sexta-feira, 31 de outubro de 2008

CQC Portugal - Repórter Inexperiente

O Programa CQC - Caia quem caia da TVI em Portugal é um programa humorístico baseado em um formato de programa bem sucedido na Argentina, Brasil, Espanha, Chile e outros países. CQC é um resumo semanal de notícias, em formato magazine. Aborda assuntos diversos que compõem a actualidade, desde política, desporto, a acontecimentos culturais e sociais. Tem como características fundamentais a ironia, o humor inteligente e, muitas vezes, sarcástico na descoberta da verdade dos factos.

O programa é animado por três apresentadores que, em estúdio, comentam as notícias mais importantes da semana, com um olhar crítico sobre as peças jornalísticas apresentadas pelos repórteres de exteriores. São eles: José Pedro Vasconcelos, Pedro Fernandes, Joana Cruz, Miguel Rocha, Filipe Cardoso e João Santos. Em http://www.tvi.iol.pt/cqc/ há possibilidade de participar do Proteste Já, e também assistir aos melhores momentos e também fotos e wallpapers.
Um dos quadros mais hilariantes é o repórter inexperiente João Santos: um entrevistado é confrontado com um repórter novato e muito mal informado...

No programa de 25/10/2008 o entrevistado foi Carlos Mendes:


quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Subindo o Morro para ver Televisão

O anúncio ao lado, publicado no jornal A Tribuna de Santos em setembro de 1951 é de uma empresa de ônibus que subia o Morro de Santa Terezinha em Santos, de hora em hora, saindo da Praça da Independência no famoso bairro santista do Gonzaga. O curioso é o aviso do anúncio: Televisão diariamente às 20 horas.

Em 1951 havia apenas a TV Tupi, na época canal 3 de São Paulo, e a emissora ainda não havia instalado uma retransmissora em Santos, ou seja, havia apenas a transmissão do alto do Sumaré, na capital paulista, então a recepção na cidade era muito precária, quase impossível. E ainda os aparelhos de TV eram muito caros. Então, pela posição e altura privilegiada do Morro Santa Terezinha, foi instalada um televisor "público", ou seja, um aparelho de televisão instalado no bar e grill que havia no alto do morro, onde poderia se assistir a programação da primeira emissora de televisão do Brasil, somando-se à paisagem do alto do morro, mais uma atração turística.

Aliás, pensando bem, assistir televisão em restaurantes e bar, ainda hoje é uma atração principalmente na transmissão de jogos de futebol.

Veja fotos antigas do Morro Santa Terezinha no site Novo Milênio, do jornalista Carlos Pimentel Mendes.

Algum tempo depois a TV Tupi instalou na cidade uma antena retransmissora no alto do Monte Serrat e os santistas puderam a assistir a programação em suas casas.

.

Hoje o Morro Santa Terezinha continua tendo uma papel importante para a televisão: no alto estão instaladas torres de televisão, como a TV Record Litoral, canal 8 (antiga TV Mar) e também outras retransmissoras como a MTV canal 56 UHF.


Exibir mapa ampliado

Bastidores do DVD de Rafinha Bastos em Santos

Em 12 de Outubro de 2008, o Rafinha Bastos do CQC veio à Santos gravar o DVD "A Arte do Insulto - Solo de Stand Up Comedy de Rafinha Bastos". Foram três sessões no Teatro Coliseu, que tiveram seus ingressos esgotados com antecedência. Neste video do site Jacaré Banguela bastidores, e entrevistas com o Rafinha:



O DVD estará à venda em breve, acompanhe pelo site do Rafinha Bastos: http://www.rafinhabastos.com.br/

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

TV Digital em Porto Alegre

À partir de 04 de Novembro de 2008 os gaúchos da região metropolitana de Porto Alegre poderão assistir aos programas da RBS TV em alta-definição (HDTV). A primeira emissora a transmitir é a RBS TV, no canal 34 UHF, que já está em funcionamento em caráter experimental. A RBS TV é afiliada à Rede Globo nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Em Porto Alegre, os telespectadores já poderão assistir ao Jornal do Almoço em sistema digital de alta definição, além dos programas da Globo produzidos neste sistema, como a novela A Favorita. Para assistir televisão com o novo sistema, em um aparelho de tv comum é necessário um conversor (set-top box), porém a qualidade de imagem HDTV só é possível em aparelhos de tv com tal possibilidade. Já há modelos de tv equipados com o conversor e capacidade de exibir a alta-definição, são os chamados Full-HD.

