadas em sete capitais do país e também a cidade de Campinas e transmite conteúdo jornalístico 24 horas, com jornal completo a cada 20 minutos, com espaços padronizados para notícias, prestação de serviço e opinião. Âncoras se revezam a cada jornal de 20 minutos, operando a mesa de transmissão, unindo a força jornalística do AM com a dinâmica, o alto-astral e a modernidade do FM. Visite o site da emissora de São Paulo e ouça ao vivo: BandNews.com.br


GRUPO THATHI

O surgimento das novas emissoras de Ribeirão Preto é resultado da parceria entre a empresa proprietária das duas concessões - o Sistema Thathi de Comunicação - e o Grupo Bandeirantes. Antes, a emissora que ocupava o espaço era a CBN 96,9 MHz, vinculada ao Sistema Globo de rádio. Por motivos técnicos a frequência de transmissão da emissora foi alterada para 96,7 MHz, tendo também a potência aumentada, possibilitando um maior alcance, conforme constatou o portal TudoRadio.com.

A assessoria da empresa informou ao Portal da Imprensa que a parceria não envolve outras empresas do grupo, como a Thathi TV e a rádio 79 AM. O acerto não altera a relação profissional na casa, já que os funcionários são contratados pela empresa de Ribeirão.

Já o Grupo Bandeirantes está presente há anos na região de Ribeirão Preto com a TV Clube, afiliada da Band, abrangendo 78 municípios da região, alcançando com uma população de 2,7 milhões de habitantes.

quarta-feira, 24 de março de 2010

domingo, 21 de março de 2010

Vídeo: Bonde de Itatinga

Cenas que mostram o Bonde de Itatinga, que leva até a Vila de mesmo nome, pertencente ao Município de Bertioga, onde está a Usina Hidrelétrica de Itatinga, que fornece energia elétrica ao Porto de Santos. No vídeo vemos o trajeto até o bonde, por barco saindo do Porto de Santos, depois o trajeto do bonde, até a vila, e a hidrelétrica. O bonde é movido à eletricidade.
Produzido por Ricardo Koracsony


Bonde de Itatinga - Codesp from Ricardo Koracsony on Vimeo.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Trólebus de Santos e do Brasil: o fantástico acervo de Allen Morrison


Em 2007 o historiador Allen Morrison publicou um fotolog no Terra, chamado de Trolefolia.

São 100 imagens raríssimas de trólebus brasileiros de Santos, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Araraquara. A cada foto, um comentário, que enriquece bastante a imagem vista. As fotos foram tiradadas nos anos 1970. Confira: Trolefolia

Conheça também o site de Allen Morrison sobre o Transporte Elétrico na América Latina, com uma enorme quantidade de imagens e textos sobre bondes e trólebus, incluindo imagens raras dos bondes de Santos: http://www.tramz.com

Vídeo com imagens raras dos bondes de Santos e trem na Serra do Mar:

Uma coletânea interessante de imagens dos bondes de Santos, com imagens de torcedores no bonde 17 desembarcando próximo à Vila Belmiro para assistir a um jogo do Santos Futebol Clube. Repare na elegância dos passageiros para assistir a uma partida de futebol. Em seguida, com a narração do texto "Meus Queridos Bondes", cenas de bondes em São Paulo e Santos.

E em seguida, imagens dos trens no alto da Serra do Mar e na Baixada Santista.



Agradecimentos: Allen Morrison
Fonte: Youtube.com

Concurso de Vídeos 'Baixada Santista 2012 - A Região do nosso Futuro'

Você que é da Baixada Santista e produz vídeos, aqui vai uma dica de um concurso: leia o texto que foi publicado no site da Unimonte (Universidade Monte Serrat, de Santos,SP), em 13/03/2010:

Em mais uma iniciativa que busca estimular a sociedade, sobretudo os jovens, a pensar como deve ser a região dos nossos sonhos, a Unimonte idealizou o Concurso de Vídeos ‘Baixada Santista 2010 – A Região de Nosso Futuro’.

Direcionada para estudantes do Ensino Médio, da Unimonte e também de outras faculdades, a iniciativa terá início a partir de 15 de março e vai premiar vídeos que melhor representem como os participantes vêem o futuro da Baixada Santista.

