segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Há 40 anos os bondes de Santos saíam de circulação

Bonde em 1970 (Foto: Cidade de Santos)

Na madrugada de domingo, dia 28 de fevereiro de 1971 voltava para a garagem o bonde da linha 42, para encerrar o ciclo de operação comercial dos bondes de Santos. No sábado (27) sairam da garagem do S.M.T.C. (Serviço Municipal de Transportes Coletivos) os bondes das linhas 17 e 42, e ao longo do dia fizeram seu itinerário normal, sendo o último dia, conforme cronograma que vinha sendo anunciado pela empresa.

Os bondes não tiveram um fim inesperado, na época. Tudo havia sido planejado desde o final dos anos 1960. Durante aquela década a cidade ganhou um novo meio de transporte: o trólebus. Porém, este novo serviço apenas substituiu algumas linhas de bondes, principalmente as do Macuco. A partir de 1968 também os trólebus deixaram de ser de interesse do S.M.T.C.  já que a crescente indústria de ônibus no Brasil e a extinção dos bondes e trólebus no país era uma espécie de modelo a ser seguido pelos governantes municipais.


Bonde 37 (A Tribuna)

Então, as linhas de bondes iam sendo extintas, e para substitui-las eram adquiridos ônibus movidos a diesel, da Mercedes-|Benz.
Em 1970, haviam apenas bondes nas linhas 16, 17, 19, 23, 37 e 42. No começo daquele ano foi extinta a linha 16 de bondes, que seguia até o final da avenida Rangel Pestana, fazendo um balão próximo a subida do Morro da Nova Cintra. Então, foi criada a linha 16 de ônibus comum.

Em Julho daquele ano de 1970 as linhas 17, 19 e 39 deixaram de circular aos Domingos e Feriados. Em Setembro de 1970 foi a vez das linhas 23, 37 e 42, deixarem de circular nesses dias, obedecendo ao programa de extinção dos bondes. Aos poucos as linhas foram sendo extintas: as linhas 19 e 39 de bondes sairam de circulação em 13/02/1971, as circulares 23 e 37, foram extintas no dia 20 de Fevereiro de 1971 e as últimas linhas de bonde a circular em Santos foram as linhas 17 e 42, em 27/02/1971, sendo que o último bonde, da linha 42 circulou ainda na madrugada do dia 28/02/1971.

Veja o itinerário dos bondes em 1970 em uma postagem publicada em 06 de novembro de 2008


BONDES LIGANDO SANTOS A COSIPA, EM CUBATÃO

Após a extinção dos bondes, surgiu uma ideia de iniciativa dos trabalhadores da Cosipa: a criação de uma linha ligando o parque industrial de Cubatão a Santos, até a Ponta da Praia. Seria criados novos trilhos ligando Santos a Cubatão, e os trilhos existentes em Santos seria aproveitados. A ideia repercutiu, mas não foi levada adiante pela prefeitura.

A CRISE DO PETRÓLEO SALVOU OS TRÓLEBUS, MAS NÃO HAVIA MAIS BONDES PARA SEREM SALVOS

A partir da extinção os bondes foram sendo destruidos e suas peças e restos vendidos como sucata, restando pouquíssimos exemplares. A destruição perdurou até 1973, quando veio a crise do petróleo. Os bondes, movidos a eletricidade seriam uma alternativa econômica, mas toda a frota não existia mais. Os trólebus, que por pouco não foram convertidos a diesel, foram mantidos. Vale registrar que um dos trólebus chegou a ser convertido para diesel, em 1972, e este veículo circulou durante anos junto a frota dos demais 49 trólebus existentes.

POSTOS DE GASOLINA NO LUGAR DOS TRILHOS?

Os bondes deixaram as ruas de Santos em 1971, porém os trilhos permaneceram instalados por décadas. Na avenida da Praia, em alguns trechos como entre o Canal 5 e o Canal 6, e entre o Canal 2 e a divisa com São Vicente os bondes tinham uma faixa central exclusiva. Este espaço chegou a ser cogitado para a instalação de postos de gasolina, o que gerou protestos. Então, a prefeitura cobriu os espaços e criou os canteiros centrais naqueles locais.

BONDES SOBRE OS CANAIS

Uma ideia surgida em 1979 pelo recém empossado prefeito Carlos Caldeira Filho tinha como objetivo reimplantar os bondes para circularem sobre os canais de Santos, que seriam cobertos. O projeto polêmico não saiu do papel, mas reacendeu o desejo da volta dos bondes na cidade.



Abrigo de bondes que havia na avenida Presidente Wilson, próximo a Ana Costa (Cidade de Santos, 1976)
Havia abrigos de bondes em vários pontos da cidade. Nos canteiros centrais da Avenida Ana Costa permanecem até hoje, bem como o chamado Abrigo Central, na Praça Mauá, que tem atualmente a mesma função para a linha turística. O abrigo em frente ao Hotel Atlântico, na avenida Presidente Wilson foi demolido no final dos anos 1970. Já o abrigo em frente ao Clube Internacional de Regatas, na avenida Saldanha da Gama foi demolido nos anos 1990.

BONDE: MARCA TURÍSTICA DE SANTOS

Posteriormente os bondes voltaram a circular em um pequeno trecho entre a igreja do Embaré e o canal 5 em uma linha turística que depois foi extinta.

Mas, no ano 2.000 após uma planejamento de revitalização do centro da cidade, surgiu a Linha Turística de Bondes, que como sabemos, é um sucesso.
Aliás, sucesso tão grande que a prefeitura adotou o bonde como marca turística da cidade.


Quem diria que ônibus a diesel iriam estampar em sua lataria um desenho de um bonde!

domingo, 27 de fevereiro de 2011

TV na Praia #05: TV Santos, a emissora que a cidade esqueceu

TV NA PRAIA #05: Especial: TV Santos, a emissora que a cidade esqueceu

TV na Praia é uma coluna do blog Muito Bem! Sugestões, críticas e comentários podem ser feitas através do formulário abaixo ou via e-mail muitobem.tv@gmail.com

por Emilio Pechini

28.02.2011

TV SANTOS, Canal 5. Você sabia?

anúncio publicado no jornal Folha da Manhã, de São Paulo, em 15/11/1957
Há alguns anos, pesquisando sobre bondes em jornais antigos, me deparei com um guia de programação de canais de televisão, publicado no jornal A Tribuna em 1958, onde constavam os canais 3 (TV-Tupi), 5 (TV-Paulista), 7 (TV-Record) e logo abaixo novamente o canal 5, só que como sendo a TV-SANTOS. Fiquei surpreso e a partir daquele dia passei a pesquisar o que seria esse canal "TV Santos".
E lendo em muitas edições de A Tribuna, descobri coisas interessantes: nesse canal havia o programa de culínária da Ofélia Anunciato. Lembrei que, quando a culinarista faleceu, em 1998, jornais publicaram que ela havia começado sua carreira na televisão em uma emissora de televisão em Santos, das Organizações Victor Costa. Então foi na TV Santos que Ofélia começou.
Em outras edições do jornal santista havia as notas a respeito da presença de Hebe Camargo "a estrela de São Paulo". A apresentadora, contratada da TV Paulista vinha a Santos para se apresentar no programa "Uma Estrela ao Meio Dia: Hebe Camargo", nos estúdios da Rádio Clube de Santos, que era o que hoje chamamos de afiliada. O transmissor do canal 5 era o mesmo que transmitia a TV Paulista e sua torre era na Ilha Porchat.