As transmissões atuais continuam normalmente, em VHF.

Veja a cobertura do sinal da RBS TV Digital em Porto Alegre (com antena externa em UHF):


Os canais da TV Digital em Porto Alegre serão:
ATUALIZADO EM 09/06/2010

  • 17 - REDE VIDA - em implantação
  • 19 - reservado para tv digital
  • 21 - REDE RECORD - no ar
  • 23 - reservado para tv digital
  • 26 - EMPRESA DE COMUNICAÇÃO PORTOALEGRENSE - em implantação
  • 28 - SBT PORTO ALEGRE - em implantação
  • 30 - reservado para tv digital
  • 32 - BAND RS - no ar
  • 34 - RBS TV - no ar
  • 41 - reservado para tv digital
  • 45 - reservado para tv digital
  • 47 - reservado para tv digital
  • 50 - ULBRA TV - em implantação
  • 57 - reservado para tv digital

terça-feira, 28 de outubro de 2008

CQC Portugal - Top Five - 25/10/2008

CQC Portugal - Caia quem caia, da TVI, aos Sábados.

Top Five, os 5 melhores momentos da televisão portuguesa. No programa de 25 de Outubro:



P5 - "papo-o todo" (Você na TV - TVI)
P4 - João Dória Jr, empresário brasileiro convida a todos para se darem as mãos num encontro entre empresários portugueses e brasileiros (Jornal na Noite - SIC)
P3 - Festa do Croquete (Fátima - SIC)
P2 - Oceano Atlântico entra pela boca adentro (Sentido do Gosto - RTP1)
P1 - Motorista embriagado (Jornal Nacional - TVI)

CQC - Top Five de 27/10/2008

No programa CQC - Custe o que Custar da Bandeirantes, todas as semanas há o Top Five, os 5 melhores momentos da televisão brasileira na semana.

Nesta semana:




P5 - Extreme Makeover - crise de sinceridade "Tá triste? Não, sou feia assim mesma"
P4 - Planta japonesa 'escreve blog' através de impulsos elétricos (Atualíssima, Band)
P3 - Casos de Família (SBT) - Videogame atrapalha casamento
P2 - Maisa, a pequena petiz - De Sílvio Santos para Maisa: - você é uma vaca? - vaca é sua mãe
P1 - Sobre chá e sexo.

sábado, 25 de outubro de 2008

Fotos do Sábado - Centro de Santos

Fotos no centro de Santos, num Sábado à tarde, deserto (as lojas no centro fecham às 14 horas):


Estação de Bondes do Monte Serrat - foto de Emilio Pechini
Estação do bondinho do Monte Serrat

Bondinho do Monte Serrat - foto de Emilio Pechini
O bondinho do Monte Serrat, aguardando os passageiros.

trólei cargueiro - foto de Emilio Pechini
Aqui o pequeno trólei, um carrinho que sobe o morro em um trilho ao lado do bondinho, para levar carga, como equipamentos para os moradores e também para os eventos que acontecem nos finais de semana no antigo Cassino do Monte Serrat, como casamentos e festas de quinze anos.

Fonte do Itororó - foto de Emilio Pechini
A Fonte do Itororó, junto à subida do Monte Serrat (escadaria).

Trilhos próximos ao Monte Serrat - foto de Emilio Pechini
Obra de instalação dos trilhos de bonde próximo à estação dos bondes funiculares do Monte Serrat.

Cadeia Velha - foto de Emilio Pechini
A Cadeia Velha, que hoje dá lugar a "Oficina Cultural Pagu", homenagem à Patrícia Galvão. Muito tempo antes, nos anos 1950 havia planos de se demolir esta construção histórica para ser construída a Estação Rodoviária de Santos que acabou sendo instalada ao lado, e inaugurada em 1969.

Túnel  - foto de Emilio Pechini
O Túnel Rubens Ferreira Martins, em obras.

