No mapa ao lado, de parte da cidade de Santos do final dos anos 40 do século XX, está destacado em vermelho o trajeto de uma ferrovia que cruzava a cidade - não a Estrada de Ferro Sorocabana - e sim uma pequena estrada de ferro da antiga Companhia Docas de Santos, também conhecido por "trenzinho do Jabaquara". No final do século XIX, para a construção do cais e dos armazéns do Porto de Santos, foi criada esta pequena linha ligando os morros (de onde se retiravam as rochas) até a área do porto. No site Ferrovias Brasil / A Cia Docas de Santos há o seguinte texto: Segundo os historiadores, seja para o aterro, seja para a muralha, foi utilizado o material proveniente do desmonte dos Outeirinhos e da Pedreira da Jabaquara. Paralelamente a esse desmonte do morro do Jabaquara, grandes blocos de pedra de centenas de toneladas cada eram cortados para formar uma base sólida para as instalações do cais.
O trenzinho começou a funcionar em 12 de Janeiro de 1889 e foi desativado por volta de 1961, conforme a história contada no site Novo Milênio (clique aqui). O curioso é que, hoje em dia, há diversos vestígios da linha, como os terrenos por onde passava a pequena ferrovia, e também alguns metros de trilhos de trem, que cruzam o início da Rua Manoel Tourinho, no Macuco, em área que atualmente está bastante degradada, e que no mapa acima está assinalado como "local das fotos", vistas abaixo. Porém com as obras da Avenida Perimetral, que já chegou exatamente à poucos metros deste trecho - porque não dizer - histórico de Santos, a paisagem do local deverá mudar radicalmente.
O ANTIGO PROJETO DA AVENIDA LESTE-OESTE
O ANTIGO PROJETO DA AVENIDA LESTE-OESTE
Na foto de satélite ao lado (do Google Earth) está traçado em vermelho o trajeto da estrada de ferro, que hoje não existe mais, apesar de boa parte do espaço por ela ocupado em toda esta extensão está ainda vazio, e até cogitou-se em criar uma avenida "leste-oeste", a avenida Gaffré-Guinle que aparecia em diversos mapas antigos como um projeto. Porém aos poucos estes terrenos foram sendo ocupados, como por exemplo, a futura sede da Unifesp. A seta em amarelo indica o local onde ainda hoje existem os trilhos mostrados abaixo.
Detalhe: tais trilhos da rua ainda expostos na rua Manoel Tourinho deverão em pouco tempo ser retirados, já que avançam as obras da avenida Perimetral, que vai tomando forma, na área portuária. Então, enquanto os trilhos ainda estão por lá, resolvi tirar umas fotos, como um "registro histórico":
Na foto acima vemos o início da rua Manoel Tourinho, entre as ruas Luiza Macuco e Silva Jardim. Note o muro que cerca o terreno da antiga Companhia Docas de Santos. Pelo lixo acumulado parece que o mundo esqueceu este local - e também os trilhos da antiga linha férrea que cruzam a rua.
Detalhe dos trilhos.
A pequena ferrovia tinha uma bitola de 0,80 metro e posteriormente a Cia. Docas aumentou a bitola da ferrovia, por isso há três trilhos, por onde poderiam passar dois tipos de ferrovia.
Os trilhos e o muro do terreno ocupado pela antiga linha férrea. Note o prédio da Unifesp que já surge adiante.
Os trilhos cruzando a rua Manoel Tourinho, à esquerda da foto as obras da Perimetral que devem avançar adiante e os trilhos deverão ser retirados.
Obras da Avenida Perimetral, tendo ao fundo o Moinho Paulista.
Abaixo o mapa do Panoramio.com (utilize o cursor para o zoom ou clique na imagem sem soltar o botão do mouse para mover)
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