Programação em abril de 1958
ESTAÇÃO DE TV E A REBRATEL

Vale lembrar que, na época, falava-se em estação de tv (e não emissora). E uma afiliada, foi dado o nome de sub-estação. Santos então teve a primeira emissora regional de televisão do Brasil, e a quarta emissora das Organizações Victor Costa. A concessão foi dada pelo presidente Juscelino Kubitschek, em 1956 para a Rádio Difusora Paulista, e foi operada pela Rádio Clube de Santos em conjunto com a TV Paulista e a Rebratel - Rede Brasileira de Televisão, empresa que teve sede em Santos e que tinha a participação de empresários da cidade, incluindo o jornal A Tribuna, que dedicava uma coluna a Rebratel.


A Rebratel patrocinava uma coluna em A Tribuna

Leia mais sobre a Rebratel, no jornal eletrônico Novo Milênio, do jornalista Carlos Pimentel Mendes

COM O ALTO PATROCÍNIO...

A emissora tinha programas cujo patrocínio já vinham no título: Show Panex (fábrica de Panelas), Telenotícias Discopa (uma rede de lojas de eletrodomésticos na Baixada, que posteriormente foi adquirida pelo Grupo Casas Bahia), entre outros. Vale lembrar que era a tv ao vivo, sem gravações pois não havia video tape. E outro detalhe: a emissora, que poderia ter sido chamada de TV Rádio Clube, funcionava antes da programação da TV Paulista de São Paulo. Ou seja, a televisão no Brasil na época começava as suas transmissões por volta das 3 da tarde. A TV Santos iniciava sua programação às 11 da manhã, e se encerrava no começo da tarde.

PORQUE ACABOU?

Em minhas pesquisas não encontrei o dia exato do fim das transmissões locais da TV Santos, talvez no final de 1958. E também não consegui descobrir o por quê do fim da emissora local. Patrocínios, aparentemente havia, o que justificaria o investimento. A estrutura também era boa, já que a Rádio Clube de Santos, na época era uma potência. As Organizações Victor Costa ainda estariam em boa fase, já que em 1960 lançaria a TV Excelsior (veja no anúncio, no começo da coluna). É provável que a Rebratel não tenha sido levada adiante, e a sociedade se desfez. Com o fim da TV Santos, o canal 5 passou a apenas transmitir a programação de São Paulo, pelo menos é que o guia de programação do jornal A Tribuna mostrou nos anos seguintes. Porém, a concessão da TV Santos foi até 1975, quando o decreto foi revogado.

ESQUECERAM DA TV SANTOS

Na maioria dos sites sobre a história da televisão brasileira não há qualquer menção sobre a TV Santos. E em várias retrospectivas a emissora, ou melhor, estação de TV não é lembrada.
Porém, vale lembrar que nomes como Hebe Camargo, Chocolate, Manoel de Nóbrega, Ofélia Anunciato e outros fizeram parte da programação da emissora santista das Organizações Victor Costa.
Há alguns anos eu criei um artigo na Wikipedia sobre o assunto, e também publiquei em outros sites a respeito, o que, de certa forma reacendeu a história da pioneira da televisão em Santos.
Espero que surjam mais dados históricos a respeito, e quem sabe até mesmo o Museu da Imagem do Som de Santos tenha algum material em seu acervo.

O certo é que se a TV Santos não tivesse terminado, seria uma das mais antigas emissoras do Brasil, com 53 anos de existência.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Santos e o Carnabonde 2011

Werter de Jesus, do blog Conscientização esteve hoje no Carnabonde 2011.


Acesse o blog Conscientização e veja a cobertura da festa no centro histórico de Santos. Clique aqui

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

TV na Praia #04: Idas e Vindas na TV regional

TV NA PRAIA #04: As idas e vindas na televisão regional
Coluna do blog Muito Bem! sobre a televisão regional da Baixada Santista. Sugestões, críticas e comentários podem ser feitos no formulário abaixo da postagem ou via e-mail muitobem.tv@gmail.com

por Emilio Pechini

26.02.2011

PROGRAMAS INDEPENDENTES PODERIAM SER "ADOTADOS" POR EMISSORAS

Há algumas semanas os telespectadores do programa 60 é + notaram a sua ausência da grade da Santa Cecília TV. O programa, apresentado por Vida Alves, veterana atriz da televisão brasileira, era voltado a audiência da terceira idade. Bem organizado, era um programa de auditório, com atrações e participações de pessoas que vivem a melhor idade realizado em Santos. Por ser um programa independente, saiu do ar, talvez por falta de patrocínio ou por outros motivos. Dada a importância do tema, o programa poderia ser "encampado" pela emissora, como sendo um programa próprio. Vamos ver se o programa ressurge em outra emissora.

CUSTOS E PATROCÍNIOS

Com exceção da TV Tribuna, as emissoras regionais da Baixada Santista tem arrendado horários, seja para grupos religiosos, comerciais ou produtoras independentes. Aliado a boas produtoras e temas recorrentes, os programas tem boa audiência e repercussão satisfatória, o que atrai patrocinadores e, portanto, são viáveis economicamente. A VTV e a Santa Cecília TV são, na Baixada, as que mais tem horários com programação independentes. Já a TVB e a Record Litoral tem alguns horários arrrendados e, recentemente a TV Unisantos já apresenta programas desse tipo. Mas, o telespectador que se habitua com algum programa independente pode não mais encontrá-lo na semana seguinte. Mas há os que já tem uma longa história, como o Esporte por Esporte, Programa JB, Fronteiras da Ciência, entre outros. Aliaram um bom retorno financeiro ao gosto do público.

ILHA PORCHAT NA TV

"Ilha, Ilha, Ilha, Ilha Porchat na TV" é um programa que marcou época e ainda está na memória televisiva regional, o programa apresentado por Odárcio Ducci, presidente do famoso clube na ilha de mesmo nome, em São Vicente. O programa foi exibido pela TVB (na época, TV Brasil) e TV Mar (hoje, Record Litoral). As atrações no estilo dos programas de calouros eram as atrações dos sábados à tarde na tv. O estranho e triste é que não há quase nenhum restígio do programa, nem mesmo no Youtube. Errado quem pensa que essa memória deva ser esquecida... E, hoje com a nossa televisão regional mais amadurecida e experiente, poderia haver um programa semelhante, de auditório, calouros... candidatos é que não faltam.