Túnel - foto de Emilio Pechini
Pista Praia-Centro do Túnel Rubens Ferreira Martins, que passa sob o Monte Serrat.

Túnel  - foto de Emilio Pechini
Pista Centro-Praia do Túnel Rubens Ferreira Martins.

Trilhos na Rua Frei Gaspar - foto de Emilio Pechini
Obras de instalação dos trilhos da rua Frei Gaspar.

Obras de instalação de trilhos na Rua Frei Gaspar - foto de Emilio Pechini
Obras na Rua Frei Gaspar para instalação dos trilhos de bonde da nova linha turística.


Rua Amador Bueno x Frei Gaspar - foto de Emilio Pechini
Edificio na esquina das ruas Amador Bueno e Frei Gaspar.

Avenida São Francisco - instalação de trilhos - foto de Emilio Pechini
Obras de implantação dos trilhos de bonde na Avenida São Francisco.

Poupatempo de Santos - foto de Emilio Pechini
Poupatempo de Santos, na Rua João Pessoa

Os trilhos esquecidos

Detalhe do Mapa com a linha de trens - arquivoNo mapa ao lado, de parte da cidade de Santos do final dos anos 40 do século XX, está destacado em vermelho o trajeto de uma ferrovia que cruzava a cidade - não a Estrada de Ferro Sorocabana - e sim uma pequena estrada de ferro da antiga Companhia Docas de Santos, também conhecido por "trenzinho do Jabaquara". No final do século XIX, para a construção do cais e dos armazéns do Porto de Santos, foi criada esta pequena linha ligando os morros (de onde se retiravam as rochas) até a área do porto. No site Ferrovias Brasil / A Cia Docas de Santos há o seguinte texto: Segundo os historiadores, seja para o aterro, seja para a muralha, foi utilizado o material proveniente do desmonte dos Outeirinhos e da Pedreira da Jabaquara. Paralelamente a esse desmonte do morro do Jabaquara, grandes blocos de pedra de centenas de toneladas cada eram cortados para formar uma base sólida para as instalações do cais.
O trenzinho começou a funcionar em 12 de Janeiro de 1889 e foi desativado por volta de 1961, conforme a história contada no site Novo Milênio (clique aqui). O curioso é que, hoje em dia, há diversos vestígios da linha, como os terrenos por onde passava a pequena ferrovia, e também alguns metros de trilhos de trem, que cruzam o início da Rua Manoel Tourinho, no Macuco, em área que atualmente está bastante degradada, e que no mapa acima está assinalado como "local das fotos", vistas abaixo. Porém com as obras da Avenida Perimetral, que já chegou exatamente à poucos metros deste trecho - porque não dizer - histórico de Santos, a paisagem do local deverá mudar radicalmente.

O ANTIGO PROJETO DA AVENIDA LESTE-OESTE

Arte sobre mapa do Google EarthNa foto de satélite ao lado (do Google Earth) está traçado em vermelho o trajeto da estrada de ferro, que hoje não existe mais, apesar de boa parte do espaço por ela ocupado em toda esta extensão está ainda vazio, e até cogitou-se em criar uma avenida "leste-oeste", a avenida Gaffré-Guinle que aparecia em diversos mapas antigos como um projeto. Porém aos poucos estes terrenos foram sendo ocupados, como por exemplo, a futura sede da Unifesp. A seta em amarelo indica o local onde ainda hoje existem os trilhos mostrados abaixo.

Detalhe: tais trilhos da rua ainda expostos na rua Manoel Tourinho deverão em pouco tempo ser retirados, já que avançam as obras da avenida Perimetral, que vai tomando forma, na área portuária. Então, enquanto os trilhos ainda estão por lá, resolvi tirar umas fotos, como um "registro histórico":


Rua Manoel Tourinho - foto de Emilio Pechini
Na foto acima vemos o início da rua Manoel Tourinho, entre as ruas Luiza Macuco e Silva Jardim. Note o muro que cerca o terreno da antiga Companhia Docas de Santos. Pelo lixo acumulado parece que o mundo esqueceu este local - e também os trilhos da antiga linha férrea que cruzam a rua.


Obras da avenida Perimetral - foto de Emilio Pechini
Obras da avenida Perimetral por enquanto acabaram aqui, à poucos metros dos trilhos (que nesta foto não aparecem, estão à direita do muro adiante).

