A foto ao lado, é de Gabriel Dias, do portal Interbuss e foi publicada hoje revelando antecipadamente uma surpresa à população santista: a pintura histórica dos primeiros trólebus de Santos que agora retornam às ruas da cidade. O Serviço de Trólebus de Santos foi inaugurado em 1963, com 50 unidades vindas da fábrica FIAT / Alfa-Romeo, da Itália. Na época os veículos vieram com uma uma pintura semelhante à da foto, e em 1967, quando todas as linhas foram efetivamente implantadas na cidade, houve uma pequena mudança, principalmente na lateral do veículo, onde foi incluída mais uma faixa, maior e com alusão à aerodinâmica. Compare as fotos:
Aqui o "croquis" que consta do "Manual do Proprietário", fornecido pela fábrica para o antigo S.M.T.C. A especificação completa do trólebus italiano é Trólebus Fiat / Alfa-Romeo / Marelli / Pistoiese. Havia uma plaqueta no interior do trólebus indicando que o trólebus era fabricado pela Fiat na Itália. Foram 50 unidades importadas em Santos. Este modelo também foi utilizado em Salvador e no Rio de Janeiro, que importou 100 unidades, com pintura azul marinho e branca. Em Salvador, a pintura era igual à de Santos.
Aqui o trólebus, como veio da Itália em 1963, recém chegado à Santos, já em testes. Os 50 trólebus não entraram todos em operação, pois as linhas foram sendo inaguradas à medida que iam se instalando a rede aérea nos bairros. Até setembro de 1966 menos da frota era utilizada, pois haviam apenas 3 linhas em operação. Somente à partir de Abril de 1967, com a inauguração das linhas 4 e 44 que percorriam toda a extensão da linha da avenida Conselheiro Nébias é que a frota completa era utilizada, em esquema de rodízio. Basicamente, já no final de 1967 todas as linhas partiam do centro da cidade e seguiam para os bairros pela rua da Costituição (linhas 5 e 53), avenida Conselheiro Nébias (linhas 4, 40, 44 e 45) e rua Doutor Cochrane (linha 8).
Aqui, já em 1968 o trólebus com a nova pintura, que lembra bastante a original porém acrescida de faixas adicionais laterais. Esta pintura foi adotada por volta de 1966 em toda a frota do S.M.T.C., que incluía bondes e ônibus à diesel e os trólebus. Inclusive quando o S.M.T.C. foi extinto e foi criada a C.S.T.C. (Companhia Santista de Transportes Coletivos) em 1976 ainda haviam muitos trólebus com esta pintura. Veja também uma foto que mostra as duas pinturas em veículos diferentes, no mesmo local, clique aqui.
A nova pintura do Trólebus Mafersa 5305 foi feita com vistas à implantação do Trólebus Turístico de Santos que vai ligar a região do Gonzaga (Praça da Independência) ao Centro da Cidade, onde está o Bonde Turístico. Portanto, teremos pelo menos um trólebus circulando aos Sábados e Domingos em Santos.
Para ver a foto original (tamanho grande) com a pintura nova do trólebus Mafersa, vá até o Portal Interbuss, clique aqui.
Andei muito nestes trolebus, peguei o final de uma época...Do Boqueirão ao orquidário , linha40, 53 , dias de chuva dava choque ás vezes.O sistema era perfeito, não foi modernizado, por que , sabe - se lá...
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