ROTA DO SOL EM SANTA CATARINA

O programa Rota do Sol deste sábado mostra a partir desta semana (26/02) até o Carnaval, programas feitos em Santa Catarina, na Rota da Amizade. De acordo com a editora e apresentadora, Rosana Valle, a equipe passou alguns dias percorrendo este roteiro turístico formado por seis cidades, entre elas Fraiburgo, Treze Tílias e Videira. "Cada um dos municípios da serra catarinense tem música, dança e culinária próprias. Herança dos imigrantes europeus que povoaram aquela região", adianta a jornalista.
O primeiro programa da série mostrará Fraiburgo, também chamada de terra da maçã, por produzir mais de 15% de toda a produção brasileira. "Estamos em plena época da colheita e os pomares estão carregados", comenta a apresentadora em uma das passagens. Segundo ela, na cidade tudo lembra a fruta, e não faltam receitas deliciosas para quem se hospeda nos hotéis do local.
Mais detalhes no Blog da Rosana. O programa vai ao ar às 11 e meia da manhã, na TV Tribuna, em alta definição.

VIVER BEM E BEM ESTAR

Ponto para a TV Tribuna: a estreia nesta semana do programa Bem Estar, apresentado pela Mariana Ferrão e Fernando Rocha em rede nacional pela Globo confirmou o que os telespectadores da TV Tribuna, já sabiam: saúde e bem estar são assuntos importantes e recorrentes no dia-a-dia. A afiliada da Globo na Baixada Santista e Vale do Ribeira exibe há alguns anos o Viver Bem, "programa de saúde do corpo e da mente, além de dicas para quem vive mais e melhor". O programa regional é exibido aos sábados, às 8 da manhã. Veja o site do programa clicando aqui. E a apresentadora do Viver Bem, Janaina Hohne também tem seu blog, o Blog da Janaina

Então, um ótimo final de semana, vivendo bem e com bem estar!

Rádio, Eterna Atração #07: Guarujá AM e a Rede Jovem Pan Sat

Rádio, Eterna Atração #07: Guarujá AM e a Rede Jovem Pan Sat, um bom uso da rede
Coluna do blog Muito Bem! sobre o rádio da Baixada Santista, e também do Brasil e do Mundo. Sugestões, críticas comentários, utilize o formulário abaixo ou via e-mail muitobem.tv@gmail.com

por Emilio Pechini

25.02.2011

A GUARUJÁ AM E A REDE JOVEM PAN SAT

Claro que, para o profissional de rádio e até mesmo a audiência, vincular uma rádio local a uma rede pode significar desemprego e descaracterização de uma programação regional. Ainda mais se tratando de uma região que lançou muitos profissionais e tem uma história do rádio em si, como é a Baixada Santista. Mas, pode se dizer que, dentre as emissoras de rádio da Baixada Santista, que estão afiliadas ou vinculadas a alguma rede, a Guarujá AM (1.550 kHz) faz um bom uso dessa opção. Mantém a programação musical em horários-chave, como é o caso das manhãs com o comunicador Renato Costa e também transmite um noticiário em nível nacional de ótima qualidade como é o da Rádio Jovem Pan. Foi a maneira encontrada para manter uma emissora regional, com a característica popular da emissora aliada ao bom jornalismo.

AINDA SOBRE O AM NA BAIXADA

A Terra AM (650 kHz) vem transmitindo uma chamada informando aos ouvintes que a emissora está em primeiro lugar em audiência no Litoral Paulista. Inclusive são citadas as rádios Terra AM e FM, de São Paulo, parabenizando a emissora. A medição de audiência na Baixada é motivo de polêmica, seja no FM, e também no AM.


RÁDIO ESCUTA FM: 25.02.2011 - das 21:00 às 22:00

98,1 A RÁDIO ROCK: transmite a Voz do Brasil, entre 21 e 22h
94,3 ENSEADA/ALELUIA: o tema da novela Escrito nas Estrelas, Quando a Chuva Passar (Paula Ferandes) no Entre Amigos. A emissora tem problemas de som, que poderiam ser corrigidos. "Pipocos" e falhas no audio irritam... Uma pena, já que a programação musical nesse horário está muito boa
107,7 SANTA CECÍLIA FM: Somebody Elses Guy (Jocelyn Brown), fazia um tempão que eu não ouvia essa música!
89,3 TUPI FM: estranha interferência atrapalha a transmissão da rádio.
91,9 LITORAL FM: também transmite A Voz do Brasil, entre 21 e 22h
96,3 BOA NOVA: emissora em rede com a Rede Milícia Sat, Plantão da Fé, ao vivo.
100,7 SAUDADE: Dancin' Queen (ABBA), sempre uma parada obrigatória
102,9 SCALLA: uma versão instrumental que mescla aquele ritmo rápido de Everybody's Talkin' (Nilsson) com Detalhes do Roberto Carlos! A programação da Scalla vem trazendo boas surpresas, dentro da sua proposta
103,7 CLASSIC HITS: Flor de Lis (Djavan), em uma versão ao vivo muito legal, aliás, uma das propostas iniciais da Classic Hits é justamente versões exclusivas. E com som estéreo espacial...
105,5 TRI FM: Samba Tri, só pagode até as 21 horas.
90,9 BANDEIRANTES: o Esporte em Debate desta noite está bem musical: até mesmo surgiu uma tradução da Hotel California (Eagles)!
106,7 CULTURA: Enigma da Noite: charadas durante a programação noturna da emissora.

RÁDIOS IRMÃS

Na Baixada Santista são rádios irmãs, ou seja, são ligadas as seguintes rádios:
- TUPI FM (89,3 MHz) e KISS FM (90,1 MHz)
- JOVEM PAN 2 (95,1 MHz) e CLASSIC HITS (103,7 MHz)
- LITORAL FM (91,9 MHz), 98 A RÁDIO ROCK (98,1 MHz) e SÊ TU UMA BÊNÇÃO (102,1 MHz)
- SAUDADE FM (100,7 MHz), CULTURA FM (106,7 MHz) e CULTURA AM (930 kHz)
- ENSEADA FM (94,3 MHz) e RÁDIO CLUBE DE SANTOS AM (1.240 kHz)
- GUARUJÁ FM (104,5 MHz) e GUARUJÁ AM (1.550 kHz)

É ISSO AÍ

Um abraço a todos e continue comentando!

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Três trólebus na Ana Costa, hoje

Em cerca de quinze minutos, três trólebus circulando na Linha 20 que, pelo menos hoje - 21 de fevereiro de 2011, estava uma linha "quase perfeita", pois eram três veículos não poluentes no transporte coletivo de Santos.