As inscrições poderão ser feitas em um site exclusivo do concurso, que estará no ar em breve. Serão válidos vídeos com, no máximo, três minutos de duração e que mostrem como o participante (ou participantes - podem ser até três) enxerga os próximos anos da região.

Os melhores das três categorias - Estudante do Ensino Médio, Estudante Unimonte e Estudante de Outra Faculdade – poderão ganhar prêmios como viagens ao exterior, curso de idioma, bolsa de estudos e modernos equipamentos eletrônicos. Caso haja um professor orientador, ele também será premiado.

Portanto, prepare-se para participar. Faça o download do Regulamento:




FONTE: Unimonte.br

    Humor: A volta da TV Salt Cover... em Abril

    A mais bem produzida emissora de televisão de todos os tempos, a Salt Cover - uma criação de Igor C. Barros promete que volta no próximo dia 1º de Abril... e não é mentira. No intervalo da novela das oito (só que no Youtube). Há muitas postagens atrás publicamos a decisão da Salt Cover de sair do Youtube. Mas, agora está de volta, assista:



    Assista a outras produções da Salt Cover

    TV CIDADE GELADA DE CURITIBA - Afiliada à Salt Cover


    NADA A VER 3


    Então, é só aguardar, dia Primeiro de Abril, no Youtube...
    Veja mais em
    http://www.youtube.com/user/tvsaltcover

    E o blog de Igor C. Barros
    http://igorcbarros.blogspot.com/

    e finalmente o Blog da TV Salt Cover
    http://tvsaltcover.wordpress.com/

    Ao vivo Santos.. Fim de tarde

    Foto via celular. Postagem simultanea no blog Muito Bem! e no Twitter

    Ilha Porchat, S. Vicente - agora

    Via celular...

    quinta-feira, 18 de março de 2010

    Quando as tevês terminavam a programação diária...

    Hoje a grande maioria das redes de televisão abertas no Brasil estão 24 horas no ar. Na madrugada, muitas exibem informerciais, outras reprises de seus próprios programas ou ainda programas religiosos. Há ainda emissoras que encerram sua programação por volta das 2 horas da manhã, mas "continuam no ar", seja com o padrão em cores ou apenas com o áudio sintonizado em sua emissora de rádio, como ocorre com a TV Cultura de São Paulo, ou a Santa Cecília TV de Santos, entre outras tantas.

    Exibidas durante os anos 1980 e até pouco mais de uma década atrás, duas vinhetas de encerramento (que também eram usadas às vezes na abertura da programação) ficaram marcadas na memória do telespectador que ficava até o fim da programação, e graças ao Youtube, podemos revê-las:

    ENCERRAMENTO DO SBT


    A propósito, a música utilizada para a trilha de encerramento do SBT é "The Fight", de Giorgio Moroder.



    ENCERRAMENTO DA REDE MANCHETE



    Vendo hoje que não existe mais a Rede Manchete, uma emissora que marcou época por sua ousadia e qualidade plástica, esta vinheta com o símbolo da emissora sobrevoando diversas cidades do Brasil chega a emocionar e até entristecer muita gente... saudades!
    O grupo Roupa Nova compôs muitas trilhas para a Rede Manchete, entre elas a abertura do Jornal da Manchete, as vinhetas interprogramas e, segundo o site RedeManchete.net, também esta trilha de abertura / encerramento diário da emissora.
    A propósito, para saber mais sobre esta vinheta de abertura/encerramento visite o site
    http://www.redemanchete.net/artigos/artigo.asp?id=43&t=Clipe-de-Abertura,-um-show-de-imagens!

    Rádios Bandeirantes, Eldorado, Jovem Pan e Band News na campanha "Juntos"

    Hoje de manhã (18/03/2010), uma surpresa no rádio jornalismo paulistano: Salomão Ésper (Rádio Bandeirantes), Eduardo Barão (da Rádio Eldorado AM), Caio Camargo (BandNews FM) e Joseval Peixoto (da Rádio Jovem Pan AM), em seus programas jornalísticos habituais das manhãs do rádio paulistano uniram-se em um debate sobre sustentabilidade e meio-ambiente.

    A iniciativa faz parte de uma campanha publicitária da agência Talent, para o Banco Santander e pretende destacar a sinergia da empresa após a aquisição e fusão com o Banco Real.