Trilhos da antiga ferrovia da Cia Docas de Santos - foto de Emilio Pechini
Detalhe dos trilhos.

Ferrovia na rua Manoel Tourinho - foto de Emilio Pechini
A pequena ferrovia tinha uma bitola de 0,80 metro e posteriormente a Cia. Docas aumentou a bitola da ferrovia, por isso há três trilhos, por onde poderiam passar dois tipos de ferrovia.

Trilhos na rua Manoel Tourinho - foto de Emilio Pechini
Os trilhos e o muro do terreno ocupado pela antiga linha férrea. Note o prédio da Unifesp que já surge adiante.

Trilhos cruzando a rua Manoel Tourinho - foto de Emilio Pechini
Os trilhos cruzando a rua Manoel Tourinho, à esquerda da foto as obras da Perimetral que devem avançar adiante e os trilhos deverão ser retirados.

Avenida Perimetral - foto de Emilio Pechini
Obras da Avenida Perimetral, tendo ao fundo o Moinho Paulista.

Abaixo o mapa do Panoramio.com (utilize o cursor para o zoom ou clique na imagem sem soltar o botão do mouse para mover)

CQC em Portugal: Caia quem Caia

"Vistam o fato e ponham os óculos escuros porque... os atrevidos, temíveis, corajosos e polémicos homens de negro estão a chegar...!"

Chega a Portugal um dos maiores sucessos da televisão brasileira em 2008: CQC. No Brasil, a sigla foi traduzida como "Custe o que Custar". No original argentino, CQC quer dizer "Caiga quien Caiga", sigla também seguida no Chile e na Espanha. E em Portugal, CQC será "Caia quem Caia". O programa produzido em Portugal será transmitido pela TVI. O programa é um formato original da produtora argentina Eyeworks Cuatro Cabezas. Diferentemente da versão brasileira, há uma mulher entre os apresentadores do programa: Joana Cruz. Também apresentam o CQC Portugal José Pedro Vasconcelos e Pedro Fernandes. A versão portuguesa terá também efeitos especiais (palco rotativo, equipamento em digital de alta definição).

Leia a matéria da TVI sobre o programa:

Como o próprio nome sugere, a proposta é apresentar semanalmente as armadilhas e o seu resultado numa aproximação irónica e divertida sobre os que são protagonistas de uma notícia, quer sejam do mundo do espectáculo, do desporto e até do mundo da política "Os repórteres de negro", são conhecidos por colocarem questões politicamente muito incorrectas a conhecidos e não só, e que normalmente originam um grande nível de desconforto a quem está a ser entrevistado... adicionando-se o facto de todas as situações serem sublinhadas pelo lado ridículo das reacções dos entrevistados...

Mas esta visão divertida sobre o mundo também implica responsabilidade, e assim no "CQC", todas as semanas abrimos a porta da denúncia responsável através do "Proteste Já!" onde você poderá ver e reflectir sobre o que de menos bom e verdadeiramente triste se passa na nossa sociedade, sendo que a missão dos homens do "CQC" vai ser procurar uma resposta para o problema apresentado... e garantir o comprometimento de quem pode assegurar uma solução...

(Fonte: TVI)



sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Bondes de Milão, Itália

Foto arquivoRecebi de Rosana Cumpri, via contato no Twitter, fotos excelentes mostrando os bondes em Milão, na Itália. Além dos bondes em si, também pode-se observar um pouco do movimentado comércio da cidade.
Os bondes, que lá são operados pela ATM (Azienda Transporti Milanesi S.p.A.) empresa pública que cuida dos transportes coletivos na cidade, incluindo também ônibus, trólebus, metrô (metrotranvia) e também o Eurotram, que aqui no Brasil chamamos de VLT. Também há o Radiobus,,uma alusão ao rádio-taxi, só que operado por microônibus que circulam na madrugada,e que funciona como uma lotação.
Em Milão está presente a maior frota de bondes da Europa: são 519 unidades, a maioria construída entre 1928 e 1935. Os bondes circulam nas ruas junto ao trânsito e também em vias exclusivas.