Veja as fotos:

Não deu tempo de correr e chegar perto do trólebus 5306, do outro lado da avenida

O trólebus 5306 chegando

agora, a traseira do trólebus 5306

O trólebus 5307

mais uma do trólebus 5307

A ciclovia da avenida Ana Costa está ficando bonita, e avança em direção à praia

domingo, 20 de fevereiro de 2011

TV na Praia #03: SBT, Twitter e VTV

TV NA PRAIA #03: Twitter de diretor da VTV revela afiliação ao SBT

TV NA PRAIA é uma coluna do blog Muito Bem!, sobre a televisão na Baixada Santista e Litoral Paulista, além de falar sobre a tv no Brasil e no Exterior. Comentários e sugestões, utilize o formulário abaixo ou envie sua mensagem para muitobem.tv@gmail.com

por Emilio Pechini

21.02.2011



VTV, A NOVA AFILIADA DO SBT?

 Na semana passada, sites especializados em televisão reproduziram um print do Twitter de Cláudio Barazal, apresentador e diretor comercial da Rede VTV, emissora com sede em Santos, com retransmissoras no litoral paulista, região de Campinas e em Goiânia. Segundo o colunista Flávio Ricco, que citou a mensagem, o SBT não confirma a afiliação, porém afirma que há negociações.


SANTOS E CAMPINAS


Para o SBT seria uma afiliação estratégica, já que a VTV gera programação para Santos e Campinas, duas praças que eram cobertas pela TVB, que no ano passado anunciou a saída do SBT. A TVB em Campinas já exibe programação da Rede Record, e em Santos, a partir de 30 de março, exibirá a programação da Band. Com isso, o SBT deixou duas praças importantes descobertas, pelo menos com relação a programação regional. Em Campinas, a emissora de Sílvio Santos instalou uma retransmissora no canal 29, que exibe a programação via satélite, gerada em São Paulo. Em Santos, o SBT ainda é exibido pela TVB  no canal 12 VHF e 23 UHF, mas quando a afiliação terminar o canal 12, da TVB não será mais SBT, o que prejudicará os telespectadores de parte de Santos e de São Vicente.


E A REDETV! NA BAIXADA E CAMPINAS?


Se essa afiliação ocorrer de fato, Santos e São Vicente e algumas cidades da Baixada não perderão a programação da RedeTV!: a emissora possui canais próprios que garantirão a continuidade da exibição da programação nacional. Em Santos, o canal 27 UHF e o canal 14 UHF pertencem a TV Ômega, que é a razão social da RedeTV! que no momento exibem a programação da VTV por força da afiliação. Em Campinas, a RedeTV! recentemente adquiriu uma concessão de retransmissora no canal 48 UHF. Atualmente a RedeTV! é exibida em Campinas através da VTV, canal 55 UHF. Ou seja, os fãs de Hebe Camargo não ficarão sem ver a estreia da apresentadora no próximo dia 1º de março na RedeTV! em Santos e São Vicente, e, em Campinas dependerá da finalização do novo canal 48.


MUDANÇAS NA VTV


Assim como a RedeTV!, a VTV exibe boa parte de programação arrendada a grupos religiosos e comerciais, o que deverá mudar com a nova afiliação ao SBT, especialmente no período da tarde e noite. O símbolo poderá mudar, pelo menos os do microfone e das viaturas, que combinam os logos da VTV com o da RedeTV!



CANAIS REDETV!, SBT e VTV NO LITORAL

Ficarão sem TV aberta da RedeTV! no litoral paulista, caso a VTV se afilie ao SBT, as cidades de Praia Grande, Mongaguá, Peruíbe, Ubatuba e São Sebastião. Bertioga ainda poderá captar o canal 27 de Guarujá. Telespectadores da Mongaguá e Peruíbe poderão tentar captar o canal 48 de Itanhaém. Já o SBT ganhará um reforço no sinal em Bertioga, São Sebastião e Itanhaém e cidades do Vale do Ribeira. Para os assinantes de televisão a cabo ou por assinatura nessas cidades a cobertura continuará normalmente.

SERÁ MESMO?


Claro que por enquanto nada de oficial, apenas hipóteses e boatos. Mas, de qualquer maneira, a televisão no litoral terá mudanças no próximo mês de março com a mudança da TVB para a Band, o que já é certo. Incerto é a VTV ser SBT. Aguardemos os próximos movimentos...

É isso aí, até a próxima!

Hino Oficial da Cidade de Santos

Hoje, olhando as postagens dos blogs que estão na coluna ao lado, no Blog do Mimi me chamou atenção o Hino da cidade de Santos, interpretado pelo Coral Municipal de Santos. Na postagem, este vídeo:



E aqui a letra do hino (fonte: http://www.santos.sp.gov.br/hinostos.php)


HINO OFICIAL DA CIDADE DE SANTOS

"SANTOS POEMA"
Música de Ernesto Zwarg e Antonio Bruno Zwarg

Santos poema, jardins pela praia
Cidade e porto de mar
Tens a magia de barcos estranhos
Na barra esperando adentrar
Morros, varandas alegres
Suspensas no arvoredo
Santos das ruas antigas
À beira do cais
Que escondem segredos

Tuas paineiras floridas
Salgueiros que choram
Nos velhos canais
Santos, cuidado menina
As tuas belezas
Não percas jamais

Os flamboians florescentes
Palmeiras imperiais
Ilha Urubuqueçaba
O verde reduto
Nas ondas do mar

Oh! Santos
És linda demais !

Lei nº 2.608 - Publicada no Diário Oficial de Santos - Página 9, em 31 de dezembro de 2008

Rádio, Eterna Atração #06: Rádio AM e o som automotivo

Rádio, Eterna Atração! #06
Coluna do blog Muito Bem! sobre o rádio, na Baixada Santista, no Brasil e no Mundo, ontem e hoje
Comentários, sugestões podem ser feitas no formulário abaixo ou via e-mail muitobem.tv@gmail.com

por Emilio Pechini

20.02.2011


O RÁDIO AM NO SOM AUTOMOTIVO

Esta semana instalei um som no meu carro. Experiências anteriores me fizeram lembrar, na hora da instalação que eu gostaria de ter uma boa sintonia na faixa de Ondas Médias, em AM. A vendedora se mostrou surpresa pela minha observação e sugeriu que eu instalasse um dispositivo que melhoraria a sintonia em AM, acrescentando o valor de R$ 45 à instalação, que eu prontamente aceitei. De fato, a instalação ficou boa e posso sintonizar as emissoras com boa qualidade, dentro do esperado na Amplitude Modulada

PEDIDO ESTRANHO? NÃO, DIREITO DO CONSUMIDOR!

O interessante foi a surpresa na hora do meu pedido, incluindo a observação de que em Santos a recepção em AM é ruim. Eu insisti, e queria que meu rádio (um Pioneer) tivesse boa recepção naquela faixa. Também aproveitei para dizer que esse descaso com o AM é errado, e que todo bom instalador deve cuidar para que a recepção seja perfeita.

AS RÁDIOS AM

Das rádios da Baixada, em Santos, em termos de recepção, as melhores são a Guarujá AM (1550 kHz) e a Terra AM (650 kHz). Mas também tem boa qualidade a 590 kHz (Atlântica), Cultura (930 kHz), Clube (1240 kHz) e Cacique (1510 kHz). A Universal (810 kHz) e a Anchieta (1390 kHz) tem recepção mais fraca. De São Paulo, basicamente a Eldorado (700 kHz) e a CBN (780 kHz) são captadas normalmente, mas não tão bem como as locais.