    O debate teve 3 minutos de duração e foi transmitido simultaneamente pelas 4 emissoras exatamente às 08h56 da manhã. Em seguida, as emissoras transmitiram o comercial do Santander com a campanha "Juntos".

    ASSINANTES RECEBERAM DOIS JORNAIS 'CONCORRENTES'

    Terça-feira (16/3/2010), também na mesma campanha, foi a vez do Estadão e Folha "Juntos": os assinantes da Folha de S.Paulo e de O Estado de S.Paulo receberam, em um mesmo pacote, os exemplares de ambos os jornais, contendo ainda um anúncio com a frase: “Tomar decisões levando em conta mais pontos de vista. Vamos fazer juntos?”.

    Fontes pesquisadas: Propmark e Vox News

    quarta-feira, 17 de março de 2010

    Vídeo: Fotos antigas da Ilha da Madeira

    Um vídeo com uma seleção de fotos antigas, com excelente qualidade da Ilha da Madeira, Portugal. Com certeza, os portugueses ilhéus, espalhados por todo o Mundo, irão se emocionar com registros tão raros e belos. Assista:


    Fonte: Youtube

    sábado, 13 de março de 2010

    Ao vivo Igreja do Embaré Santos

    Foto via celular... Paz e Bem!

    Postagens ao vivo, via celular

    Aproveitando o dia de sol, hoje duas postagens "ao vivo" e simultâneas, mostrando a praia de São Vicente. A foto foi transmitida para o Twitpic (que retransmite para o Twitter) e para o blog, confira:

    Postagem para o blog - ao vivo direto do celular:
    http://pechini.blogspot.com/2010/03/praia.html

    Postagem para o Twitpic
    Praia on Twitpic

    Twitter
    (automaticamente o Twitpic envia um Twitter com o link para a foto)
    http://twitter.com/pechini/status/10423707941


    Depois, já estando em Santos, na Praia do Gonzaga aproveitando a "pose" do bonde turístico mais uma foto tirada pelo celular e imediatamente enviada  para o Twitpic e Twitter:
    Praia do Gonzaga Santos..agora  on Twitpic

    Para enviar estas fotos, é necessário que o celular que tenha acesso à internet. Por enquanto o serviço ainda é caro, já que paga-se pela quantidade dos dados enviados, ainda mais se falando em fotos. As postagens podem ser feitas via e-mail (mais rápido e simultâneo) ou entrando-se em cada site. Vale a pena e experiência!

    Praia

    Foto tirada via celular
    Praia do Itarare - S.Vicente - agora

    sexta-feira, 12 de março de 2010

    José Bonifácio de Andrada e Silva no Globo Ciência

    Divulgação/TV Globo
    Martim Andrada e Alexandre Henderson

     O Patriarca da Independência, José Bonifácio de Andrada e Silva é o personagem do programa Globo Ciência, da Rede Globo de Televisão, deste sábado, dia 13/03/2010, às 6h20 da manhã e no Canal Futura no domingo (14/03/2010, às 14:00 com horários alternativos - veja ao longo do texto). O programa faz parte da série dedicada aos grandes cientistas do Brasil e mostra um lado menos conhecido do ilustre santista: o de naturalista e mineralogista. O Globo Ciência conversa com o historiador e professor José Murilo de Carvalho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sobre a atividade política de José Bonifácio. O apresentador Alexandre Henderson bate papo com Martim Andrada, sétimo descendente em linha direta  sobre o lado familiar (Foto: Divulgação/TV Globo)




    A história do cientista é contada por Alex Gonçalves Varela, mestre e doutor em Geociências e autor de várias obras sobre José Bonifácio, e pelo professor Carlos Alberto Lombardi Filgueiras, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, doutor em Química e especialista em História da Ciência.

    Alex Gonçalves Varela fala sobre as pesquisas na área de mineralogia e Carlos Alberto Filgueiras sobre os trabalhos de José Bonifácio na área das Ciências Naturais.

    GLOBO CIÊNCIA é uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho, e exibido pela Rede Globo e Canal Futura. Exibições do programa sobre José Bonifácio no Canal Futura:
    - domingo, 14/03/2010 - 14:00;
    - madrugada de domingo para segunda, 15/03/2010 - 04:45;
    - terça, 16/03/2010 - 22:30
    - sexta, 19/03/2010 - 16:00. 
    O Canal Futura pode ser sintonizado pela NET e também em canal aberto em diversas cidades do Brasil (em Santos, Guarujá, São Vicente e Cubatão, na Baixada Santista, canal 36 UHF - TV Ilha do Sol).