Veja as fotos (clique para ampliar - abre em outra janela/guia):

Milão - Itália - Foto: Rosana Cumpri
Aqui o bonde em meio ao trânsito. Repare no piso utilizado nesta rua, e os trilhos encaixados e que aparentemente não causam danos aos veículos.

Milão - Itália - Foto: Rosana Cumpri
Um bonde duplo (articulado). Note os vários tipos de piso no calçamento das ruas, o asfalto e as pedras.

Milão - Itália - Foto: Rosana Cumpri
Note o calçamento.

Milão - Itália - Foto: Rosana Cumpri
Um dos bondes mais antigos a circular na cidade.

Milão - Itália - Foto: Rosana Cumpri
Outro exemplar mais antigo.


Milão - Itália - Foto: Rosana Cumpri
Os bondes fazem parte do dia-a-dia da cidade.

Milão - Itália - Foto: Rosana Cumpri
Aqui um modelo mais moderno. Note a publicidade.

Milão - Itália - Foto: Rosana Cumpri
Milão conta também com ônibus e trólebus, além dos bondes (tram ou tranvia) e VLTs (Eurotram)

Milão - Itália - Foto: Rosana Cumpri
Como é comum, os bondes trafegam no centro das avenidas.

Milão - Itália - Foto: Rosana Cumpri
Arquitetura preservada e o bonde também.

Obrigado, Rosana, pelas fotos.


Milão está situada no norte da Itália, região da Lombardia. A cidade possui 1 milhão e trezentos mil habitantes e a sua região metropolitana, 3,7 milhões, a segunda maior da Itália (a primeira é Roma).
Informações para os estrangeiros em Milão, clique aqui.


quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Memória: Rádio Cultura São Vicente em 1949

A TRIBUNA de Santos
Outubro de 1949: era época de Jogos Abertos do Interior, competição esportiva que reúne atletas amadores do interior do estado de São Paulo. E as emissoras de rádio da região enviaram seus locutores e técnicos, como a PRB-4, Rádio Clube de Santos e a Rádio Cultura de São Vicente, ZYH-3 cuja equipe posa para a foto acima, do jornal A Tribuna. Na legenda da foto, encontra-se o seguinte texto:

A RÁDIO CULTURA SÃO VICENTE NOS JOGOS ABERTOS - Foi dos mais perfeitos o serviço apresentado pela Rádio Cultura São Vicente - Z.Y.H.3 - nos Jogos Abertos do Interior. Enviando para aquela cidade uma equipe de locutores e técnicos, a emissora de Paulo Mansur desenvolveu grande atividade, graças aos esforços de seus representantes. No clichê acima, vemos os rapazes da Rádio Cultura em plena ação. Jaime Peres, Cesar Cozzi, Mário Barbosa, Renato Guimarães, tendo como técnicos Hélio de Lima e Sidney Lira, apresentaram excelente serviço de reportagem, formada com o Rádio Clube de Guaratinguetá e Rádio Clube de São José dos Campos, comandadas pela Cultura São Vicente, aliada à A TRIBUNA, cujo enviado especial se vê à direita.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

TV Digital chega a Curitiba

Estréia hoje (22/10/2008) a TV Digital na capital paranaense. A novela "A Favorita" será a primeira transmissão em alta-definição (HDTV) em Curitiba assim como já acontece atualmente nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Goiânia. O canal consignado para a RPC-TV Digital (afiliada à Rede Globo) será o 41 UHF. Às 19 horas, durante o telejornal Paraná-TV 2a. edição, a população curitibana será oficialmente apresentada ao novo sistema. Para quem tem um aparelho de televisão comum, será necessário o decodificador (set-top box). Já para quem tem um televisor chamado Full HD, (que já vem com o conversor embutido no sistema) basta fazer a busca e sintonizar o canal.
Leia mais sobre a estréia da TV Digital em Curitiba no site do jornal Gazeta do Povo - clique aqui. Veja o mapa de cobertura da RPC-TV Digital:


Em Curitiba, são estes os canais destinados à televisão digital, emissoras e retransmissoras (numeração dos canais em UHF):
ATUALIZADO EM 09/06/2010