CAMPANHA

O que as rádios em AM deveriam fazer é uma campanha junto aos instaladores de som automotivo, para garantir que o cliente terá a sintonia nessa faixa. E também conscientizar os ouvintes para, na hora de instalar o som, exigir uma boa qualidade em AM.

CLASSIC HITS AUTOMÁTICA

É uma pena que uma emissora que já foi a popular Serra do Mar FM, com programação ao vivo 24 horas hoje seja apenas uma rádio totalmente automatizada. Na Classic Hits (103,7) até mesmo a locução das músicas já é previamente gravada pelo locutor Sérgio Torres. O alcance da emissora, de cerca de 2 milhões de habitantes, demandaria uma programação ao vivo e constante. Já a outra emissora do grupo, a Jovem Pan 2 Santos (95,1) tem apenas o horário noturno local. Vale lembrar que a grande audiência do rádio em si é de manhã e à tarde - horários que a emissora pop está automatizada,  em rede com a Jovem Pan gerada em São Paulo.

ESTÉREO E MONO?

Os ouvintes de rádio FM que utilizam fones de ouvido percebem bem a diferença entre um "real estéreo" e um "falso estéreo". Estéreo, por que são dois canais independentes (já que temos dois ouvidos...), o que dá uma sensação espacial e confortável para quem está com os foninhos. Algumas emissoras de notícias resolveram esquecer o sinal estéreo, já que há mais falas do que música, que é o caso da Bandeirantes (90,9 MHz) e Jovem Pan 1 Santos (99,7 MHz). Porém algumas emissoras, apesar de estarem com o sinal estéreo no ar transmitem a programação musical como se fosse mono. Não sei exatamente, mas há um ajuste de vetores no equalizador ou compressor da emissora, que justamente dão essa sensação espacial. Preste a atenção e compare o som quase mono de algumas emissoras da Baixada. Nesse quesito estão de parabéns rádios como a 98 A Rádio Rock (98,1), Santa Cecília (107,7), Guarujá FM (104,5), Tribuna FM (105,5), entre outras. Ou seja, estas rádios tem o indicador estéreo ligado e efetivamente transmitem sua programação musical no confortável som estéreo espacial. Outras emissoras não se preocupam com esse item tão importante para um bom apreciador de música.

Por enquanto é só, continuem comentando e dando suas sugestões! Um grande abraço a todos.

Instituto de Engenharia promove simpósio sobre trólebus


O Instituto de Engenharia de São Paulo promove simpósio sobre trólebus no próximo dia 22 de março de 2011.

Na abertura do evento, palestra sobre O Papel do Trólebus e o Histórico do Transporte Público em São Paulo, pelo consultor Adriano Branco.

Depois, o consultor Antonio Vicente Silva faz uma comparativa entre modais trólebus x VLT x monotrilho: experiência nacional da indústria de veículos.

Roberto Berkes, do Instituto de Engenharia estará explicando o projeto, gerenciamento e execução da obra de eletrificação do Corredor de ônibus ABD – Trecho Terminal Piraporinha – Terminal Jabaquara.

No terceiro painel, Idario Branco, da SPTrans, fala sobre a experiência nos serviços de manutenção e operação de sistema trólebus.

Haverá debates em todos os painéis.

Serviço:
Simpósio Trólebus
Data: 22/03/2011
Horário: das 08:30 às 12:30
Local: Instituto de Engenharia - Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 – V. Mariana, São Paulo, SP.

Inscrições gratuitas no site http://www.ie.org.br/site/evento.php?id_sessao=2&id_evento=856

Trólebus de Santos em dois momentos

Duas fotos de trólebus de Santos, em dois momentos, nesta semana:

Trólebus prefixo 5306 na Avenida Ana Costa, em 17 de fevereiro de 2011

Trólebus 5307 na rua Lucas Fortunato, na manhã de quarta-feira, 16 de fevereiro de 2010

Fonte Calibri para usar no Windows XP

Uma das fontes mais utilizadas hoje em dia, é a Calibri. Uma fonte que vem no Windows Vista, Windows 7 e não está disponível no Windowx XP, sistema operacional muito utilizado em muitos equipamentos comerciais e pessoais.


SEM AQUELE BLÁ-BLÁ-BLÁ...

Uma forma legal e gratuita de se instalar esta fonte é baixando o Visualizador do Power Point 2007: instalando-se o programa, automaticamente serão instaladas as fontes Calibri, Cambria, Candara, Consolas, Constantia e Corbel, as quais poderão ser usadas em qualquer aplicativo do Windows, como o Word, Excel, etc.

A instalação é relativamente fácil, grátis e rápida. Antes de tudo, feche os programas abertos que utilizam fontes (Word, Excel, etc), pois as novas fontes só estarão disponíveis quando foram iniciados esses programas.

Faça o download do PowerPoint Viewer 2007, acessando a página da Microsoft e faça a instalação. Clique aqui para acessar.

Pronto! após a instalação, abra o Word, Excel, etc e a fonte Calibri já estará disponível.

Fácil, não é?

A dica foi dada pelo site:: http://www.tecnofagia.com/internet/fontes-do-windows-vista-para-windows-xp

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

TV na Praia #02: Os canais de TV em Santos

TV na Praia #02: Os Canais de TV em Santos

por Emilio Pechini

Coluna sobre televisão na Baixada Santis.
Sugestões, comentários e correções podem ser enviadas pelo e-mail muitobem.tv@gmail.com ou no campo de comentários (abaixo)


16.02.2011




OS CANAIS DE TV EM SANTOS, SÃO VICENTE, CUBATÃO E GUARUJÁ

Aqui a lista de canais de televisão e seus concessionários, e, entre parênteses o que o canal exibe atualmente
Legenda: G=Geradora, R=Retransmissora, D=Digital

