quarta-feira, 22 de outubro de 2008

VLT Baixada Santista

Foto: Marie de Paris - Site: Paris TramwayRecentemente o Governo do Estado de São Paulo anunciou a implantação do VLT - Veículo Leve sobre Trilhos da Baixada Santista, cujo significado é uma espécie de "bonde moderno", sendo que o termo "Leve" diz respeito ao volume de passageiros (menor que o dos trens e metrôs). O VLT fará parte do SIM - Sistema Integrado Metropolitano, que irá contar também ônibus articulados Estes modelos de "bondes modernos" já circulam em diversas cidades do Mundo, como em Paris (foto).
Geralmente o VLT, chamado no exterior de Tramway (o mesmo termo usado para Bonde) percorre a maior parte de seu trajeto via segregada - ou seja, via exclusiva para a circulação separada do fluxo de automóveis e ônibus comuns. Mas o VLT em áreas urbanas também circula nas ruas junto ao trânsito normal, devidamente sinalizado.
Na Baixada Santista, o VLT seguirá em via exclusiva, no local onde hoje há os trilhos da antiga Estrada de Ferro Sorocabana, porém, assim como os trens, o VLT vai cruzar ruas e avenidas de Santos e São Vicente, obedecendo à sinalização de semáforos.
O trajeto básico em Santos será ao lado da avenida General Francisco Glicério e depois em trecho ao lado da Avenida Afonso Pena (entre a avenida Conselheiro Nébias e Rua Campos Mello. A partir daí seguirá em direção ao Macuco, inclusive cruzando mais adiante a avenida Conselheiro Rodrigues Alves até chegar ao Porto de Santos. Em diversos trechos haverá pontos de parada havendo também Estações Terminais.
Arte sobre mapa publicado em A Tribuna de Santos No mapa ao lado vemos o trajeto do VLT, com suas paradas e estações terminais (em vermelho). Já os demais percursos, serão feitos por ônibus especiais, que poderão ser articulados (duplos) que levam maior número de passageiros. No projeto há também a previsão do túnel sob o estuário de Santos, na área do atual Ferry Boat da Ponta da Praia, por onde também poderão circular estes ônibus. No futuro, o trajeto do VLT deverá ser ampliado, em direção ao litoral sul paulista.
Atualmente diversas audiências públicas estão discutindo o projeto bem como palestras para esclarecer a população sobre a vantagem do novo sistema. O VLT, movido à eletricidade, é não poluente e dá o conforto semelhante ao Metrô.



Segue o texto da EMTU:

A EMTU/SP participou durante o ano de 2007 dos estudos desenvolvidos em conjunto com a Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos para o projeto básico do Sistema Integrado Metropolitano da Baixada Santista, um sistema articulado, de média capacidade, sobre trilhos (14 km), com a adoção da tecnologia VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), e sobre pneus com a operação de ônibus de maior capacidade (21,5 km). O SIM será um sistema estruturador e articulador do transporte coletivo na Região Metropolitana da Baixada Santista, concebido para a utilização de veículos com tecnologia diferenciada e moderna, operando em vias exclusivas ao transporte coletivo.

Aqui, por computação gráfica, o que será o VLT entre Santos e São Vicente (video do site da EMTU):

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