    BIOGRAFIA DE JOSÉ BONIFÁCIO DE ANDRADA E SILVA

    José Bonifácio de Andrada e Silva, cognominado o Patriarca da Independência, estadista brasileiro, nasceu em Santos, São Paulo, em 13 de junho de 1763. Foi professor de geognosia e metalurgia da Universidade de Coimbra, onde havia se graduado em Filosofia Natural e Direito Civil, e membro da Academia de Ciências de Lisboa.

    Por ocasião da Invasão Francesa, em 1807, alistou-se no Corpo Voluntário Acadêmico, tendo servido como oficial e depois como comandante. Expulsos os invasores, tornou-se Chefe de Polícia do Porto.

    Após retornar ao Brasil, dedicou-se ao estudo de minerais. Tornou-se figura de projeção política a partir de 1821, como vice-presidente da Junta Governativa de São Paulo.
    Foi o primeiro brasileiro a ocupar um ministério, o do Reino, em janeiro de 1822. Sua grande capacidade, seus dotes de inteligência e de caráter tornaram-no, junto a Dom Pedro, o principal obreiro da Independência.

    No Primeiro Reinado, ocupava a Pasta do Império quando, em 1823, com seu irmão Martim Francisco, afastou-se dos Conselhos da Coroa, iniciando a oposição a D. Pedro I.

    Foi eleito para a Assembléia Constituinte de 1823. Nesse ano, teve sua prisão e deportação para a Europa, ordenadas por D. Pedro I. Tendo voltado ao Brasil em 1829, foi residir na Ilha de Paquetá, de cujo retiro saiu apenas para assumir a cadeira de Deputado pela Bahia, como suplente, nas sessões legislativas de 1831 e 1832. Reaproximou-se do Imperador que, ao abdicar à Coroa, em 1831, o indicou para tutor de seu filho - o futuro Dom Pedro II.

    Foi destituído da tutoria, pela Regência, em setembro de 1833. Ficou em prisão domiciliar até 1835, quando terminou o processo-crime instaurado contra ele por conspiração e perturbação da ordem pública.

    Mudou-se nos últimos dias de vida para Niterói, Rio de Janeiro, onde veio a falecer em 1838.
    Praça da Independência, Praça José Bonifácio, Panteão dos Andradas e a casa da Rua XV de Novembro, no Centro da Cidade. Estes monumentos homenageiam o mesmo homem, um cientista, filósofo, poliglota e principalmente um líder político. Nascido em 13 de junho de 1763. Sua importância para o País e Santos é tamanha que até foi proposta a mudança do nome do município para Cidade Andradina ou Bonifácia, na época da elevação da categoria de vila à cidade.

    José Bonifácio formou-se em Direito Civil e Filosofia na Universidade de Coimbra, em Portugal. Viveu muito tempo na Europa, recebendo na França influências do ambiente revolucionário. A família real sabia de sua capacidade e temia que ele próprio proclamasse a independência brasileira. Por isso, pagavam seus estudos e o mantinham longe. Chefe do Ministério de D. Pedro, Bonifácio planejou a separação a separação de Portugal e influenciou o príncipe a fazê-la.

    E mais: por apenas dois dias de diferença, o famoso Grito do Ipiranga (Independência ou Morte) não foi dado em Santos. Era o que pretendia o Patriarca, ao trazer D. Pedro para cá pouco antes do fato. O príncipe teve uma indisposição e apressou seu retorno a São Paulo, proclamando a independência da Pátria na Capital.





    "BONIFRASES" E MUITO MAIS NO SITE JOSÉ BONIFÁCIO OBRA COMPLETA

    “O luxo custa mais do que vale; empobrece a muitos para enriquecer a poucos, sacrifica mil vidas para dar poucos prazeres e os que mais se lhe entregam acabam no fastio e indiferença.”