03 - R - TV Cultura SP (TV Unisantos/Cultura) (Tejereba)
06 - R - TV Record SP (Record Santos) (Tejereba)
08 - G - Record Santos (Record Santos)
10 - R - TV Band SP (Band SP - Sinal Baixada)
12 - G - TVB Santos (TVB/SBT)
14 - R - RedeTV! SP - (VTV/RedeTV!)
15 - D - Rede Vida HD - não instalado
16 - R - Rede Vida (Rede Vida SAT) (Tejereba)
18 - G - TV Tribuna, Santos (TV Tribuna/Globo)
19 - D - TV Tribuna HD
20 - R - RIT - não utilizado - RIT está no canal 34
22 - G - não outorgado - emissora em Cubatão
23 - D - TVB HD - não instalado - (exibe TVB/SBT - analógico) (Tejereba)
24 - R - outorgado ao SBT - não utilizado
25 - D - não outorgado
27 - R - RedeTV! (VTV/RedeTV!) (Tejereba)
30 - R - TV Esporte Interativo - não utilizado - TVE+I está no canal 59
31 - D - não outorgado
32 - R - TV Gazeta SP (TV Gazeta,SP)
33 - D - Record Santos HD - não instalado
34 - R - não outorgado - (utilizado pela RIT TV, SP)
35 - D - não outorgado
36 - G - TV Ilha do Sol, Guarujá - (Ilha do Sol/Futura) (Tejereba)
38 - R - não outorgado (exibe tela preta)
40 - G - TV Unisantos, Cubatão - (TV Unisantos/Cultura)
41 - D - não outorgado
43 - R - TV Aparecida (TV Aparecida SAT) (Tejereba)
45 - D - VTV HD - não instalado
46 - G - VTV, Santos (VTV/RedeTV!)
47 - D - não outorgado
48 - R - TV Tribuna (TV Tribuna/Globo) (Cubatão)
50 - R - TV Band, SP (sinal Baixada) (Tejereba)
51 - D - Santa Cecilia HD
52 - G - Santa Cecília TV, São Vicente (Santa Cecília TV/TV Brasil)
53 - D - não outorgado
54 - R - TV Tribuna, Santos (TV Tribuna/Globo) (Tejereba)
56 - R - MTV (MTV SAT)
57 - D - não outorgado
59 - D - não outorgado - utilizado pela TV Esporte Interativo (analógico)

Estes canais valem apenas para Santos, São Vicente, Cubatão e Guarujá.

DUPLA TRANSMISSÃO

A duplicidade de alguns canais se deve as características geográficas da região: os morros acabam impedindo a transmissões de sinais. Por isso, para cobrir bem os quatro municípios, cada emissora procura ter dois canais instalados em pontos opostos: de um lado Guarujá (Morro do Tejereba) e, de outro, Morros de Santos (Santa Terezinha) e São Vicente (Morro Voturuá e Ilha Porchat). Daí, vemos que quando a TVB começar a exibir a programação da Band, o SBT terá apenas um canal instalado, no Morro do Tejereba, Guarujá, o que deixará uma boa área descoberta, no caso, São Vicente. Já a Band terá três canais para transmitir sua programação através da TVB.

CANAIS DESLOCADOS OU TROCADOS

Também, a RIT e a TV Esporte Interativo tem concessões nos canais 20 e 30, respectivamente, porém utiliza os canais 34 e 59. Já há algum tempo a Anatel trocou o atual canal 23, do SBT, para o canal 24. Assim, o canal 23 será digital. Mas, por enquanto no ar ainda não foram efetuadas estas mudanças.

Este é um guia baseado em pesquisas no site da Anatel e pesquisa de sinal.

Até a próxima e um abraço!

Rádio, Eterna Atração #05: Cultura FM sorteia ar condicionado

RÁDIO, ETERNA ATRAÇÃO #05
COLUNA DO BLOG MUITO BEM! SOBRE O RÁDIO NA BAIXADA SANTISTA

por Emilio Pechini
muitobem.tv@gmail.com


15.02.2011



CULTURA FM SORTEIA AR CONDICIONADO

Com certeza essa ideia veio bem a calhar, já que a Baixada Santista vive seus dias de calor intenso, como há tempos não se "sentia". A Cultura FM (106,7) sorteia no próximo dia 1º de março um ar condicionado split aos ouvintes que fizerem inscrição no site ou pelo telefone. Fique ligado na programamação e boa sorte!

SINAL DA BANDEIRANTES NA BAIXADA MELHOROU

Ainda não dá para comemorar, mas parece que o sinal da Rádio Bandeirantes (90,9) votlou a ser local na Baixada desde o último domingo. Pelo menos já consigo sintonizar a emissora sem precisar esticar a antena do meu rádio. Com isso os ouvintes do litoral voltam a participar da programação da emissora. O problema da queda do sinal da rádio não foi novidade. Nos últimos finais de ano, talvez devido a tempestades que ocorrem nessa época, e pela localização da rádio, praticamente às margens da rodovia dos Imigrantes, a torre sofre dificuldades técnicas. Algo que deve ser repensado na próxima temporada, manutenção preventiva e condições técnicas mais resistentes a essas interpéries.

102,1 É LOCAL

O já tradicional e potente frequência 102,1 MHz, atualmente arrendado à Igreja Mundial do Poder de Deus, está local. Até então, tinha apenas observado que ora era a programação do Canal 21 de televisão, ou a emissora Sê Tu uma Benção. Mas, notei uma extensa relação das igrejas daquela denominação evangêlica na Baixada Santista sendo anunciada.

DESTAQUES DE RÁDIO ESCUTA

14.02.2011 - entre 22:30 e 23:30:
Scalla FM (102,9): uma versão lenta e instrumental de Volare.
Tribuna FM (105,5): Balada do Amor Inabalável, Skank.
Kiss FM (90,1): Hole Hearted, Extreme.
Classic Hits FM (103,7): Nosso Estranho Amor, Caetano Veloso e Marina.
Saudade FM (100,7): Mania de Você, Rita Lee.
Tupi FM(89,3): Fio de Cabelo, Chitãozinho e Xororó, ao vivo.
Guarujá FM(104,5): Just When I Needed You Most, Randy Van Warmer.

Observações:
Boa Nova (96,3), sem áudio, mas com a portadora no ar.
Enseada/Aleluia (94,3) com estranha variação no balanço: áudio passeia entre os canais esquerdo e direito. Um portadora no ar, em 104,0 - que pelo "0" não indica que seja uma rádio homologada em testes. Mas, já está há alguns dias no ar.

É isso aí, até a próxima e um abraço!

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Barbra Streisand revive Nasce uma Estrela no Grammy 2011

Anunciada e aclamada, Barbra Streisand foi uma das atrações do Grammy 2011, transmitido ao vivo na noite de domingo (13).
 Já na madrugada de segunda, uma surpresa para os espectadores e telespectadores ao redor do mundo: o ator e cantor Kris Kristofferson anunciou Barbra Streisand, que em seguida interpretou Evergreen, tema romântico do filme Nasce uma Estrela (A Star is Born, 1976). No filme ambos formam um casal de cantores, ele um roqueiro decadente e ela uma cantora ainda desconhecida, que aos poucos conquista o público.