  • 17 - FUNDAÇÃO CHAMPAGNAT - em instalação
  • 18 - reservado para tv digital
  • 22 - RADIO E TELEVISÃO ROTIONER - em instalação
  • 25 - REDE VIDA (Retransmissora) - NO AR
  • 28 - reservado para tv digital
  • 30 - reservado para tv digital
  • 33 - reservado para tv digital
  • 34 - RIC TV (Rede Record) - NO AR
  • 36 - TV EDUCATIVA - em instalação
  • 38 - BAND CURITIBA - NO AR
  • 39 - TV IGUAÇU - em instalação
  • 41 - RPC-TV (Rede Globo) - NO AR
  • 43 - CNT - em instalação
  • 47 - reservado para tv digital

VLT Baixada Santista

Foto: Marie de Paris - Site: Paris TramwayRecentemente o Governo do Estado de São Paulo anunciou a implantação do VLT - Veículo Leve sobre Trilhos da Baixada Santista, cujo significado é uma espécie de "bonde moderno", sendo que o termo "Leve" diz respeito ao volume de passageiros (menor que o dos trens e metrôs). O VLT fará parte do SIM - Sistema Integrado Metropolitano, que irá contar também ônibus articulados Estes modelos de "bondes modernos" já circulam em diversas cidades do Mundo, como em Paris (foto).
Geralmente o VLT, chamado no exterior de Tramway (o mesmo termo usado para Bonde) percorre a maior parte de seu trajeto via segregada - ou seja, via exclusiva para a circulação separada do fluxo de automóveis e ônibus comuns. Mas o VLT em áreas urbanas também circula nas ruas junto ao trânsito normal, devidamente sinalizado.
Na Baixada Santista, o VLT seguirá em via exclusiva, no local onde hoje há os trilhos da antiga Estrada de Ferro Sorocabana, porém, assim como os trens, o VLT vai cruzar ruas e avenidas de Santos e São Vicente, obedecendo à sinalização de semáforos.
O trajeto básico em Santos será ao lado da avenida General Francisco Glicério e depois em trecho ao lado da Avenida Afonso Pena (entre a avenida Conselheiro Nébias e Rua Campos Mello. A partir daí seguirá em direção ao Macuco, inclusive cruzando mais adiante a avenida Conselheiro Rodrigues Alves até chegar ao Porto de Santos. Em diversos trechos haverá pontos de parada havendo também Estações Terminais.
Arte sobre mapa publicado em A Tribuna de Santos No mapa ao lado vemos o trajeto do VLT, com suas paradas e estações terminais (em vermelho). Já os demais percursos, serão feitos por ônibus especiais, que poderão ser articulados (duplos) que levam maior número de passageiros. No projeto há também a previsão do túnel sob o estuário de Santos, na área do atual Ferry Boat da Ponta da Praia, por onde também poderão circular estes ônibus. No futuro, o trajeto do VLT deverá ser ampliado, em direção ao litoral sul paulista.
Atualmente diversas audiências públicas estão discutindo o projeto bem como palestras para esclarecer a população sobre a vantagem do novo sistema. O VLT, movido à eletricidade, é não poluente e dá o conforto semelhante ao Metrô.



Segue o texto da EMTU:

A EMTU/SP participou durante o ano de 2007 dos estudos desenvolvidos em conjunto com a Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos para o projeto básico do Sistema Integrado Metropolitano da Baixada Santista, um sistema articulado, de média capacidade, sobre trilhos (14 km), com a adoção da tecnologia VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), e sobre pneus com a operação de ônibus de maior capacidade (21,5 km). O SIM será um sistema estruturador e articulador do transporte coletivo na Região Metropolitana da Baixada Santista, concebido para a utilização de veículos com tecnologia diferenciada e moderna, operando em vias exclusivas ao transporte coletivo.

Aqui, por computação gráfica, o que será o VLT entre Santos e São Vicente (video do site da EMTU):

Rafinha Bastos e o Casamento

Rafinha Bastos, um dos homens de preto da bancada do programa CQC da Band, que recentemente (12/10/2008) esteve em Santos, no Teatro Coliseu para gravação do DVD "A Arte do Insulto' (cujos ingressos se esgotaram rapidamente tendo que ser realizada uma sessão extra), é também um dos campeões de acesso no Youtube.
Aqui ele fala sobre o Casamento.