    A frase acima - bastante atual - é uma das "Bonifrases" do site José Bonifácio - Obra Completa.
    Além da História do Patriarca da Independência, há também o mapa das viagens, a genealogia e mais de cem frases que dão uma amostra da eloquência de José Bonifácio, ora ácida, ora filosófica, mas sempre inteligente.
    Clique aqui para ir ao site

    Vacinação contra a gripe H1N1 no Brasil: veja o calendário

    O Ministério da Saúde já está em plena Campanha de Vacinação contra a Gripe H1N1 (conhecida como Gripe Suína).

    Veja quando e quem serão vacinados na campanha:



    Profissionais de saúde e indígenas - 8 de março a 19 de março de 2010

    Gestantes, doentes crônicos e crianças de 6 meses a 2 anos - 22 de março a 2 de abril de 2010

    Jovens de 20 a 29 anos - 5 de abril a 23 de abril de 2010

    Idosos (mais de 60 anos) com doenças crônicas - 24 de abril a 7 de maio de 2010

    Adultos de 30 a 39 anos - 10 de maio a 21 de maio de 2010

    quarta-feira, 10 de março de 2010

    O que os leitores do blog 'Muito Bem!' buscam?

    A experiência de um blog é fascinante, recomendo a todos que gostam de algum tema em especial para criar um blog.

    E o que é melhor, de graça.

    Recomendo o bloggler, fácil e bem interligado com o Google. Basta acessar um dos links acima da página e criar seu blog. Você verá que seu assunto é sim importante para muita gente ao redor do Mundo...

    Com o passar do tempo, o blog estabiliza, e os assuntos procurados tornam-se mais frequentes e cada vez que alguém chega até o blog a procura de um assunto é mais uma responsabilidade de se dar a informação correta, ainda que seja apenas para complementar algum assunto, ou ainda como ponto de partida para outras pesquisas.

    Periodicamente gosto de checar a quantas andam as visitas e quais os assuntos procurados.

    Na data de hoje -10 de Março de 2010, o blog até o momento (21 horas) já teve na data de hoje 269 visitantes únicos. Foram vistas até o momento, 339 páginas.

    Até agora o blog já teve mais de 122 mil visitas. E a média diária de páginas vistas é de 324 páginas.

    MAPA


    Veja de onde vieram os 100 visitantes mais recentes no mapa acima. A maioria, do Brasil, claro. Mas entre estes 100 visitantes um veio de Oakland, na Califórnia, EUA, outro de Lisboa, Portugal e o terceiro estrangeiro, da Alemanha.

    AS PÁGINAS MAIS PROCURADAS NA DATA DE HOJE

    Estas foram as páginas mais procuradas em 10/3/2010, pelos últimos 200 visitantes:


    Muito Bem!
    Entry Pages Ranked by Visits

    Entry Page
      18  http://pechini.blogspot.com/2009/05/ponte-santos-guaruja.html
      7  http://pechini.blogspot.com/2008/03/o-novo-smbolo-da-rede-globo-de-televiso.html
      6  http://pechini.blogspot.com/2008/03/trabalho-escolar-poluio-fotos.html
      5  http://pechini.blogspot.com/2008/10/poupatempo-santos.html
      4  http://pechini.blogspot.com/
      4  http://pechini.blogspot.com/2008/07/joguinho-legal-bubble-shooter.html
      3  http://pechini.blogspot.com/2009/07/cinemas-de-santos-e-sao-vicente-em-1971.html
      2  http://pechini.blogspot.com/2008/05/fotos-antigas-de-santos.html
      2  http://pechini.blogspot.com/2008/06/ilvio-e-vesgo-fazem-homenagem-ao-chico.html
      2  http://pechini.blogspot.com/2008/09/melhor-formato-para-o-youtube.html
      2  http://pechini.blogspot.com/2009/01/fotos-em-sao-paulo.html
      2  http://pechini.blogspot.com/2009/01/tv-digital-em-santos.html
      2  http://pechini.blogspot.com/2010/02/copa-do-mundo-2010-de-futebol-da-fifa.html
      2  http://pechini.blogspot.com/2010/02/novelas-brasileiras-em-exibicao-hoje-na.html
      1  http://64.233.163.132/search?q=cache:qxe8RhCCZO0J:pechini.blogspot.com/2008/04/o-amor-patrcia-maldonado-estria-novo.html%20www.tv.bandeirantes%20programa%20patricia%20e%20o%20amor&cd=2&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br
      1  http://pechini.blogspot.com/2008/03/graviola-na-moda-e-no-iogurte.html
      1  http://pechini.blogspot.com/2008/04/patrcia-maldonado-em-o-amor.html
      1  http://pechini.blogspot.com/2008/05/fotos-digitais-noturnas.html
      1  http://pechini.blogspot.com/2008/05/panoramio-voc-j-incluiu-suas-fotos-da.html
      1  http://pechini.blogspot.com/2008/06/100-anos-da-imigrao-japonesa.html
      1  http://pechini.blogspot.com/2008/06/os-150-municpios-mais-populosos-do.html
      1  http://pechini.blogspot.com/2008/08/amanh-45-anos-de-trlebus-em-santos.html
      1  http://pechini.blogspot.com/2008/08/fotos-em-so-vicente-em-dia-de-chuva.html
      1  http://pechini.blogspot.com/2008/10/bondes-de-milo-itlia.html
      1  http://pechini.blogspot.com/2008/10/tv-digital-chega-curitiba.html
      1  http://pechini.blogspot.com/2008/12/tv-digital-em-campinas.html
      1  http://pechini.blogspot.com/2008_06_01_archive.html
      1  http://pechini.blogspot.com/2008_07_01_archive.html
      1  http://pechini.blogspot.com/2009/01/curta-metragem-ilha-das-flores.html
      1  http://pechini.blogspot.com/2009/03/aqui-no-passado.html
      1  http://pechini.blogspot.com/2009/03/volta-o-toque-de-um-anjo.html
      1  http://pechini.blogspot.com/2009/04/tv-digital-em-brasilia.html
      1  http://pechini.blogspot.com/2009/04/tv-digital-em-recife.html
      1  http://pechini.blogspot.com/2009/04/tv-digital-em-sao-jose-dos-campos.html
      1  http://pechini.blogspot.com/2009/04/tv-digital-em-taubate.html
      1  http://pechini.blogspot.com/2009/05/tv-digital-em-campo-grande-ms.html
      1  http://pechini.blogspot.com/2009/06/santos-e-baixada-sao-cenario-de-vende.html
      1  http://pechini.blogspot.com/2009/06/tv-digital-nos-eua-emissoras-retomam.html
      1  http://pechini.blogspot.com/2009/07/tv-digital-em-mogi-das-cruzes.html
      1  http://pechini.blogspot.com/2009/07/tv-digital-em-ribeirao-preto.html
      1  http://pechini.blogspot.com/2009/07/tv-digital-em-sao-carlos.html
      1  http://pechini.blogspot.com/2009/08/city-where-you-can-find-trolleybuses.html
      1  http://pechini.blogspot.com/2009/08/ibge-divulga-populacao-das-cidades.html
      1  http://pechini.blogspot.com/2009/10/cama-de-gato-ja-foi-abertura-de-novela.html
      1  http://pechini.blogspot.com/2009/12/dalva-de-oliveira-e-herivelto-martins.html


    Uma das páginas mais procuradas de todas em diversas épocas do ano é a sobre o Trabalho sobre Poluição, com fotos. Principalmente em época escolar, a página que mostra 3 fotos de locais poluídos é procurada pelo menos 3 vezes ao dia. Por exemplo, a página sobre o Trabalho Escolar sobre Poluição já teve 6 visitas somente hoje.

    GRÁFICO

    No gráfico ao lado, vemos mês-a-mês o número de visitantes e de páginas vistas nos últimos doze meses, sendo que na última barra, Março de 2010 estão computados apenas os primeiros dez dias deste mês.

    Em média, são cerca de 6 mil visitas mensais.

    Observe no gráfico, em Janeiro de 2010 o blog Muito Bem! bateu seu recorde de visitantes: mais de 13 mil (sendo 16.639 páginas visitadas).
    Isso foi devido à postagem sobre a minissérie Dalva e Herivelto - Uma Canção de Amor, da Rede Globo de Televisão, exibida da época, onde a maioria dos visitantes procurava saber como eram os cantores Dalva de Oliveira e Herivelto Martins de verdade. Como o blog estampou uma foto com o Trio de Ouro, os mecanismos de pesquisas automaticamente trouxeram milhares de internautas para a página. Clique aqui para ver a postagem.


    Obrigado a todos, e continuem mandando sugestões pelo e-mail pechini@gmail.com ou postando comentários nas postagens.