Veja o vídeo com a interpretação de Babs na noite de astros:


Veja a tradução (livre) da música:

EVERGREEN
(música: Barbra Streisand, letra: Paul Williams)
Verdejante

Love, soft as an easy chair
Amor, suave como uma cadeira macia
Love, fresh as the morning air
Amor, fresco como o ar da manhã

One love that is shared by two
Uma amor que é compartilhado a dois
I have found with you
Encontrei em você

Like a rose under the April snow
Como uma rosa sob a neve de abril
I was always certain love would grow
Eu sempre tinha certeza de que o amor cresceria

Love, ageless and evergreen
Amor, eterno e verdejante
Seldom seen by two
Raramente vísto por dois

You and I will make each night the first
Você e eu faremos de cada noite, a primeira
Everyday a beginning
Todo dia um começo
Spirits rise and their dance is unrehearsed
Espíritos se elevam e sua dança é de improviso

They warm and excite us
Eles nos aquecem e excitam
'Cause we have the brightest love
Pois nós temos o amor mais brilhante

Two lights that shine as one
Duas luzes que brilham como uma só
Morning glory and midnight sun
Manhã gloriosa e sol da meia-noite

Time, we've learned to sail above
Tempo, nós aprendemos a navegar lá no alto
Time, won't change the meaning of one love
O tempo, não mudará o significado de um amor
Ageless and ever evergreen
Eterno e sempre verdejante


Nasce uma Estrela foi lançado nos Estados Unidos em dezembro de 1976, e no Brasil, em 1977. Foi filmado em locações no estado do Arizona e nos estúdios da Warner, em Burbank, na California.
No filme, Barbra Streisand interpreta Esther Hoffman, e Kris Kristofferson, John Norman Howard.

Evergreen ganhou, em 1977 o Oscar e o Globo de Ouro como melhor canção. No ano seguinte, 1978, a música ganhou o Grammy de melhor canção do ano.

Bons motivos para Barbra interpretar esta música, na festa do Grammy 2011.

E o público aplaudiu de pé. "A Star is Honored".

PARTICIPAÇÕES ESPECIAS E REAIS EM NASCE UMA ESTRELA

No filme também participam, "como eles mesmos" a cantora Rita Coolidge, o empresário e promotor Bill Grahan e o cantor Tony Orlando.
E ainda, a banda de rock Montrose, que na época já não contava mais com o vocalista Sammy Hagar (que em 1985 veio a integrar a banda Van Halen)

E AS DUAS CANTORAS DO 'THE OREOS'?

No filme, Barbra faz parte do grupo "The Oreos", ao lado de duas cantoras. Elas eram na vida real também cantoras: Clydie King e Venetta Fields, e já haviam participado de outros álbuns da cantora anteriormente. Veja mais informações (em inglês) no site http://barbratimeless.com/2009fieldsking.htm

domingo, 13 de fevereiro de 2011

TV na Praia: nova coluna do muitobem.tv

TV na Praia: nova coluna do Muito Bem!

por Emilio Pechini



14.02.2011


TV NA PRAIA

Depois da coluna Rádio, Eterna Atração!, onde são enfocados assuntos do rádio, especialmente na Baixada Santista, agora é a vez de falarmos sobre as emissoras de televisão no Litoral Paulista. TV na Praia, até lembra o título do pioneiro programa da televisão brasileira, TV na Taba, da extinta TV Tupi de São Paulo, que estreou às 18 horas do dia 18 de setembro de 1950.
TV na Praia, da Baixada Santista vai tratar das emissoras que são geradas ou retransmitidas por aqui, as novidadades, os problemas, enfim, uma coluna independente de qualquer veículo de comunicação, por isso, vai tratar de todos os canais. Você pode participar deste espaço, deixando comentários ou compartilhando nas comunidades sociais (veja abaixo) ou enviando suas mensagens diretamente para o e-mail muitobem.tv@gmail.com

FINALMENTE, A TV UNISANTOS

imagem do site da TV Unisantos, em 13.02.2011


Há alguns anos entrou no ar a TV UNISANTOS, emissora da Universidade Católica de Santos, no canal 40 em UHF. Inicialmente a emissora transmitiu programação da TV SescSenac, e há cerca de dois anos passou a retransmitir a programação da TV Cultura de São Paulo. Com isso, os canais já existentes da Cultura na Baixada também passaram a exibir o sinal da TV UNISANTOS. Até então foram raros os programas regionais apresentados, esporadicamente e sem um divulgação concreta.
A emissora, que é concessão da cidade de Cubatão, exibiu nas últimas eleições municipais a propaganda política daquele município.
Agora, a emissora instalou estúdio e equipamentos nas dependências da Igreja Coração de Maria, na avenida Ana Costa em Santos. E já tem o seu site tvunisantos.com.br e o logo da emissora já está presente em sua programação, no canto superior direito da tela. E à meia-noite o apresentador Pedro Alcântara já tem seu programa no ar.
O que se espera da programação? jornalismo regional, participação universitária, já que a Faculdade de Comunicação da universidade é uma das mais importantes do país. É provável que a emissora também tenha programas ligados a Diocese de Santos e programas independentes.
Importante: a emissora já tem destinado um canal digital.
Boa sorte e damos as boas vindas a nova programação regional na Baixada Santista!

EMISSORAS EDUCATIVAS NA BAIXADA

Falando em emissoras educativas, além da já consagrada TV Santa Cecília, e agora a TV UniSantos, há mais uma emissora com alcance em Santos, São Vicente, Cubatão e Guarujá que está no ar apenas retransmistindo o Canal Futura: trata-se da TV Ilha do Sol, canal 36 UHF. A emissora é ligada a Unaerp/Guarujá. Há anos no ar, a emissora até ensaiou uma programação regional, com slides com o nome da programação. No entanto, nem mesmo a propaganda eleitoral foi exibida nas últimas eleições municipais, que seria de candidatos do Guarujá, cidade de concessão da emissora. Poderá ser mais uma opção regional, que ainda não decolou. De alcance local, há também a TV Costa Norte, canal 48 UHF, em Bertioga. Concessão educativa, a emissora tem alcance limitado a apenas a cidade de Bertioga, já que o mesmo canal 48 é utilizado em Cubatão para a retransmissão da TV Tribuna, o que impossibilita santistas, vicentinos e cubatenses de tentar sintonizar a emissora.

TVB SEM SBT, SÃO VICENTE SEM SBT?

Com a nova afiliação da TVB, que mudará do SBT para a Band, o canal 12 automaticamente deixará de exibir a programação da rede de Sílvio Santos. Na Baixada Santista, o SBT é concessionário do canal 23 UHF, que atende Santos e Guarujá, portanto, teoricamente o SBT vai continuar sendo exibido normalmente por esse canal. Já o canal 12 atende parte de Santos e São Vicente. Com isso, os vicentinos que não tem tv a cabo ou parabólica terão dificuldades em sintonizar o SBT, a partir do dia 30 de março. A menos que o SBT encontre uma nova emissora regional ou mesmo instale uma nova retransmissora para cobrir a região onde o canal 23 UHF não atinge.

MISTÉRIO NO CANAL 38

Anos transmitindo a Tupi TV (TV musical que já se chamou TV Mundial), o canal 38 está sem programação. Color bars ou uma tela preta é o que o transmissor exibe no momento. O que será que vai surgir nesse canal?

Tela do site da Anatel pesquisando retransmissoras em Santos: canal 38 "não tem dono" por enquanto

No site da Anatel o canal ainda não tem "dono", segundo vemos na imagem acima. Porém nas observações na coluna da direita constam como "reuso" do canal Itanhaém e Peruíbe. Pesquisando no próprio site da Anatel nessas cidades o canal 38 é utilizado pela Mix TV. Por outro lado, o SBT deve estar buscando um novo canal na Baixada para substituir o canal 12, então pode ser que a emissora esteja pleiteando o 38. Vamos aguardar.