Veja mais no site: http://www.rafinhabastos.com.br/

terça-feira, 21 de outubro de 2008

CQC - Top Five de 20/10/2008

No programa CQC - Custe o que Custar de 20 de outubro, foram os 5 melhores momentos da televisão brasileira na semana:



Bônus Track: Maisa a pequena petiz do SBT fala sobre o CQC

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Cia City: Bonds Luz Força

Em pesquisas realizadas no acervo da Fundação Arquivo e Memória de Santos, encontramos diversas fotos antigas e também documentação com mapas, detalhes na época da transição da City ("The City of Santos Improvements Company" ou a sigla C.S.I.C.), empresa estrangeira (inicialmente inglesa e depois canadense) que cuidava dos serviços de eletricidade, águas e esgotos, bondes (chamados de 'bonds') e gás. A City tinha várias sedes, de acordo com o serviço e no caso onde ficavam os bondes eram um dos conjuntos de prédios localizados na Vila Mathias. Em outras partes da sede, na mesma avenida havia também geração de energia elétrica. Já em outras partes da cidade, estavam as sedes dos demais serviços prestados pela City.
Com relação à pesquisa efetuada, há um conjunto de livros em três volumes denominado "Relatório - Serviço de Bondes" datados de 1951. Dentre estas fotos e mapas, que posteriormente vão estar aqui no blog Muito Bem, aqui está uma foto que mostra um dia corriqueiro nas imediações da empresa, na Rangel Pestana, bem em frente à avenida Ana Costa (clique para ampliar):

Cia City of Santos Improvements Company - C.S.I.C. - em 1951 - Reprodução feita por Emilio Pechini sobre foto constante em Acervo Histórico
Como esta foto está afixada dentro do livro da relação do patrimônio da Cia. City, de 1951, onde são declarados todos os bens da empresa, presume-se que a foto seja daquela época. Note, o guarda de trânsito, e também a grande quantidade de fios elétricos utilizados pelos bondes, já que ali era a garagem, e por ali passavam diversas linhas que circulavam pela avenidas Rangel Pestana, Ana Costa e Pinheiro Machado.

Letreiro da Cia. City Bonds Luz ForçaRepare no detalhe ao lado, da imagem acima, um 'zoom' do prédio onde há um letreiro que serviu de título para esta postagem: Cia City Bonds Luz Força. Este prédio depois veio a ser ocupado pelo S.M.T.C., C.S.T.C. e atualmente, C.E.T. Vale lembrar que os veículos que hoje conhecemos como "Bonde" eram chamados originalmente (no século XIX) de Carris de Ferro (ou Ferro-carril) inclusive ainda hoje a empresa de transportes coletivos de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, conserva o nome de Carris Porto-alegrense. Já a palavra bonde vem de bonds (bônus, ação) e entre algumas explicações sobre a origem, está a de que a passagem de bonde, ainda na época dos bondes puxado a burros, custava 200 réis e não existiam moedas ou cédulas deste valor em circulação. Então, a empresa teve a idéia de emitir pequenos cupons (bilhetes), em cartelas com cinco unidades, ao preço de um mil réis, cuja cédula circulava em grande quantidade e vinha impressa a palavra "Bond", daí o neologismo "bonde". Há também a explicação de que a palavra "Bond" do bilhete se referia à Bond & Share, empresa inglesa que explorava o serviço de transportes em diversas cidades. Veja mais em aqui e aqui (Novo Milênio).

Aqui, uma montagem com três épocas distintas do mesmo local, a Cia City em meados dos anos 1920, a foto do meio, a época da transição Cia City - S.M.T.C. e nos dias atuais (clique para ampliar):
Montagem sobre fotos: 1920 - Painel na portaria da Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos; 1951 - Foto constante no Relatório de Serviço de Bondes de 1951; Foto de Emilio Pechini em junho de 2007
Note na foto central, esta construção, de formato circular, permaneceu durante décadas neste local, e foi demolida há poucos anos.