Por hoje é só, até a próxima!


Centro movimentado em 1970

Trânsito congestionado? Não de hoje que as nossas ruas andam repletas de carros. Claro que a foto acima mostra o centro da cidade de Santos, em 1970 e, em geral, o volume de automóveis era grande em alguns pontos da Baixada Santista. Hoje, o grande número de veículos e trânsito lento se espalhou por todas as cidades.

Na foto acima, grande número de trólebus segue enfileirado, no centro, ao lado de ônibus e veículos. À frente, o trólebus da linha 4, que até hoje - servida exclusivamente por veículos à diesel - ainda é uma das principais linhas de ônibus de Santos.

Na época, Santos contava com os ônibus elétricos na linha 4, 5, 8, 40, 44, 45 e 53. Os 50 trólebus importados da FIAT italiana eram silenciosos, rápidos e confortáveis. Hoje, não há mais nenhum antigo FIAT circulando na cidade, mas, ainda contamos com 6 trólebus nacionais fabricados pela Mafersa, na linha 20.

Vale lembrar que havia também os bondes, que já estavam em processo de desativação restando ainda apenas poucas  linhas: a 16, 17, 19, 23, 39 e 42. Aos poucos os ônibus movidos à diesel iam substituindo os queridos bondes. Efetivamente as duas últimas linhas de bondes - 17 e 42 - saíram da garagem pela última vez em um sábado, dia 27 de fevereiro de 1971. O último bonde - na linha 42 - voltou para a garagem já na madrugada do dia 28, domingo, e estava encerrada a história dos bondes em Santos, como meio de transporte regular.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Rádio, Eterna Atração #04: Rádio Clube de Santos já foi sede de emissora de TV

Rádio, Eterna Atração #04

por Emilio Pechini


12.02.2011


RÁDIO CLUBE DE SANTOS JÁ FOI SEDE DE EMISSORA DE TV

Em 1957 nasceu a primeira emissora de televisão fora de uma capital brasileira: foi a TV Santos, canal 5, uma "afiliada" da TV Paulista, das OVC (Organizações Victor Costa) em conjunto com a Rádio Clube de Santos, que tinha seu teatro na Rua José Caballero, no Gonzaga. A emissora durou pouco mais de um ano mas recebia em sua programação da manhã e início de tarde grandes astros da época, incluindo Hebe Camargo, "a estrela de São Paulo", que se apresentava na emissora de televisão e na Rádio Clube ao meio dia. A chamada "radioestação de televisão" também lançou a culinarista Ofélia Anunciato, em 1958. A TV Santos exibia programação local de manhã, e início de tarde. Após as 15 horas era a vez da programação gerada em São Paulo, pela TV Paulista, no mesmo canal 5. A emissora ao final de 1958 deixou de ter programação local e passou a apenas transmitir a programação gerada em São Paulo. Veja algumas notas publicadas no jornal A Tribuna de Santos, na época:


Programação da TV Santos em 29 de abril de 1958

Destaque da programação em 29 de abril de 1958.

Nota sobre a TV Santos em 04 de março de 1958

A Rádio Clube foi a primeira emissora de rádio de Santos, fundada em 1924. Sua torre ficava no local onde formou-se o bairro homônimo, na Zona Noroeste de Santos, com a parte técnica no comando de Jovino de Melo. Décadas depois, a rádio chegou a pertencer a Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, e atualmente é da Igreja Universal do Reino de Deus, em 1.240kHz.

FALANDO EM HISTÓRIA DA RÁDIO CLUBE

"Veja a cor do céu, veja a cor do mar, como é lindo viver, como é lindo sonhar, mas é preciso saber a temperatura do lugar.....  Rádio Clube..." e " Hora certa, tudo certo, Rádio Clube".
Eram mais ou menos assim as letras das vinhetas musicais da Rádio Clube de Santos, ao ritmo de bossa nova, com uma voz feminina cantando os versos, durante muitos anos - eu me lembro delas por volta de 1980. Será que alguém tem gravadas essas vinhetas? algum profissional da emissora, o Museu da Imagem do Som de Santos, ou a própria Rádio Clube? Quem sabe...

RÁDIOS ON LINE

As emissoras da Baixada deveriam se preocupar mais com a transmissão via web de sua programação. Baixa qualidade, som mono e sem fidelidade não são atrativos para um internauta virar um ouvinte fora da região de transmissão normal da rádio.

Por outro lado, rádios em AM poderiam ter um som melhor via internet, já que internamente o som é estéreo. A Rádio Cacique é um bom exemplo, com boa qualidade de som na web. Já a Cultura AM transmite em apenas um canal.
Em geral,  há boas rádios on line, com som estéreo e de boa qualidade. Estranha-se o fato da Classic Hits não ter a opção de rádio ao vivo, apesar do site estar atualizado. E a Primeira FM ainda não tem site e tão pouco transmite via web.

Aqui, o link dos sites das emissoras para você mesmo comparar e ter sua opinião (procure nos sites a opção ao vivo):
(somente emissoras que são geradas na Baixada e que transmitem via internet)

Cultura AM
Cultura FM
TriFM
Saudade FM
Guarujá AM
Guarujá FM
Litoral FM
98 A Rádio Rock
Rádio Cacique
Jovem Pan 2 Santos
Santa Cecília FM
Rádio Boa Nova FM


Então resta agora clicar nos links acima e curtir um pouco de nossas rádios "nativas". Um abraço a todos e até a próxima!

Sugestões, comentários e sugestões podem ser feitas no formulário abaixo ou via e-mail muitobem.tv@gmail.com


sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Versos autografados da escritora Maria Helena Mariani Vecchi

Hoje conheci a escritora Maria Helena Mariani Vecchi, muito bem humorada, feliz e espirituosa, recebi versos autografados da escritora.


A escritora Maria Helena Mariani Vecchi, em Santos/SP

Versos especialmente escritos para o blog Muito Bem! com direito a autógrafo

Onde mora a fé?
pergunta-me a esperança.
Não soube responder.
Se ela própria a perdeu,
como poderia eu?

-.-

Não sei se te amo ao certo.
Só sei que tu me arrastas.
Não te desejo se te sinto perto.
Não desejo outra coisa se tu te afastas.

-.-

A escritora é autora dos livros "Dos Infinitivos ao Infinito", "O Fantástico Universo do Ser", "Cada um 'Come' Conforme a Fome", "João da Silva Cidadão Brasileiro", "70 anos Vivos e Presentes" (neste último cnta suas experiências de vida).  

Maria Helena Mariani Vecchi também escreveu três livros infanto-juvenis "Uma Sábia Lição", "Manuela, a Boneca Tagarela" e "Vamos Borboletear?".

Em breve a autora lançará seu nono livro.