Clique aqui para visitar a Comunidade Amigos dos Trólebus e Bondes no Orkut (necessário ter login no OrkutParticipe da Comunidade no Orkut "Amigos dos Trólebus e Bondes". Clique na figura ao lado (necessário ter conta e login no Orkut)

terça-feira, 14 de outubro de 2008

CQC - Top Five de 13/10/2008

No programa CQC - Custe o que Custar há o Top Five, os 5 melhores momentos da televisão brasileira.



sábado, 11 de outubro de 2008

Humor do Viva o Gordo

Viva o Gordo era um programa da Rede Globo de Televisão, com personagens criados por Jô Soares. O programa foi ao ar entre 1981 e 1987, e era exibido às Segundas-feiras, após a novela das 8.

Veja alguns quadros que também lançaram bordões que até hoje ainda são ditos por ai...

Aproveita que eu tô calmo


Ih, vai sobrar pra mim


Casa separa, casa separa... Batista, cala a boca! Irmão Carmelo:


Jornal do Gordo


O Capitão Gay e Carlos Suely


O Fiscal do Sarney - neste caso A "Fiscala"


Bô Francineide " e pensar que eu saí de dentro dela " (juntamente com Henriquieta Brieba)


"Eu não sou palhaço, mas estão me fazendo de palhaço"


O menininho


Rochinha

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Poupatempo Santos

Placa Poupatempo Santos
Hoje foi inaugurado o primeiro "Poupatempo" da Baixada Santista, um posto concentrado que realiza e agiliza diversos serviços em um só lugar. O Poupatempo fica na rua João Pessoa, 244 no Centro de Santos e ocupa as instalações de um antigo armazém, que inclusive vai até a rua Amador Bueno.

No Poupatempo o cidadão conseguirá resolver pendências fiscais com a Prefeitura de Santos e com o Governo do Estado de São Paulo em um só lugar. Além disso, também haverá diversos serviços prestados pelo governo paulista, como:
- emissão de documentos
- atestado de antecendentes criminais
- licenciamento de veículos
- renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação, a carteira de motorista)

Poupatempo Santos - foto de Emilio Pechini


A idéia é também no local futuramente funcionar lanchonetes, caixas eletrônicos bancários, postos da CDHU (habitação), Sabesp (a concessionária de águas e esgotos do estado de São Paulo) e o Acessa São Paulo, que é um programa que abre e mantém espaços públicos com computadores para acesso gratuito e livre à internet.

Serviço:
Poupatempo Santos
Rua João Pessoa, 244
Centro - Santos - SP
(Entre as ruas da Constituição e Brás Cubas)




Conheça o site do Poupatempo: http://www.poupatempo.sp.gov.br/home/

DICAS DE QUEM JÁ USOU ESSE SERVIÇO:

- Tenha mais informações pelo telefone 0800 772 3633 inclusive agendamentos. Em alguns casos e algumas cidades é obrigatório agendar o serviço com antecedência. Ligue para agendar com uma semana antes do dia que se deseja ser atendido.


- Lembre-se que você também vai ter que pagar a(s) taxa(s) no posto bancário dentro do Poupatempo antes do atendimento nos guichês. Ou seja, além da espera do atendimento também há a demora na fila bancária.Por isso, chegue antes do horário marcado (20 a 30 minutos antes) para enfrentar a fila bancária.


- As taxas tem que ser pagas em dinheiro.  Somente para clientes do Banco do Brasil é que poderá ser feito débito em conta. Previna-se.


- Caso necessite, há um setor para tirar fotos para os documentos. O preço das fotos é geralmente o de mercado e, em alguns casos, até mais em conta. Lembre-se que as fotos serão escaneadas, portanto, a qualidade do original não será mantida no documento. Portanto, a foto no próprio Poupatempo pode valer a pena, mas chegue com antecedência para não perder o horário agendado. Geralmente há filas nesse serviço.


- O R.G. não fica pronto na hora, geralmente leva 4 dias úteis. Então, prepare-se para esses prazos: o de agendamento (uma semana) e o da entrega do documento (4 dias úteis). Qualquer pessoa com o protocolo pode retirar o documento por você.

- Leve as cópias xerox solicitadas e também os originais. Estes, obviamente, serão conferidos pelo atendente e devolvidos em seguida. Não deixe para tirar as cópias no Poupatempo. Faça isso com antecedência.


Obs.: este blog não tem ligação com o serviço Poupatempo.